Logo RTM

Compartilhe

Conheça novas aplicações da tecnologia Blockchain
PorRTM

A pesquisa “Construindo Valor com Blockchain”, realizada pela Accenture, mostra que mais de 64% das iniciativas de Blockchain estão sendo financiadas por verbas de TI ou de pesquisa / inovação. O dado revela que o foco do investimento está na tecnologia de blockchain e não nas oportunidades que pode oferecer para o negócio. 

O fato é que muitas empresas ainda não sabem bem como usar a tecnologia de Blockchain em seus negócios, pois 75% dos entrevistados na pesquisa veem a tendência apenas como uma forma de trazer mais inovação para a empresa. Porém, a tecnologia oferece diferentes aplicações e inúmeras oportunidades para os negócios. 

Como a tecnologia de Blockchain é usada no mercado financeiro?

Inicialmente a tecnologia de Blockchain foi desenvolvida para o registro das transações realizadas com moedas virtuais de forma confiável e imutável. Para isso, são incluídas informações sobre a quantidade de moedas digitais que foram transacionadas, quem participou da transação — recebendo ou enviando —, quando as transações foram realizadas e onde foram registradas. Trata-se de um meio seguro e transparente para realizar transações com moedas digitais, umas vez que ainda há pouco controle sobre esses processo.

Mas além das transações financeiras, a tecnologia já vem sendo usada de diferentes formas no mercado financeiro, por conta das suas características e segurança. Veja alguns exemplos a seguir:

 

  • Mercados capitais: o blockchain pode ser usado na emissão de valores, vendas, compensação, liquidação, em serviços e infraestrutura pós-negociação, na manutenção e gestão de ativos, custódia etc;
  • Gestão de ativos: a tecnologia é usada no lançamento do fundo, no gerenciamento de tabela de limite,  na administração de fundos etc;
  • Pagamentos e remessas: pagamento de varejo, atacado e liquidação de valores mobiliários, pagamentos transfronteiriços, autorização tokenizada, stablecoins e criptomoeda, entre outras transações;
  • Bancos e empréstimos: previsão e pontuação de crédito, organização, subscrição e desembolso de empréstimos, colateralização de ativos, etc.;
  • Financiamento do comércio: em cartas de crédito e conhecimento de embarque, estruturas de financiamento;
  • Seguro: no processamento e desembolso de reclamações, em contratos parametrizados e mercados de resseguros.

Na prática, a tecnologia de Blockchain armazena as informações dos grupos de transações em blocos. Cada bloco é marcado com um registro de tempo e data em que foi realizado e a cada novo período de tempo, um novo bloco é formado para registrar a transação, assim os blocos vão se conectando. 

Mas além das aplicações citadas acima, novos tipos de usos estão surgindo. Veja alguns desses exemplos.

3 novas aplicações da tecnologia de Blockchain no mercado brasileiro

PIER

A PIER (Plataforma de Integração de Informações das Entidades Reguladoras) é uma solução desenvolvida para fazer o intercâmbio de informações entre a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Banco Central do Brasil (Bacen) e a Superintendência de Seguros Privados (Susep).

A plataforma integra as informações entre essas agências reguladoras, registra os dados de uso, diminui os acessos indevidos e o histórico de consultas. O objetivo da ferramenta é permitir que os órgãos regulados possam cumprir com seus deveres perante o Estado da forma mais racional e previsível possível. 

bConnect

O bCONNECT é uma ferramenta de compartilhamento de informações em rede. O sistema permite que as informações de cadastro das empresas certificadas pela Receita Federal como Operador Econômico Autorizado (OEA) e que utilizam os benefícios de facilitação dos procedimentos aduaneiros, tanto no Brasil quanto no exterior, sejam compartilhados com maior facilidade e segurança

O sistema foi criado para facilitar o envio dos dados dessas empresas e as consultas das certificações de empresas estrangeiras. Assim, o sistema funciona como uma rede de compartilhamento de dados entre países que atuam com comércio exterior.

BlockIoT

A iniciativa do CPQD tem como objetivo usar a tecnologia de Blockchain para identidade digital de pessoas e coisas. O projeto pretende oferecer mais segurança, privacidade e confiabilidade na autenticação, no controle de identidade e de rastreabilidade dos objetos, além de permitir a auditoria de transações realizadas com IoT. 

De acordo com José Reynaldo Formigoni, gestor de Soluções Blockchain do CPQD, “a internet foi criada sem a camada de identificação, o que gera vulnerabilidades nos diferentes sistemas de identidade e acesso usados atualmente. Blockchain viabiliza a criação dessa camada, por meio de um conceito totalmente disruptivo e seguro que é a identidade digital descentralizada, ou autossoberana”.

Em resumo, a adoção da tecnologia de Blockchain nas operações proporciona maior confiança e transparência para os serviços governamentais e em operações financeiras. Continue acompanhando o blog da RTM e fique por dentro das novidades sobre o uso das novas tecnologias no mercado financeiro

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    A imagem mostra uma foto do gerente de Segurança da Informação da RTM, Renan Barcelos, sorrindo. Ele veste um terno cinza escuro. No canto inferior direito, há um grafismo em vermelho com a pergunta "Fraudes bancárias: como proteger sistemas e clientes?".
    Fraudes bancárias: como proteger sistemas e clientes?
    Imagem de homem pensativo a frente de um laptop dentro do grafismo da RTM com a pegunta escrita ao lado: "O que são contêineres em uma cloud?"
    Como colocar soluções em contêineres em uma cloud?
    Imagem ilustrativa com Renan Barcelos, gerente de Segurança da Informação da RTM para ilustrar matéria sobre sua participação em um Painel de evento sobre Cibersegurança
    Barcelos integra painel sobre segurança