Logo RTM

Compartilhe

Monitoramento de ativos de TI e data center no segmento financeiro
PorRTM
Monitoramento de ativos de TI no setor financeiro - RTM
Ter uma rede que funcione corretamente e equipamentos sempre atualizados é fundamental para o setor financeiro, que lida com um grande volume de informações diariamente. Por esse motivo, trabalhar de forma preventiva não é apenas uma boa prática, mas sim uma necessidade. Para isso é fundamental contar um sistema de monitoramento de ativos de TI.

De modo objetivo, fazer o acompanhamento de todos os recursos da área de tecnologia de uma empresa, dos mais simples aos mais complexos, é um processo que ajuda a antecipar e prevenir falhas. Muitas vezes as instituições até possuem uma gestão de ativos, mas não a supervisão em si, que é um método muito mais detalhado de controle contínuo de sistemas, máquinas e todas as operações do dia a dia.

Entre outras coisas, o acompanhamento garante a disponibilidade do ambiente de TI e permite planejar e dimensionar melhor os recursos, que em boa parte das vezes são mal utilizados. Mas apesar dos vários benefícios, executar essa tarefa pode não ser tão simples para as instituições financeiras, principalmente se for feita de maneira manual.

Portanto, é agregar eficiência ao processo a partir do investimento em softwares de monitoramento.

Como funciona o monitoramento de ativos de TI e data center    

O monitoramento de ativos de TI nada mais é do que a análise da performance dos recursos de uma empresa, como servidores, roteadores, switches, tempo de resposta de páginas e transações web. Ao verificar o comportamento de programas e hardwares, é possível agir proativamente em caso de falhas ou indisponibilidade, minimizando riscos e perdas.

A prática evita situações que podem gerar insatisfação de clientes (sejam eles externos ou internos). Por exemplo, nos documentos que não conseguem ser enviados por falta de internet ou porque o sistema de e-mail saiu do ar. Ou ainda problemas com o processamento de algumas demandas por falta de memória do servidor. Dessa forma, a área de TI passa a atuar de forma mais preventiva e não apenas “apagando incêndios”.   

No caso das instituições financeiras esse acompanhamento é ainda mais importante. Isso porque qualquer contratempo relacionado à demora ou ineficiência do serviço pode travar pagamentos e outros tipos de transações, causando grandes prejuízos para diversos setores.

Em resumo, os benefícios de contar com um sistema que analisa e monitora os ativos de TI da sua instituição financeira são:

  • Rapidez na identificação de casos críticos;
  • Aumento da eficiência;
  • Redução de custos;
  • Melhor dimensionamento do ambiente de TI;
  • Maior controle dos ativos.

RTM Monitoramento: mais eficiência para o seu ambiente de TI

Na RTM oferecemos um serviço de monitoramento que faz a análise dos recursos das organizações 24 horas por dia, 7 dias por semana. O RTM Monitoramento avalia qualquer dispositivo que suporte o protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol), como roteadores, switches, storages e servidores, sem a necessidade de instalação de agentes. Basta apenas que os dispositivos estejam conectados à RTM e tenham o protocolo habilitado e configurado.

O monitoramento verifica o estado (up/down), carga de CPU, memória, disco e tempo de resposta, tudo isso por meio de uma interface de fácil utilização, que permite ainda a configuração de um mapa com a topologia específica da rede do cliente. Caso seja verificado qualquer tipo de anomalia, o cliente é avisado por e-mail e SMS. Depois disso são enviados também relatórios de desempenho, para que as instituições estejam sempre atualizadas sobre o estado da sua infraestrutura de tecnologia.

Além do monitoramento dos ativos de TI, a RTM disponibiliza aos seus clientes o acompanhamento das aplicações web. Por meio dele, o desempenho dessas aplicações é analisado sob a ótica do usuário final em função de tempo de resposta e disponibilidade. Dessa forma, caso seja identificada qualquer ocorrência podemos notificar os responsáveis no exato momento em que elas acontecerem por meio de diferentes canais de comunicação, como e-mail ou SMS.

Se você tem interesse em saber mais detalhes sobre a solução de monitoramento RTM entre em contato com o nosso time de especialistas.

Leia também: 

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    7 possibilidades e benefícios do open finance
    7 possibilidades e benefícios do Open Finance para instituições financeiras
    MicrosoftTeams-image (444)
    RTM participa de painel sobre ataques cibernéticos
    KYC - Know Your Costumer para distribuidoras de produtos de investimentos
    KYC para distribuidoras de produtos de investimentos: entenda a importância