• Negócios
    Somos tecnologia

    Conheça nossas soluções para  o seu negócio e tenha uma rotina operacional simples e segura nos segmentos financeiro, de meios de pagamento e na indústria de fundos de investimentos.

    NEGÓCIOS

    Open Finance

    Acelere sua jornada com as plataformas Data Push e Data Pull.

    HUB Fundos

    Resolva de maneira simples a integralização e portabilidade de cotas.

    HUB Pagamentos

    Atenda as regras do setor de meios de pagamentos de forma facilitada.

    Swift
    Conecte-se à rede Swift em estrutura compartilhada
  • Segurança
    Somos segurança
    A segurança é um item essencial para as operações no mercado financeiro. E nós sabemos disso como ninguém. Conheça nossas soluções para manter suas operações protegidas.

    SEGURANÇA

    Conheça as soluções
    Trabalhe com garantia de segurança cibernética para seu negócio.
  • TI
    Somos infraestrutura
    Soluções em TI que oferecem estruturas modernas de cloud, data center e contingência, garantindo a segurança e funcionalidade do seu negócio.

    DATA CENTER

    Cloud Services
    Migre para a nuvem do mercado financeiro.
    Colocation/Hosting
    Mantenha o foco no seu core business e deixe seu ambiente de TI conosco.

    CONTINGÊNCIA

    Contingência
    Opere sempre com garantia e segurança.
  • Telecomunicações
    Somos conexão
    Conectamos as instituições do mercado financeiro na nossa rede. Conheça nossas soluções de conectividade e voz para suas operações.

    CONECTIVIDADE

    Financial Net
    Acesse a nuvem privada do setor financeiro.
    Cloud Link
    Conecte-se de forma segura às nuvens públicas.
    SD-WAN
    Turbine sua conectividade melhorando o gerenciamento de rede.
    Vendors
    Conecte-se de forma dedicada a buy-sides e sell-sides.
    Corporate Net
    Integre sua matriz a filiais e parceiros.

    VOZ

    Trade Solution
    Opere em uma mesa de operações integrada e simplificada.
    Hotline
    Negocie com instituições financeiras de todo o mundo via voz com segurança.
    Telefonia IP
    Tenha telefonia IP em nuvem de última geração e com recursos avançados.
  • PT
  • EN
  • A RTM
    Somos a RTM
    Somos especialistas. Focados. Entendemos profundamente o setor financeiro e o negócio dos nossos clientes. Somos o Hub integrador do mercado.

    INSTITUCIONAL

    A RTM
    Integramos o mercado financeiro brasileiro. Nossas soluções e ferramentas potencializam os resultados dos nossos clientes.
    Trabalhe conosco​
    Estamos sempre em busca de novos talentos. Confira nossas vagas disponíveis.
    Fale conosco
    Entre em contato conosco preenchendo o formulário que teremos prazer em atendê-lo(a).

    INICIATIVAS ASG

    Governança
    Confira nosso organograma, certificações, políticas corporativas e sistema de governança.

    Socioambiental

    Acreditamos que é possível construir um mundo melhor. Queremos contribuir para isso.

    Conheça nossas ações ambientais e sociais.

    REDES SOCIAIS

  • Conteúdo
    Somos especialistas
    O conhecimento é um valor chave para nós, e torna-se ainda mais valioso quando compartilhado. Acesse nossos conteúdos e fique por dentro das principais tendências tecnológicas do mercado financeiro.

    CONTEÚDO

    Blog
    Os melhores conteúdos sobre tecnologia para o mercado financeiro estão aqui.
    Lives e Podcasts
    Confira nossas últimas lives e as edições do ConectaCast.
    Eventos
    Fique por dentro dos principais eventos que promovemos e participamos.
    Downloads gratuitos
    Baixe nossos e-books e saiba mais sobre a inovação e tecnologia por trás do mercado financeiro.
    Notícias
    Mantenha-se informado e atualizado sobre nossas iniciativas.
  • Inovação
  • Canal do Cliente
  • Home
  • Conteúdo
  • Blog

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
07 out 2021
Como garantir integridade de transações em meios de pagamentos?
Pagamentos
PorRTM
integridade-nos-mercados-de-meios-de-pagamento

Quando o assunto é compensação e liquidação de ordens eletrônicas de débito e crédito, é preciso levar em conta um fator central em termos de compliance para a integridade dos meios de pagamentos: o envio de informações das instituições para a CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos). 

Se a formalização da participação no Sistema de Liquidação de Cartões (SLC) de credenciadores, subadquirentes e marketplaces para realizar as suas transações financeiras por meio da CIP é relativamente simples, desenvolver a infraestrutura para a conectividade necessária para a comunicação com o Siloc — sistema da CIP — dentro de casa não é. 

O motivo é a complexidade da comunicação, que envolve links dedicados, IBM connect direct, certificado digital e um sistema de mensageria que traduza os arquivos para o padrão CIP e os transmita com segurança, o que requer o layout de mensagens ASLC criptografadas, por exemplo.

É para facilitar a integridade e conformidade de meios de pagamentos a essa demanda regulatória que as instituições buscam ferramentas de fornecedores externos, que reúnam o conhecimento da regulamentação, tenham soluções prontas para uso e, acima de tudo, suporte e vários cases de adequação na bagagem, a fim de evitar qualquer problema na adequação. 

Se a sua instituição está buscando agora um produto para adequar a comunicação de meios de pagamento com a CIP, neste post você vai conhecer a solução da RTM, que torna esse fluxo de informações ainda mais eficiente.

Como funcionam as regras da CIP e de que forma elas afetam o fluxo dos meios de pagamentos

Com a criação do SLC (Sistema de Liquidação Centralizada), que estabeleceu a centralização da compensação e liquidação das ordens eletrônicas de débito e crédito em grade única, a CIP se tornou o único prestador desse serviço.

Com isso, desde novembro de 2017, é o sistema da câmara que recebe todas as informações enviadas pelas bandeiras de cartão e pelos adquirentes. O papel dela é recolher e consolidar essas informações para, em seguida, liberar a liquidação para as instituições de domicílio.

Atendendo à Circular nº 3.765 de 2015 do Banco Central, os bancos e demais instituições de meios de pagamento passaram a enviar para a Câmara de Pagamentos as informações para liberação de pagamentos nas transações referentes a compras com cartão de débito e crédito, observando normas como a gestão centralizada de riscos de falha e a garantia de liquidação tempestiva das transações na mesma data.

Mas as instituições que estão fazendo a adequação sentem as dificuldades de fazer essa comunicação. A boa notícia é que, para além de optar por criar internamente, há algumas maneiras de fazer essa adequação com praticidade e, ainda assim, garantir a segurança de toda a comunicação das instituições com a CIP. Uma delas é o RTM Hub, solução desenvolvida pela RTM que você vai conhecer na seção abaixo.

RTM Hub: flexibilidade, segurança e suporte técnico no envio de dados para a CIP e outros meios de pagamento

O rtm hub é uma solução voltada para recepção, transformação e envio de arquivos com ordens de compensação e liquidação das operações de cartão de débito, crédito e antecipação de recebíveis que permite acompanhar o processamento e o retorno das informações que serão enviadas para a CIP.  

Assim, ele atende tanto a circular nº 3.952/19, enviando as agendas de recebíveis e recebendo de travas das registradoras com criptografia, quanto a circular nº 3.765/15, comunicando as ordens de pagamento.

Seus principais diferenciais são a flexibilidade para contratação do serviço, a conversão de diferentes tipos de arquivos para o layout exigido pela CIP, a segurança no envio de dados e o suporte técnico especializado no setor financeiro. Veja com mais detalhes:

Flexibilidade do modelo SaaS

A ativação do rtm hub é ágil porque ele é integrado por meio de API ao sistema da instituição participante, que requisita a transformação e envio das ordens de compensação e liquidação para a CIP no layout padrão, com a criptografia necessária, dentro dos horários das grades. 

No dashboard do sistema, a instituição acompanha o processamento em tempo real. No caso de quaisquer divergências, a RTM comunica por meio de SMS, e-mail ou telefone. 

Isso significa que o RTM Hub é todo gerido pela equipe da RTM, responsável pelo desenvolvimento e sustentação da infraestrutura tecnológica para o sistema rodar. Já a instituição, após a integração, paga pelo uso, isto é, com base na quantidade de transações que são enviadas para a CIP. 

Com a plataforma, a instituição participante de meios de pagamento alcança o compliance com o Bacen de maneira simples: sem investimento em servidores e data centers, sem ter de gerenciar uma grande equipe focada neste projeto dentro de casa e sem as preocupações com compliance, transformando CAPEX em OPEX e facilitando a escalabilidade da solução. 

Conversão de diferentes tipos de arquivos

Além de acesso à infraestrutura específica exigida para a comunicação com a CIP, o RTM Hub tem a vantagem de converter diferentes tipos de arquivos para o layout exigido pela CIP. Isso dá rapidez à oferta da infraestrutura após a contratação.

Segurança de ponta a ponta

Como é o RTM Hub que gerencia a plataforma de recebimento e troca de arquivos eletrônicos, a segurança no envio de dados e informações para a Câmara de Pagamentos fica por nossa conta. 

Para isso, seguimos as normas do Bacen, com canal de comunicação seguro por meio de conexão criptografada (SFTP) para o envio de arquivos para a CIP, estrutura de firewalls e regras de segurança para dar ainda mais robustez ao isolamento do sistema.

Além disso, no que diz respeito à resiliência da infraestrutura, o rtm hub conta com uma rede de servidores virtuais com alta disponibilidade, redundância de equipamentos e data centers distintos, fornecendo conectividade privada e protegida.

Suporte técnico especializado

Com expertise no atendimento ao mercado financeiro, a RTM construiu uma equipe de técnicos qualificados para efetuar o monitoramento e o gerenciamento de um sistema altamente crítico para as instituições. 

Por isso, a RTM não vai deixar os desenvolvedores da instituição na mão, seja na hora de fazer a integração da API, seja na homologação, seja no caso de alguma falha. 

Principais funcionalidades do RTM Hub

Confira abaixo as principais funcionalidades da ferramenta para a sua empresa e como ela pode solucionar demandas no envio de informações para a CIP:

  • Dashboard Executivo: possibilidade de realizar o monitoramento das operações realizadas, que estão prestes a serem feitas e que possuem divergências por meio de um dashboard intuitivo. 
  • Flexibilidade: conversão e gerenciamento dos arquivos em ordens de liquidação de operações para o layout padronizado pela CIP por meio de uma plataforma inteligente.
  • Conferência: capacidade para identificar qualquer tipo de retornos de inconsistências no envio de informações por meio de uma solução robusta.
  • Visibilidade: visualização de todos os status das grades e estatísticas por IAP, bandeira, débito, crédito e estabelecimentos no dashboard executivo.
  • Praticidade: gerenciamento das melhores grades de horários de envio e recebimento dos arquivos para a CIP de acordo com as rotinas da sua empresa.

Entenda como a antecipação de recebíveis funciona e de que forma o RTM Hub pode ajudar sua instituição a se adaptar.

Case de sucesso RTM Hub

A VerdeCard, credenciadora e administradora de cartão de crédito, tinha como seu principal desafio, a fim de garantir a integridade em meios de pagamentos, ganhar agilidade na troca de arquivos com a CIP, pois não contava com toda a infraestrutura exigida. 

Indicada por outros participantes do SLC, a integração com o RTM Hub foi a solução. O processo foi todo acompanhado pela RTM, da homologação à produção através de conferências semanais que endereçaram todos os pontos técnicos levantados durante as trocas de arquivos com os demais participantes do ciclo de liquidação.

A RTM sempre esteve disponível para esclarecer todas as dúvidas que surgiram ao longo do processo de entrada em produção. Durante o último mês de homologação, o suporte oferecido pela equipe técnica da RTM foi muito importante.

— Fernando Mendez, da VerdeCard

Com a rapidez com que a infraestrutura foi oferecida após a contratação, a VerdeCard iniciou a homologação dentro do prazo regulamentar.

Saiba mais: Leia o case completo da VerdeCard

Integridade de meio de pagamentos rápida e segura

Entrar em conformidade com as normas do Bacen, garantindo a integridade dos meios de pagamentos da instituição, pode ser um processo complexo para instituições que ainda não conhecem o caminho das pedras. 

Com parceiros que criaram uma plataforma SaaS para acelerar a adequação e tocaram o processos para variadas instituições, o processo se torna simples e rápido. Com isso, a instituição vai saltar automaticamente várias etapas de investimento, energia e tempo em criação de infraestrutura, desenvolvimento e manutenção.

O RTM Hub é uma dessas plataformas e foi pensado por profissionais especialistas em compliance para empresas do setor financeiro.

Converse com um consultor RTM para saber como o RTM Hub pode ajudar especificamente a sua empresa!

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    Open Finance no Brasil: conheça as regras e a resolução do Bacen e CMN
    09 maio 2022
    Open Finance no Brasil: conheça as regras e a resolução do Bacen e CMN
    Open banking Open finance
    Saiba mais
    RTM e Lina oferecem solução para Open Finance
    03 maio 2022
    RTM e Lina oferecem solução para Open Finance
    Mercado financeiro Open banking Open finance
    Saiba mais
    RTM abre nova frente de inovação
    02 maio 2022
    RTM abre nova frente de inovação
    Inovação Mercado financeiro
    Saiba mais
    São Paulo

    Rua Libero Badaró, 377 22º e 26º andares Centro - São Paulo, SP 01009-000

    +55 11 2102 7860
    +55 11 2102 7878
    Rio de Janeiro

    Av. República do Chile, 230 7º andar Centro - Rio de Janeiro, RJ 20031-170

    +55 21 2102 7860
    +55 21 2102 7840

    Suporte técnico

    0800-704-1021

    0800-7077-400

    (21 ou 11) 2102-7899

    Relações com o Cliente

    relacoescomcliente@rtm.net.br

    (21 ou 11) 2102-7828

    Gestão de dados
    Política de Privacidade
    LGPD
    Acesso rápido
    Canal do Cliente
    Abertura de Chamado
    Trabalhe Conosco
    Fale Conosco
    Idiomas
    Português | English
    Todos os direitos reservados © RTM 2022.
    Designed by