Logo RTM

Compartilhe

RTM fala sobre adaptação de instituições ao Open Finance em evento
PorRTM
Painel da RTM no Open Summit 2022

Quais são os desafios e as oportunidades que o Open Finance está proporcionando para instituições financeiras e seus clientes? Este foi o tema do painel apresentado pela RTM no Open Summit, evento realizado entre 06 e 10 de junho com especialistas em tecnologias e inovação para o setor financeiro.

Ao longo de 45 minutos, Adriane Rêgo, diretora de Negócios da RTM, Renan Barcelos, gerente de Segurança da Informação da RTM, Ronaldo Moura, gerente Comercial da RTM, e Murilo Rabusky, CCO da Lina Infratech, debateram a adaptação do mercado ao Open Finance, desde seus aspectos técnicos e operacionais, que envolvem infraestrutura e segurança, até os de negócios, como o desenvolvimento de produtos, estratégias comerciais e o relacionamento com clientes. Selson Gomes, coordenador de ecossistemas de Inovação da RTM, foi o mediador deste papo.

  

Painel da RTM no Open Summit 2022. Foto: Divulgação.

Adriane iniciou a conversa falando sobre a entrada de novas instituições no Open Finance, como corretoras de câmbio, entidades de seguros privados e previdência complementar, e quais são as principais dificuldades que elas vêm enfrentando nesta adaptação. Dentre elas, foram citadas a padronização de APIs e a conformidade com requisitos de segurança da informação, um dos pontos mais sensíveis para quem deseja estar no novo sistema.

Barcelos complementou destacando a importância da proteção dos dados dos clientes, e citou alguns recursos, como controle de identidade e acesso e criptografia, que podem ser utilizados para fortalecer a estratégia de segurança.

Já Moura trouxe para a discussão o aspecto de negócios. Ele comentou sobre a adesão de usuários ao Open Finance até o momento, que apesar de ainda não ser expressiva, deve superar as expectativas em breve, até do próprio Banco Central, e que isto provavelmente irá ocorrer assim que o cliente final conseguir enxergar as vantagens em aderir ao sistema, como a contratação de serviços financeiros com taxas mais atraentes.

Por fim, Rabusky apresentou a solução Open Finance, fruto de uma parceria entre a RTM e a Lina Infratech, que visa facilitar a adequação das instituições e proporcionar uma gestão mais inteligente e segura dos dados.

Interessados em assistir as palestras do evento podem adquirir o conteúdo gravado no site.

Deixe seu comentário

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    Arte que mostra a tela da solução RTM Community, que facilita a comunicação entre traders.
    Ferramenta para otimizar a comunicação entre traders: conheça a RTM Community
    Imagem ilustrativa para texto do blog da RTM que explica o que é cloud native e por que o mercado financeiro deve se atentar a isso.
    O que é cloud native e por que o mercado financeiro deve se atentar a isso?
    Imagem de capa do post de blog sobre PLDFT: prevenção de lavagem de dinheiro em instituições financeiras.
    PLDFT: como prevenir a lavagem de dinheiro em instituições financeiras