Notícias

Renan representa GT de resiliência cibernética do mercado em fórum do Banco Central

Renan representa GT de resiliência cibernética  do mercado em fórum do Banco CentralA convite do Banco Central, no dia 30 de abril, nosso gerente de Segurança, Renan Barcelos, participou do Fórum de Resiliência Operacional do Sistema Financeiro, promovido pela Autoridade para apresentar as iniciativas do Parc, Programa de Aprimoramento da Resiliência Cibernética do Sistema Financeiro Nacional e do Sistema de Pagamentos Brasileiro.

Barcelos representou o Grupo de Trabalho de Resiliência Cibernética criado por empresas denominadas Infraestruturas do Mercado Financeiro (IMFs), do qual fazem parte BC, Selic, Banco do Brasil, Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP), B3, Serasa Experian e Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Durante o encontro, o Banco Central apresentou o programa e propôs o desenvolvimento de testes cibernéticos entre os participantes e provedores de serviço.

O Parc tem como objetivo assegurar uma visão integrada e sistêmica da exposição das instituições participantes do SFN e do SPB ao risco cibernético. Além disso, o programa também visa desenvolver ações de prevenção e resposta a fraudes em sistema de pagamentos; incidentes cibernéticos que possam acarretar vazamento de informações pessoais ou protegidas por sigilo bancário; e indisponibilidade dos serviços e funções críticos para estabilidade financeira.

O evento reuniu representantes de Acrefi, ANBIMA, ABBC, Febraban, entre outras entidades.

• Tags •