Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
RTM fala sobre adaptação de instituições ao Open Finance em evento
PorRTM
Painel da RTM no Open Summit 2022

Quais são os desafios e as oportunidades que o Open Finance está proporcionando para instituições financeiras e seus clientes? Este foi o tema do painel apresentado pela RTM no Open Summit, evento realizado entre 06 e 10 de junho com especialistas em tecnologias e inovação para o setor financeiro.

Ao longo de 45 minutos, Adriane Rêgo, diretora de Negócios da RTM, Renan Barcelos, gerente de Segurança da Informação da RTM, Ronaldo Moura, gerente Comercial da RTM, e Murilo Rabusky, CCO da Lina Infratech, debateram a adaptação do mercado ao Open Finance, desde seus aspectos técnicos e operacionais, que envolvem infraestrutura e segurança, até os de negócios, como o desenvolvimento de produtos, estratégias comerciais e o relacionamento com clientes. Selson Gomes, coordenador de ecossistemas de Inovação da RTM, foi o mediador deste papo.

  

Painel da RTM no Open Summit 2022. Foto: Divulgação.

Adriane iniciou a conversa falando sobre a entrada de novas instituições no Open Finance, como corretoras de câmbio, entidades de seguros privados e previdência complementar, e quais são as principais dificuldades que elas vêm enfrentando nesta adaptação. Dentre elas, foram citadas a padronização de APIs e a conformidade com requisitos de segurança da informação, um dos pontos mais sensíveis para quem deseja estar no novo sistema.

Barcelos complementou destacando a importância da proteção dos dados dos clientes, e citou alguns recursos, como controle de identidade e acesso e criptografia, que podem ser utilizados para fortalecer a estratégia de segurança.

Já Moura trouxe para a discussão o aspecto de negócios. Ele comentou sobre a adesão de usuários ao Open Finance até o momento, que apesar de ainda não ser expressiva, deve superar as expectativas em breve, até do próprio Banco Central, e que isto provavelmente irá ocorrer assim que o cliente final conseguir enxergar as vantagens em aderir ao sistema, como a contratação de serviços financeiros com taxas mais atraentes.

Por fim, Rabusky apresentou a solução Open Finance, fruto de uma parceria entre a RTM e a Lina Infratech, que visa facilitar a adequação das instituições e proporcionar uma gestão mais inteligente e segura dos dados.

Interessados em assistir as palestras do evento podem adquirir o conteúdo gravado no site.

Deixe seu comentário

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    Como a tecnologia está promovendo o avanço do mercado de investimentos?
    Como a tecnologia está promovendo o avanço do mercado de investimentos
    Painel da RTM no Open Summit 2022
    RTM fala sobre adaptação de instituições ao Open Finance em evento
    Gestão de vulnerabilidades e cibersegurança no mercado financeiro: saiba como se proteger.
    Gestão de vulnerabilidades e cibersegurança no mercado financeiro