Logo RTM

Compartilhe

Como o metaverso vai impactar o mercado de investimentos
Como o metaverso vai impactar o mercado de investimentos?

Um universo virtual 3D onde as pessoas podem trabalhar, se divertir, socializar, comprar e – por que não – investir? Esse é o metaverso. As possibilidades são muitas, inclusive no mercado de investimentos.

E não poderia ser diferente. Ainda que completamente virtual, o metaverso é uma espécie de realidade. Tal como no mundo real, os investimentos nele seguem a lei da oferta e demanda. Cria-se um ativo e, se há interesse dos investidores, consequentemente há a sua valorização. 

Ainda assim, o metaverso é um mundo novo, em seus estágios iniciais de desenvolvimento. Embora com altíssima expectativa – a estimativa é de que o mercado chegue ao valor de 800 bilhões de dólares em 2024 e a 8 trilhões de dólares em 2030, de acordo com o Goldman Sachs –, qualquer investimento nele é considerado especulativo e de alto risco.

Então, pairam no ar algumas perguntas. O mercado de investimento já tem alguma relação com o metaverso, de modo que o metaverso seja o próximo grande investimento? Como funciona o investimento no metaverso? Vale a pena? E, por fim, ele impacta o mercado de investimentos de que forma?

O mercado de investimentos já tem alguma relação com o metaverso?

O metaverso ainda é recente, mas as relações com o mercado de investimento já começaram a acontecer. Já existem algumas possibilidades de investimentos no metaverso, e a expectativa é de que existam cada vez mais nos próximos anos. 

O principal motivo é o investimento maciço que grandes empresas de tecnologia têm feito na plataforma. Marcas populares começaram a usar e contribuir, em uma verdadeira corrida para estabelecer sua presença por lá. Elas são o grande vetor de crescimento e de reconhecimento do metaverso, e com um grande apelo para o público.

Como é o investimento no metaverso?

No metaverso, temos algumas possibilidades de investimento: 

  • Comprar criptomoedas do metaverso: para quem tem uma carteira digital em uma corretora, essa é uma das maneiras mais simples de começar a investir.
  • Comprar espaço ou propriedades do metaverso: da mesma maneira, com uma carteira digital, um investidor pode comprar espaço em uma plataforma emergente no metaverso para explorá-la ou vendê-la futuramente.
  • Alugar ou comprar prédios pré-fabricados no metaverso: nesse caso, o investidor compraria algo pronto. As barreiras de entrada aqui são maiores, dado o alto custo.
  • Comprar cotas de empresas que estão no metaverso: é uma forma simples de investir, porque não requer criptomoedas ou carteira digital, mas de difícil entrada.
  • NFTs: objetos criados dentro do metaverso ou não, para compra e venda em marketplaces.

Vale a pena investir no metaverso? 

Ainda é prematuro fazer uma análise ou falar sobre se vale a pena investir no metaverso. É um ativo muito recente, cujo risco é alto.

Mas há potencial. Quando olhamos o mercado de investimento, ele tem se diversificado bastante (criptomoedas, NFTs etc). O metaverso seria um desses ativos criados nesse ambiente. 

Ele chama a atenção dos investidores como uma alternativa. É uma forma de diversificar sua carteira. 

As criptomoedas passaram por isso quando surgiram e ganharam o efeito de possibilidade de investimento real. O metaverso passará por esse mesmo processo.

O grande desafio para médio e longo prazo é saber se e como o público de investidores vai se interessar – ou não – pelos ativos desse ambiente. 

Para quem não quiser investir no metaverso, quais serão os impactos?

O grande diferencial do investimento no metaverso é a possibilidade de diversificar a carteira. 

Mas daí a investir há um caminho que tem relação direta com a consolidação dos seus ativos e, consequentemente, com o apetite a riscos e a expectativa de retorno dos investidores. E isso varia muito, pois elas são determinadas por muitos fatores.

Então, pode não haver impactos. Porém, caso o mercado se valorize, essas pessoas que não querem investir no metaverso podem acabar perdendo oportunidades.

Para os profissionais que atuam no mercado de investimentos, quais serão os impactos?

Os profissionais que trabalham no mercado de investimento tinham um horizonte de ativos mais restrito dez anos atrás. Hoje, o mercado de tecnologia vem crescendo muito e de forma acelerada.

O profissional que entra no mercado hoje tem que estar antenado e conhecendo o mundo digital, como forma de diversificação de carteira. As criptomoedas são realidade. O metaverso faz parte disso.

Quanto mais diversidade os profissionais tiverem para oferecer para seus clientes, melhor.

Leia também: [E-book] Como a tecnologia está promovendo o avanço do mercado de investimentos

Metaverso: um universo de possibilidades de investimento

O metaverso já existe. Grandes empresas o estão povoando, e os investidores estão se interessando por esse ambiente

As possibilidades são inúmeras. Mas ainda não sabemos bem como essa tecnologia vai ser vista no mercado. Tudo pode mudar no curto, médio ou longo prazo. Cabe aos investidores e profissionais ficarem atentos, para aproveitarem o momento certo. 

Fato é que o mercado de investimentos está se modificando e crescendo rapidamente, inclusive podemos observar este movimento na indústria de fundos. Para continuar a se aprofundar neste tema, veja também: Como o mercado de investimentos está se adaptando ao crescimento da indústria de fundos.

Deixe seu comentário

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    Arte que mostra a tela da solução RTM Community, que facilita a comunicação entre traders.
    Ferramenta para otimizar a comunicação entre traders: conheça a RTM Community
    Imagem ilustrativa para texto do blog da RTM que explica o que é cloud native e por que o mercado financeiro deve se atentar a isso.
    O que é cloud native e por que o mercado financeiro deve se atentar a isso?
    Imagem de capa do post de blog sobre PLDFT: prevenção de lavagem de dinheiro em instituições financeiras.
    PLDFT: como prevenir a lavagem de dinheiro em instituições financeiras