Logo RTM

Compartilhe

Tecnologia 5G: quais são os impactos e perspectivas para o mercado financeiro?
PorRTM

Um novo patamar para a comunicação móvel é esperado com a difusão da tecnologia 5G no mundo. As redes de quinta geração possuem atributos que prometem favorecer plataformas open banking e open finance, como:

  • velocidade até 20 vezes maior;
  • baixa latência e qualidade superior de transmissão;
  • capacidade de conexão com dez vezes mais dispositivos que a 4G;
  • network slicing (ou “fatiamento de rede”, em português), facilitando a criação de serviços dedicados;
  • combinação de tecnologias e frequências distintas. 

Junto à segurança cibernética e à Inteligência Artificial, a 5G é a tecnologia com 100% de expansão nas instituições bancárias em 2022. 

A aplicação de 17% do front ao back-end em 2021 saltou para 100% em um ano, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Os dados são da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária

O que isso muda na prática? Faça a leitura deste artigo e entenda o contexto da quinta geração de internet móvel e as transformações que ela vai viabilizar a médio e longo prazos.  

Tecnologia 5G no Brasil e no mundo: qual o cenário atual?

A 5G no mundo está prestes a alcançar um bilhão de conexões. O cálculo é do relatório The Mobile Economy 2022 da GSMA (Global System for Mobile Communications) Association, a associação mundial de empresas de telecomunicações.  

Nos principais mercados, como Estados Unidos, Coreia do Sul e China, a adoção é crescente. A União Europeia, por sua vez, divulga um reporte mensal no site European 5G Observatory

Em julho de 2022, 66% da população na região estava coberta por pelo menos uma rede 5G. O sinal é emitido por 150 mil estações base ativas. 

O Brasil é um dos países mais avançados na América Latina. Segundo a GSMA, estima-se que o número de latinoamericanos conectados pela tecnologia 5G atinja 485 milhões até 2025. Desse total, metade será a soma entre Brasil e México. 

Segundo o Ministério das Comunicações, 23 cidades contam com a conexão atualmente, e 12 capitais brasileiras estão prontas para receber o sinal. O Distrito Federal será o primeiro a expandir a cobertura, seguido por São Paulo, Porto Alegre e João Pessoa. Porém, não há previsão de datas.  

Quais os impactos da tecnologia 5G para o mercado financeiro?

Enquanto as mudanças seguem em curso para ampliação do alcance da nova conexão em todo o mundo, o momento é de se preparar. O mercado financeiro pode aproveitar o potencial oferecido por esse recurso para planejar, desde já, novos modelos de negócios

É o mesmo que muitas marcas de smartphones e outros dispositivos estão fazendo. Produtos com modems que atendem essa tecnologia já estão em circulação, prontos para quando a quinta geração da internet for predominante em todas as esferas da sociedade. 

O futuro das telecomunicações vai mudar com o 5G, e o mercado financeiro também. Os seguintes impactos são aguardados:

Transformações no atendimento ao cliente

O avanço na digitalização da relação com os clientes a partir da tecnologia 5G proporcionará novas opções para fintechs, bancos, insurtechs e seguradoras. A Internet das Coisas (IoT) será uma das beneficiadas, já que sua ativação será impulsionada pelo 5G.

Processos automatizados e executados por máquinas de uso industrial e corporativo permitirão a autenticação de procedimentos por biometria multimodal e Inteligência Artificial (IA). Vídeos em tempo real poderão ser transmitidos por dispositivos ou pontos de autoatendimento. 

Uso de dispositivos vestíveis ou wearables

Óculos, pulseiras, relógios e outros artefatos tecnológicos possivelmente serão mais comuns com o advento da 5G. Os aparelhos vestíveis, ou “wearables”, com funcionalidades contacteless (ou seja, funcionamento por aproximação) vão trazer mais praticidade aos meios de pagamento

E, se a segurança é uma preocupação com esse tipo de recurso, veremos no próximo tópico que a nova geração da internet também virá acompanhada de evoluções nessa vertente!

Prevenção de fraudes

Com processamento de dados mais rápido e cruzamento de informações de diferentes origens, análises de transações e riscos serão mais aprofundadas. Comportamentos suspeitos poderão ser detectados com mais facilidade e velocidade, e as operações estarão melhor resguardadas.

A infraestrutura para processar pagamentos com Near-field Communication (NFC), por exemplo, poderá ser aperfeiçoada, preparando soluções seguras para uso do público em geral

Agilidade nas operações

Aquele tempo aguardado entre a confirmação da operação na máquina de cartão e a conclusão do pagamento não será mais necessário. Todas as autenticações que já acontecem serão somadas ainda a outras análises aprimoradas, e serão concretizadas instantaneamente. 

Tudo isso por conta do que falamos brevemente na abertura deste artigo: velocidade de processamento de até 1,5 Gbps de downlink (aproximadamente 20 vezes mais rápida do que uma transmissão via satélite 4G) e transmissões com mais qualidade. 

Frictionless: foco na experiência do cliente 

Pontos de venda terão a oportunidade de se transformar em verdadeiros hubs, com ofertas completas de serviços e operações menos complexas e burocráticas. O termo “frictionless” (sem atrito, em português) ganhará cada vez mais destaque. 

O mercado deverá trabalhar para favorecer experiências fluidas e inovadoras aos clientes.

O que podemos esperar da tecnologia 5G no futuro do mercado financeiro?

Com menos fraudes, mais agilidade, mais opções e menos burocracia, o mercado financeiro terá como reflexo da tecnologia 5G:

  • ganho de eficiência;
  • redução de custos;
  • mais possibilidades de inovação. 

Porém, além de esperar por essas vantagens, o momento é de agir. Players atentos devem apostar em buscas por conhecimento e investimentos estratégicos a partir de agora. 

Esse é o caminho para acompanhar as chances de crescimento trazidas pelas novas oportunidades de conexão. 

Deixe seu comentário

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    Arte que mostra a tela da solução RTM Community, que facilita a comunicação entre traders.
    Ferramenta para otimizar a comunicação entre traders: conheça a RTM Community
    Imagem ilustrativa para texto do blog da RTM que explica o que é cloud native e por que o mercado financeiro deve se atentar a isso.
    O que é cloud native e por que o mercado financeiro deve se atentar a isso?
    Imagem de capa do post de blog sobre PLDFT: prevenção de lavagem de dinheiro em instituições financeiras.
    PLDFT: como prevenir a lavagem de dinheiro em instituições financeiras