Missão Crítica

Extranet Financeira

São 24 provedores/parceiros de serviços/informações do setor financeiro conectados à extranet da RTM.

ANBIMA

A ANBIMA - Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais representa cerca de 300 associados, entre bancos comerciais, múltiplos e de investimento, asset managements, corretoras, distribuidoras de valores mobiliários e consultores de investimento. Tem como principal objetivo fortalecer os associados, para apoiar a evolução de um mercado de capitais capaz de financiar o desenvolvimento econômico e social do país e influenciar o mercado global. Disponibiliza, via RTM, informações técnicas sobre SELIC, debêntures, títulos públicos, legislação, dados financeiros, banco de dados, além das calculadoras CONFERE de Debêntures e Títulos Públicos, do COMPARE - Sistema de Comparação de Taxas e do IMA - Índice de Mercado Aberto.

B3

A B3 é uma empresa de infraestrutura de mercado financeiro de classe mundial, fruto da combinação de atividades entre a BM&FBOVESPA e a Cetip. Cria e administra – em ambiente de bolsa e de balcão – sistemas de registro, negociação, compensação e liquidação para todas as principais classes de ativos, desde ações e títulos de renda fixa privada até derivativos de moedas, taxas de juros e de commodities, além de operações estruturadas. Também oferece serviços de central depositária e de sistemas de controle de risco até o beneficiário final e atua como contraparte central para as operações realizadas em seus mercados. É a companhia líder na prestação de serviços de entrega eletrônica das informações necessárias para registro de contratos e anotações dos gravames pelos órgãos de trânsito. Atuando por meio de sua rede qualificada de intermediários, fornece mercados seguros e resilientes, aumentando a segurança, a solidez e a eficiência do mercado brasileiro.

SELIC

A RTM provê acesso ao Selic - Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, do Banco Central do Brasil, que se destina à custódia de títulos escriturais de emissão do Tesouro Nacional, bem como ao registro e à liquidação de operações.

As liquidações no âmbito do Selic ocorrem por meio do mecanismo de entrega contra pagamento (Delivery versus Payment - DVP), que se opera no conceito de Liquidação Bruta em Tempo Real (LBTR), sendo as operações liquidadas uma a uma por seus valores brutos em tempo real.

Além do sistema de custódia de títulos e de registro e liquidação de operações, integram o Selic os seguintes módulos complementares:

  • Oferta Pública (Ofpub);
  • Oferta a Dealers (Ofdealers); e
  • Lastro de Operações Compromissadas (Lastro).

A administração do Selic e de seus módulos complementares é de competência exclusiva do Demab e o sistema é operado em parceria com a ANBIMA - Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais.

Banco Central/Sisbacen

Acesso ao website do Banco Central e ao Sisbacen - Sistema de Informações do Banco Central, onde o usuário pode participar dos leilões de câmbio realizados pela Autoridade Monetária; enviar informações relativas às operações efetuadas; e realizar consultas.

Com conexão ao Sisbacen via link dedicado, a RTM atende plenamente às exigências de segurança, alta disponibilidade e novos protocolos do BC, possuindo infraestrutura de conexão redundante a ambos os sites do Banco Central, principal e de contingência, além de servidores SNA e equipe técnica especializada.

Funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, com operação assistida e atendimento de manutenção, a RTM dispõe de um serviço de Call Center especializado, pelo número 0800 704-1021, no qual o usuário poderá contatar o NOC de qualquer localidade do país.

Serviços de acesso à SWIFT

O rtm swift bureau e a rtm swift connection são serviços de acesso à rede SWIFT, via RTM, que permitem às instituições usuárias daquela rede acessar seus serviços, sem arcar com custos de infraestrutura de hardware, conectividade e software. Em ambos os casos, os clientes dispõem de suporte especializado.

Os equipamentos de hardware, sistemas e tecnologia de telecomunicações de última geração são disponibilizados pela RTM para que as instituições usuárias possam acessar plenamente a rede SWIFT, sem incorrer nos custos necessários à compra e manutenção desses itens.

Voltada para bancos com maior volume de mensagens, ou que prefiram manter sua base de dados em local próprio, utilizando a infraestrutura de conectividade da RTM com a SWIFT.

Parceria firmada com a Fircosoft, líder global em soluções de filtragem de listas, permite oferecer aos usuários do Service Bureau para conexão à rede SWIFT o serviço Firco Online, que tem por objetivo garantir o cumprimento de sanções, embargos e regulamentos contra o financiamento do terrorismo e lavagem de dinheiro; proteção às contrapartes; mitigar o risco operacional; evitar perdas financeiras; e preservar a reputação das organizações.



RTM Voz

A RTM montou a estrutura de comunicação de voz da mesa de operações da Secretaria do Tesouro Nacional, ativando hot lines entre as instituições financeiras e as mesas do Banco Central, no Rio de Janeiro e em Brasília, e a STN.

Adicionalmente, implantou um sistema de videoconferência entre os dealers do mercado financeiro de renda fixa, BC e TN.

RTM Hotline internacional

Serviço de comunicação de voz através de uma linha privada e segura entre instituições do mercado financeiro do Brasil e instituições dos principais polos econômicos do mundo. Além da agilidade, a Hotline Internacional representa uma boa alternativa comparada com serviços tradicionais de voz, devido à melhor relação custo x benefício.

A Hotline Internacional RTM conecta sua empresa aos principais polos econômicos do mundo, com destaque para EUA e Europa. Soluções customizadas para mais de 15 países.

RSFN

O consórcio RTM-Embratel foi qualificado pelo Grupo de Trabalho Redes, integrado por técnicos das principais associações do mercado financeiro e do Banco Central para montar a RSFN - Rede do Sistema Financeiro Nacional, do Sistema de Pagamentos Brasileiro. Esta Rede interliga as instituições financeiras às Câmaras de Pagamentos, de Ativos e de Câmbio, e ao Sistema de Transferências de Reservas do Banco Central, permitindo que troquem mensagens em tempo real. A Embratel fornece a estrutura de backbone necessária e as conexões ao BC, enquanto a RTM efetua a rotina operacional, o gerenciamento, a comercialização e o atendimento aos usuários.