Logo RTM

Compartilhe

O que muda com o Open Finance? Descubra as oportunidades para o mercado de investimentos
PorRTM
Thumbnail para o e-book: O que muda com o Open Finance?

É possível comparar o open finance a uma “revolução”. A razão está na sua extensão e nos seus impactos potenciais, capazes de alterar de maneira profunda o que se conhece por serviço financeiro até então. E não apenas para as instituições, mas sobretudo para os clientes.

Não se trata de uma regulação cujas adaptações afetam apenas as instituições. Os efeitos serão sentidos drasticamente pelos consumidores, e ao longo de muito tempo. 

Dada a grandiosidade do modelo, é um desafio avaliar ou determinar de antemão o que virá do open finance, seja em termos de adesão dos clientes, seja de proposições das instituições. Embora exemplos internacionais nos levem a exercícios de imaginação, os resultados dependem dos atores desse modelo e, portanto, são específicos de cada implementação. 

Trabalhar, no contexto local, sob um novo paradigma, tampouco é simples, considerando o nível de risco a que as instituições já estão expostas. As instituições também passarão por fases de adaptação ao modelo.

Ainda assim, o exercício de entender o que mudará e quais as oportunidades do open finance para o Brasil é válido, dadas as expectativas. Essa é também uma forma de criar, levando ao mercado ideias que podem se transformar em projetos reais. 

Foi o que fizemos. Produzimos um e-book para dar ao mercado a nossa visão sobre os efeitos do open finance e as oportunidades que dele decorrem. 

Falamos no momento do open finance, as mudanças e das oportunidades reais para as instituições. Mas, em particular, damos atenção à indústria de investimentos, levantando algumas oportunidades imediatas à indústria. Também falamos de nossa parceria com a Lina, em um produto voltado para o open finance.

No sistema financeiro aberto, os pioneiros aprenderão mais rápido e, consequentemente, colherão os frutos mais rápido. Baixe agora o e-book O que muda com o open finance? Descubra as oportunidades para o mercado de investimentos para complementar a sua visão.

Deixe seu comentário

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    Mulher negra de camisa azul claro está sentada em uma mesa de madeira. Ela olha para o notebook com a mão na boca aparentando estar pensativa. Em destaque vermelho no centro há a pergunta: Due diligence e compliance, qual a relação?
    Due Diligence e compliance: entenda a relação no mercado financeiro
    A ilustração traz duas fotos. A primeira, à esquerda, mostra uma mesa com papéis de relatórios e gráficos e com mãos masculinas e femininas por cima. A segunda, à direita, mostra um homem negro olhando para um smartphone branco e sorrindo.
    Arranjos de pagamento: ferramentas para se adequar às normas Bacen
    imagem-resolucao-175-prazo-prorrogado
    CVM prorroga prazos para adaptação à Resolução 175