Notícias

SD-WAN: a tecnologia inovadora para aumentar as opções de conectividade da sua empresa

Conheça o SD-WAN da RTM

A SD-WAN, ou WAN definida por software, é uma tecnologia de conectividade de rede que proporciona alto desempenho e baixo custo. Ela é, hoje, a melhor solução para corporações que geram um grande volume de dados, como o setor financeiro, no qual a troca de informações e dados sigilosos é constante. 

Nesse artigo, vamos entender como essa tecnologia funciona e quais as vantagens de implementar na sua empresa. 

O que é SD-WAN? 

A SD-WAN é uma das maiores inovações em conectividade de rede nos últimos anos. Estima-se que essa tecnologia movimente US$ 4,5 bilhões em 2022, com uma taxa de crescimento anual de 40,4% até lá. E não é à toa: as empresas estão gerando cada vez mais dados e utilizando softwares baseados na nuvem, o que aumenta o tráfego e demanda uma conexão de alto desempenho, estável e segura. 

Nas últimas duas décadas, a solução mais utilizada pelas empresas para a troca de informações entre matriz e filiais – como e-mails, sistemas de gestão, transferência de arquivos, videoconferências, entre outras atividades – eram redes privadas que utilizavam circuitos MPLS (Multiprotocol Label Switching). Esta tecnologia conecta sites a uma rede principal por vias exclusivas, os chamados acessos dedicados. Embora esta tenha sido uma boa alternativa para proteger dados por algum tempo, hoje ela já não suporta a demanda de tráfego e representa um alto custo para as empresas.  

A SD-WAN é uma abordagem definida por software (software-defined ou SD) para gerenciar uma rede de longa distância (wide-area network ou WAN). A inovação consiste em uma camada de software que controla o uso da rede de forma automatizada e inteligente. Assim, distribui o tráfego por diferentes percursos de roteamento – como uma VPN IP dedicada, internet de banda larga e serviços wireless, por exemplo – respeitando critérios de segurança, qualidade e custos. 

Se antes era necessário adquirir mais de um link dedicado, a fim de evitar falhas de comunicação e quedas de conexão, com a SD-WAN é possível utilizar links redundantes, gerenciados automaticamente pelo software. Inteligente, a solução reconhece o tipo de fluxo de dados e se adapta a ele, demandando mais ou menos recursos de acordo com o que é pedido no momento. Desta maneira, potencializa os serviços na nuvem, formando redes flexíveis que se configuram de acordo com as necessidades de cada empresa. 

A seguir, vamos ver quais são as principais vantagens da SD-WAN. 

Vantagens de adotar SD-WAN na sua empresa

  • Simplificação e agilidade
    A SD-WAN fornece uma arquitetura centralizada, baseada na nuvem, que facilita a implantação e gerenciamento da rede em diferentes endpoints. É possível configurar rapidamente uma estrutura para conectar filiais, campus, data centers e serviços da nuvem. Além disso, por meio de automação, o gerenciamento do tráfego é muito mais simples e eficiente. 
  • Integração
    A tecnologia SD-WAN possibilita a criação de uma WAN híbrida, que integra redes diversas como MPLS, banda larga, serviços wireless, 3G ou 4G, LTE etc. O software faz um monitoramento automático dos links e conhece a necessidade de cada aplicação, e realiza o tráfego de roteamento dinâmico. Esse direcionamento é realizado de forma inteligente, levando em conta métricas de qualidade dos links, como o tempo de resposta, por exemplo. Isso permite utilizar os caminhos da forma mais conveniente para o momento. 
  • Cloud Friendly
    A maioria das empresas utiliza hoje uma série de aplicações baseadas na nuvem, como SaaS e IaaS. Isso aumenta consideravelmente o tráfego e pode causar instabilidade, falhas de comunicação, queda na conexão, vulnerabilidade de dados – e ainda acabar aumentando os custos. Por conta da integração com diferentes acessos, flexibilidade e inteligência, a SD-WAN é a melhor forma de garantir o acesso a soluções baseadas em nuvens públicas ou privadas, sem prejudicar a segurança e o desempenho. 
  • Maior controle
    Possui um painel de gerenciamento e controle centralizado, que facilita a visibilidade e o controle da rede, inclusive remotamente, e fornece informações completas sobre o desempenho dos links. Além disso, é possível produzir relatórios de desempenho de WAN e avaliar com mais precisão a utilização da rede, apoiando decisões de negócio. 
  • Melhor performance das aplicações 
    A SD-WAN reconhece e prioriza automaticamente as aplicações no tráfego, de acordo com a criticidade, direcionando pelos acessos mais adequados. Além disso, melhora o tempo de resposta e qualidade das aplicações.
    Por exemplo: se uma transferência de arquivos está sendo realizada, mas ocorre uma falha no link utilizado, ela é automaticamente redirecionada a um link adequado, sem qualquer interrupção na transmissão. Para isso, são considerados critérios de segurança, qualidade de tráfego e custos. Desta forma, a disponibilidade e desempenho de aplicações essenciais para o negócio é garantida. 
  • Redução de custos
    Por conta do roteamento dinâmico, a SD-WAN entrega uma alta disponibilidade, conexão de qualidade e segurança com um custo menor do que o MLPS, por exemplo. Não é necessário contratar links reserva para garantir a conexão ou backups. 

Em resumo…

A SD-WAN é uma inovação indispensável para as empresas que estão se modernizando. Como vimos, são muitas as vantagens e é apenas uma questão de tempo para que todos adotem esse tipo de abordagem. No setor financeiro, ter essa segurança e agilidade é essencial e representa um diferencial no mercado. 

• Mais notícias •

Oportunidades e desafios do Big Data no mercado financeiro

A digitalização do setor financeiro e o surgimento de novas tecnologias, como a inteligência artificial e o Big Data, têm transformado diversos processos, aumentando a competitividade e o controle de...

Batch #9 será totalmente online

Com inscrições abertas até o dia 10 de julho, o Batch #9 da Darwin Startups, eleita melhor aceleradora do Brasil por duas vezes consecutivas, será feito de forma totalmente online...

Melhores momentos do Ciab Live 2020

Imagem: CIAB FEBRABAN Desta vez, a edição de 2020 do Ciab Febraban (Congresso e Exposição de Tecnologia da Informações das Instituições Financeiras) foi realizada de forma totalmente online devido a...