Logo RTM

Compartilhe

Razões para investir na rede SD-WAN em instituições financeiras
PorRTM
Razões para investir em SD-WAN

Para acompanhar as mudanças do mercado financeiro, é essencial buscar recursos que proporcionam segurança e a alta disponibilidade das operações. A rede SD-WAN se tornou um recurso necessário para as instituições financeiras que precisam atender uma demanda cada vez maior. Veja a seguir porque a rede SD-WAN é a solução ideal para o seu negócio.

6 razões pelos quais as instituições financeiras devem investir na SD-WAN

Controle total para o gestor

O gestor de TI tem todo controle da infraestrutura de rede e pode delegar recursos para cada usuário. A gestão fica centralizada e o acesso é otimizado de acordo com as atribuições de cada funcionário. 

A rede SD-WAN proporciona segurança elevada e controle para distribuição da banda por tipo de serviço para algum usuário ou aplicação específica.

Tráfego com controle inteligente

A tecnologia SD-WAN é capaz de identificar problemas na rede de forma rápida, por isso é indicada para tornar o fluxo de tráfego mais inteligente. O gestor de TI determina as regras e os critérios que serão usados, enquanto o processo é monitorado. 

Ao sinal de qualquer anormalidade, o sistema executa as regras previamente definidas. Isso permite que o volume de gargalos diminua, tornando a rotina mais produtiva, ágil e eficiente. 

Alta disponibilidade para os processos

A sobrecarga na rede ou outros problemas operacionais podem prejudicar a disponibilidade dos processos da empresa. A rede SD-WAN permite que múltiplas redes de acesso sejam gerenciadas ao mesmo tempo. Quando uma falha ou indisponibilidade é identificada em uma rede, o sistema automaticamente seleciona outra rede para manter o tráfego em andamento. 

Dessa forma, é possível evitar falhas operacionais e manter a alta disponibilidade da rede. Para instituições financeiras, esse benefício é fundamental, pois garante que as negociações serão concluídas em qualquer situação.

Maior segurança para os dados dos clientes

Instituições financeiras lidam com dados sensíveis o tempo todo, por isso precisam de tecnologias que protejam essas informações em qualquer situação. Em uma rede SD-WAN, os dados são criptografados, além disso outros recursos de segurança são utilizados para minimizar os riscos de ataques, vazamento de dados, mitigar os riscos e eliminar as vulnerabilidades. 

Maior desempenho para dispositivos e conexões

Uma solução de rede SD-WAN melhora a performance da infraestrutura de rede. A melhora nessa performance torna a gestão mais simples, reduz o tempo dedicado à configuração dos serviços e da distribuição dos recursos. 

A otimização dos aplicativos, proporcionada pela melhora na performance, torna sua execução mais ágil e eficiente. Com isso, é possível reduzir os erros e as falhas operacionais.

Redução nas perdas de conexões

Instituições financeiras trabalham em ritmo acelerado e uma lentidão, por menor que seja o período pode prejudicar a operação, derrubando sistemas, impedindo a finalização de transações, entre outros problemas que prejudicam o sucesso das negociações. 

A solução adotada por algumas empresas para contornar esse tipo de situação é o sistema Multi-WAN. Entretanto, esse recurso não impede a perda da conexão em caso de queda de energia ou incidente de conectividade, por exemplo. 

Uma rede SD-WAN otimiza as conexões de todo o sistema de forma inteligente, com isso mesmo que haja perda de um ou dois pontos de conexão, o sistema não é afetado. Assim, as chamadas e conexões não serão perdidas. Além disso, a rede SD-WAN da RTM não depende de uma conexão de internet para operar, por isso não é afetada por problemas de conectividade. 

Além disso, com uma rede SD-WAN a empresa passa a utilizar links redundantes, que são gerenciados automaticamente pelo software. A tecnologia reconhece o tipo de fluxo de dados que estão trafegando na rede e se adapta, utilizando a quantidade de recursos que são exigidos naquele momento. Ou seja, a rede SD-WAN torna as redes flexíveis e pode ser configurada de acordo com as necessidades de cada empresa.

Acompanhe nossas publicações e saiba mais sobre a rede SD-WAN.

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    Arte que mostra a tela da solução RTM Community, que facilita a comunicação entre traders.
    Ferramenta para otimizar a comunicação entre traders: conheça a RTM Community
    Imagem ilustrativa para texto do blog da RTM que explica o que é cloud native e por que o mercado financeiro deve se atentar a isso.
    O que é cloud native e por que o mercado financeiro deve se atentar a isso?
    Imagem de capa do post de blog sobre PLDFT: prevenção de lavagem de dinheiro em instituições financeiras.
    PLDFT: como prevenir a lavagem de dinheiro em instituições financeiras