Logo RTM
Logo RTM
  • Negócios
    Somos tecnologia

    Conheça nossas soluções para  o seu negócio e tenha uma rotina operacional simples e segura nos segmentos financeiro, de meios de pagamento e na indústria de fundos de investimentos.

    NEGÓCIOS

    Open Finance

    Acelere sua jornada com as plataformas Data Push e Data Pull.

    HUB Fundos

    Resolva de maneira simples a integralização e portabilidade de cotas.

    HUB Pagamentos

    Atenda as regras do setor de meios de pagamentos de forma facilitada.

    Swift
    Conecte-se à rede Swift em estrutura compartilhada
  • Segurança
    Somos segurança
    A segurança é um item essencial para as operações no mercado financeiro. E nós sabemos disso como ninguém. Conheça nossas soluções para manter suas operações protegidas.

    SEGURANÇA

    Conheça as soluções
    Trabalhe com garantia de segurança cibernética para seu negócio.
  • TI
    Somos infraestrutura
    Soluções em TI que oferecem estruturas modernas de cloud, data center e contingência, garantindo a segurança e funcionalidade do seu negócio.

    DATA CENTER

    Cloud Services
    Migre para a nuvem do mercado financeiro.
    Colocation/Hosting
    Mantenha o foco no seu core business e deixe seu ambiente de TI conosco.

    Backup

    Seus dados sempre protegidos

    CONTINGÊNCIA

    Contingência
    Opere sempre com garantia e segurança.
  • Telecomunicações
    Somos conexão
    Conectamos as instituições do mercado financeiro na nossa rede. Conheça nossas soluções de conectividade e voz para suas operações.

    CONECTIVIDADE

    Financial Net
    Acesse a nuvem privada do setor financeiro.
    Cloud Link
    Conecte-se de forma segura às nuvens públicas.
    SD-WAN
    Turbine sua conectividade melhorando o gerenciamento de rede.
    Vendors
    Conecte-se de forma dedicada a buy-sides e sell-sides.
    Corporate Net
    Integre sua matriz a filiais e parceiros.

    VOZ

    Community

    Comunique-se com traders e parceiros de negócios na comunidade
    do mercado financeiro.

    Trade Solution
    Opere em uma mesa de operações integrada e simplificada.
    Hotline
    Negocie com instituições financeiras de todo o mundo via voz com segurança.
    Telefonia IP
    Tenha telefonia IP em nuvem de última geração e com recursos avançados.
  • PT
  • EN
  • A RTM
    Somos a RTM
    Somos especialistas. Focados. Entendemos profundamente o setor financeiro e o negócio dos nossos clientes. Somos o Hub integrador do mercado.

    INSTITUCIONAL

    A RTM
    Integramos o mercado financeiro brasileiro. Nossas soluções e ferramentas potencializam os resultados dos nossos clientes.
    Trabalhe conosco​
    Estamos sempre em busca de novos talentos. Confira nossas vagas disponíveis.
    Fale conosco
    Entre em contato conosco preenchendo o formulário que teremos prazer em atendê-lo(a).

    INICIATIVAS ASG

    Governança
    Confira nosso organograma, certificações, políticas corporativas e sistema de governança.

    Socioambiental

    Acreditamos que é possível construir um mundo melhor. Queremos contribuir para isso.

    Conheça nossas ações ambientais e sociais.

    REDES SOCIAIS

  • Conteúdo
    Somos especialistas
    O conhecimento é um valor chave para nós, e torna-se ainda mais valioso quando compartilhado. Acesse nossos conteúdos e fique por dentro das principais tendências tecnológicas do mercado financeiro.

    CONTEÚDO

    Blog
    Os melhores conteúdos sobre tecnologia para o mercado financeiro estão aqui.
    Lives e Podcasts
    Confira nossas últimas lives e as edições do ConectaCast.
    Eventos
    Fique por dentro dos principais eventos que promovemos e participamos.
    Downloads gratuitos
    Baixe nossos e-books e saiba mais sobre a inovação e tecnologia por trás do mercado financeiro.
    Notícias
    Mantenha-se informado e atualizado sobre nossas iniciativas.
  • Inovação
  • Canal do Cliente
  • Home
  • Conteúdo
  • Blog

Compartilhe

13 ago 2020
Entenda como o Open Banking promove autonomia e segurança de dados
Open banking Proteção de dados
PorRTM
open-banking-seguranca-de-dados

A tecnologia tem permitido que os usuários tenham cada vez mais autonomia para escolher os serviços que querem utilizar. O consumidor pode contratar um serviço de streaming de vídeos por exemplo, e usar pelo tempo que quiser, cancelar e migrar para outra plataforma. Já com os serviços financeiros não é possível ter tanta mobilidade, pois as informações são mais sensíveis. 

Entretanto, o conceito de open banking pretende mudar isso, tornando os usuários de serviços bancários mais autônomos. A ideia é que o usuário tenha liberdade para levar suas informações para outro banco quando quiser. Diante disso, como os bancos devem agir para manter as informações dos clientes em segurança? Neste artigo, você vai entender o que é open banking e porque ter um ambiente seguro para o usuário é ainda mais importante. Confira!

O que é Open Banking? 

Quem já tentou migrar de um banco para o outro sabe a burocracia que envolve esse processo. O cliente precisa deixar tudo para trás, fechar suas contas, cancelar cartões e começar um novo relacionamento do zero. 

A maior desvantagem disso é que o histórico que o cliente construiu no banco anterior não pode ser levado para a nova instituição. Ou seja, o cliente pode ter um ótimo histórico no primeiro banco, mas não vai servir na abertura de sua nova conta.

O open banking pretende resolver esse problema. De forma literal, open banking significa “banco aberto” ou “sistema bancário aberto” e consiste em oferecer maior liberdade para que o cliente possa levar suas informações para onde quiser. 

A ideia é que todo sistema financeiro conte com uma tecnologia padronizada que permita fazer a portabilidade dos dados do cliente de um banco para o outro. Assim, o cliente não deixaria todo seu histórico para trás ao mudar de instituição.

Quais são as vantagens do open banking?

O open banking não é um modelo único. Vários países, inclusive o Brasil, estão analisando formas de implementar esse conceito. As principais vantagens para os bancos e seus clientes, são:

  • Liberdade e autonomia para os clientes: uma das maiores barreiras que os clientes enfrentam na hora de migrar de banco é a burocracia. Não é tão simples deixar um banco e ir para outro. Além disso, o cliente perde todo o seu histórico, um fator que acaba sendo um impeditivo para muitas pessoas que desejam fazer uma migração. O open banking torna o processo mais simples. 
  • Redução de custos: o open banking é um modelo baseado em APIs abertas, com isso, os sistemas são mais integrados. Dessa forma, a migração das informações se torna mais rápida e barata. 
  • Estimula a competição: o open banking permite que o cliente se prenda apenas ao serviço que é mais conveniente e interessante para ele, e não pela burocracia do banco. Com isso, as instituições precisam investir mais em serviços de qualidade para fazer com que seus clientes queiram permanecer na empresa. 

Apesar das vantagens que o modelo oferece, é preciso ter cuidado com a segurança da informação da instituição. 

Como garantir a segurança das informações em ambientes open banking?

A oferta de um ambiente open banking deve priorizar a segurança dos dados dos usuários, mesmo que eles tenham a possibilidade de levar as informações para outros ambientes. Os países que estão testando o modelo, como a Inglaterra, já têm criado leis e regras para impedir que as informações dos clientes sejam usadas de forma indevida. 

Uma prática que deve ser adotada pelas instituições, por exemplo, é cortar o acesso aos dados do cliente que não estiver mais sendo atendido pela empresa. 

No Brasil, o Banco Central tem planos de iniciar o uso do modelo até 2021, com objetivo de mudar a forma como o cidadão se relaciona com o sistema financeiro, a maneira como as instituições se comunicam e estimular a redução de custos no serviço. 

No início de 2020, a instituição publicou uma consulta pública para analisar a viabilidade do projeto, que tem como base a Lei Geral de Proteção de Dados. A LGPD garante maior autonomia e poder sobre os próprios dados aos cidadãos, ao mesmo tempo em que garante a segurança de suas informações, evitando que sejam manipuladas de forma arriscada.  

Para as empresas que serão diretamente afetadas pelo novo modelo, o enquadramento na lei é tão necessário quanto o uso de ferramentas de proteção e segurança de dados. 

Ter conhecimento sobre as tecnologias que aumentam a segurança dentro das instituições financeiras será fundamental para quem quer se manter competitiva e interessante para o público.

Veja mais informações sobre o projeto no e-Book “Panorama do Open Banking: avanços e perspectivas para o Brasil“. 

Na imagem está escrito: "e-book Panorama do Open Banking: avanços e perspectivas para o Brasil".

Leia também: 

  • Segurança virtual nas instituições financeiras: conheça o RTM Cyber Security
  • Como e por que o 5G vai revolucionar a internet
  • Atendimento ao cliente: como se diferenciar e inovar em tempos de crise

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    Imagem ilustrativa de artigo sobre a ISO 20022.
    22 mar 2023
    O que é a ISO 20022? Saiba a importância e oportunidades para o mercado financeiro
    Investimentos Mercado financeiro Pagamentos
    Saiba mais
    Executivo analisa o mercado de fundos de investimentos no ano de 2022 e as perspectivas para 2023.
    20 mar 2023
    Dados e insights sobre o mercado de fundos de investimentos
    Investimentos Mercado financeiro
    Saiba mais
    Imagem de divulgação do webinar Britech Talks com a RTM
    17 mar 2023
    Padronização da comunicação em fundos de investimentos é tema de BRITech Talks
    Investimentos Mercado financeiro
    Saiba mais
    Logo RTM
    São Paulo

    Rua Libero Badaró, 377 22º e 26º andares Centro - São Paulo, SP 01009-000

    +55 11 2102 7860
    +55 11 2102 7878
    Rio de Janeiro

    Av. República do Chile, 230 7º andar Centro - Rio de Janeiro, RJ 20031-170

    +55 21 2102 7860
    +55 21 2102 7840

    Suporte técnico

    0800-704-1021

    0800-7077-400

    (21 ou 11) 2102-7899

    Relações com o Cliente

    relacoescomcliente@rtm.net.br

    (21 ou 11) 2102-7828

    Gestão de dados
    Política de Privacidade
    LGPD
    Acesso rápido
    Canal do Cliente
    Abertura de Chamado
    Canal de Denúncias
    Trabalhe Conosco
    Fale Conosco
    Idiomas

    Português | English

    Todos os direitos reservados © RTM 2023.
    Designed by
    Logo RTM
    Logo RTM