Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
O que considerar ao investir em um site de contingência no setor financeiro
PorRTM
Garanta operações seguras e ininterruptas na sua instituição

Sem dúvidas, a segurança e a disponibilidade dos sites e sistemas no setor financeiro são pontos de extrema importância e cuidado. Além das diversas normas previstas para o segmento, a queda dos sistemas e a perda de dados pode gerar sérios prejuízos financeiros e afetar a imagem da organização.

Nesse sentido, além de contar com servidores virtuais em hosting, colocation ou cloud, as instituições financeiras podem buscar um site de contingência, que amplia a segurança para as empresas em momentos de acidentes. Na prática, trata-se de estações de trabalho que mantém as atividades da empresa funcionando, a parte dos outros sistemas. 

Nesse artigo, você vai entender a importância de ter um site de contingência e o que considerar na escolha da solução. Confira!

Por que é importante adotar um site de contingência no setor financeiro?

Investir em segurança de dados e conectividade é importante para qualquer negócio. No setor financeiro, isso se torna ainda mais importante. Nessa área, é especialmente grave que ocorra perda de informações, afinal, o que está em jogo são os dados dos clientes e um mal gerenciamento dessas informações pode trazer sérios prejuízos.

Para resguardar a segurança dos usuários e a continuidade de negócios, foram estipuladas exigências e regulações especiais para diferentes tipos de instituições, e contar com um local de contingência alternativo para a continuidade de negócios está entre as exigências mais comuns.

No caso das instituições financeiras brasileiras, o Banco Central determina, por meio de normas como a Circular Nº 3.681, que as instituições financeiras devem contar com um plano de continuidade de negócios e com mecanismos de contingência, visando a garantia da continuidade dos serviços de pagamento prestados. Uma das tecnologias disponíveis para isso é o site de contingência. 

Na prática, o papel de um site de contingência é justamente funcionar como uma espécie de sistema paralelo, onde é possível dar continuidade aos serviços nos casos de risco operacional provocado por alguma situação imprevista. Ou seja, ao adotar esse mecanismo, você garante que a continuidade dos serviços de pagamento não será comprometida por eventuais falhas de estrutura ou energia na sua empresa.

E, o que considerar ao investir em um site de contingência?

Dada a importância de ter um site de contingência, é essencial buscar uma solução com máximo de segurança e total disponibilidade, evitando futuros prejuízos e riscos específicos para a instituição. Um dos aspectos essenciais ao escolher um site de contingência para organizações do setor financeiro é a especialidade do fornecedor.

Além de ter um conhecimento avançado dos principais riscos, uma empresa especializada trabalha com outras ferramentas que podem ser adotadas para ampliar a proteção e a continuidade do negócio mesmo em situações adversas

Outro ponto a ser avaliado é se a solução segue as normas previstas para o segmento, e qual a capacidade suportada para infraestrutura.

Site de contingência da RTM: proteção para a sua empresa

O site de contingência da RTM foi desenvolvido com a expertise da maior provedora de serviços de tecnologia do setor financeiro brasileiro proporcionando um ambiente com níveis elevados de serviço, escalabilidade, infraestrutura confiável e segura, que garante a continuidade de negócios dos clientes e suporta o crescimento do tráfego de informações.

O site de contingência da RTM promove o acesso aos principais provedores de serviços e de informações, e também à internet e a serviços de telefonia convencional e corporativa. Com isso há total segurança diante de situações imprevistas como pane em equipamentos, falta de luz e manutenção. Veja, a seguir, os principais diferenciais desse serviço:

  • Tipos de instalação

O site de contingenciamento da RTM está disponível em duas opções de instalação que podem ser escolhidas de acordo com a necessidade da sua empresa: a instalação dedicada e a instalação compartilhada.

Em ambos os casos, a infraestrutura é instalada na RTM. A diferença é na instalação compartilhada, o sistema é operado a partir de estações compartilhadas de trabalho, com disponibilidade de equipamentos determinados no contrato. Enquanto que na dedicada, é possível contratar uma sala fechada, com o número de posições que desejar com acesso exclusivo.

  • De olho no mercado financeiro

Nas duas opções de instalação, nosso serviço provê acesso a provedores exclusivos do mercado financeiro, como Selic, CETIP, Sisbacen, CIP, PSTI ANBIMA, Sistema Galgo, SWIFT, entre outros, sem que isso configure custos adicionais.

  • Assistência especializada

A RTM funciona em regime permanente: 24 horas por dia, sete dias por semana, com operação assistida e atendimento de manutenção. Temos uma equipe especializada em criar soluções para atender às demandas do setor financeiro com segurança, alta taxa de disponibilidade, excelência técnica e atendimento diferenciado.

Quer saber mais detalhes do site de contingência da RTM? Então, entre em contato conosco e saiba como ampliar a segurança da sua instituição.

Leia também:

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    Open Finance no Brasil: conheça as regras e a resolução do Bacen e CMN
    Open Finance no Brasil: conheça as regras e a resolução do Bacen e CMN
    RTM e Lina oferecem solução para Open Finance
    RTM e Lina oferecem solução para Open Finance
    RTM abre nova frente de inovação
    RTM abre nova frente de inovação