Logo RTM

Compartilhe

RTM prepara plataforma inédita para integralização de cotas de fundos de investimentos
PorRTM

A RTM está desenvolvendo uma plataforma que tornará mais ágil e eficiente a comunicação entre gestores, custodiantes, administradores e distribuidores de fundos de investimentos. A solução é a primeira do país a focar especificamente em integrar e agregar transparência na troca de informações das instituições, eliminando o gargalo operacional dessas transações por meio da padronização dos dados. Atualmente cada um dos players do ecossistema utiliza um modelo distinto de comunicação, o que torna mais moroso o envio e recebimento de dados e portabilidade dos investimentos, além de dificultar a movimentação dos fundos ao longo do dia.

“Nosso objetivo é centralizar os dados, facilitando as transações e a portabilidade. Com o avanço tecnológico, o crescimento dos bancos digitais e as plataformas de investimentos, as instituições estão diversificando seus produtos, permitindo que um investidor aplique em produtos de vários gestores de recursos ou transfira de uma instituição para outra, o que exige  uma rápida comunicação para melhorar a experiência do cliente e a eficiência de seus processos”, destaca o CEO da RTM, André Mello. 

De acordo com dados da Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais (ANBIMA) a indústria brasileira de fundos de investimento segue em crescimento acelerado. Até julho deste ano, o patrimônio líquido somava R$ 6,68 trilhões, com aproximadamente 25 mil fundos, um aumento superior a 142% nos últimos 10 anos, e mais de 29 milhões de contas.

Com a perspectiva para esse segmento continuar se desenvolvendo, surge a necessidade para que a comunicação, até agora feita por meio de operações manuais ou pouco automatizadas, ganhe um novo elemento para mediação. Por ser uma uma empresa da ANBIMA e da bolsa de valores brasileira, B3 – Brasil, Bolsa e Balcão, a RTM realiza a intermediação isenta dessas mensagens. “Somos um agente neutro nesse câmbio de informações. Hoje isso ocorre bilateralmente, sem que ninguém medie e padronize esses dados, o que torna o processo crítico e moroso, já que as informações são agrupadas em lotes para serem encaminhadas. Com a nova plataforma, a comunicação ocorrerá em tempo real. Isso irá mudar o patamar da tecnologia utilizada na indústria de fundos no Brasil”, conclui Mello. 

A integralização das cotas dos fundos de investimento passará por uma plataforma de API (sigla em inglês para Interface de Programação de Aplicações). A tecnologia é a mesma que está sendo usada para o Open Banking, permitindo a comunicação segura entre computadores. A expectativa da RTM é de que a primeira fase da modernização dessas comunicações seja concluída no início de 2022.

Saiba mais sobre o HUB Fundos »

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    IB CCTVM hospeda core bancário na nuvem da RTM
    IB CCTVM hospeda core bancário na nuvem da RTM
    Imagem ilustrativa para notícia sobre webinar da RTM.
    RTM promove webinar sobre fundos com CVM e BTG
    Mulher sorri ao digitar em um notebook. Ao lado, está escrito o texto: e-book Internet, sustentabilidade e muito mais: em quais fatores o mercado de investimentos deve ficar de olho nos próximos anos?
    Internet, sustentabilidade e muito mais: em quais fatores o mercado deve ficar de olho nos próximos anos?