Retrospectiva 2022

Carta do CEO

O ano de 2022 foi bastante desafiador. A economia global sofreu com a alta da inflação no mundo todo e uma guerra na Europa. No Brasil, os ânimos ficaram exaltados com um cenário político-econômico turbulento em ano de eleição presidencial, tendo uma nação totalmente dividida.

No que diz respeito a tecnologia, o Pix completou dois anos e se consolidou como o meio de pagamento mais utilizado no país. E finalmente o 5G chegou, com uma implantação gradual, mas que promete melhorar a experiência dos usuários. Tivemos discussões importantes sobre Inteligência Artificial, Iot, metaverso, além de uma vida mais movimentada no ambiente online.

É fato que estamos diferentes em nosso dia a dia, mudamos a maneira de consumir, trabalhar, fazer negócios, se comunicar – graças a uma série de possibilidades do mundo digital.

Na RTM, também passamos por grandes transformações em 2022, ano em que completamos 25 de atuação. Como parte das comemorações, renovamos nossa imagem e posicionamento para dar mais clareza de quem somos, nosso propósito, nossos valores. Mais moderna e contemporânea, a nova marca evidencia o caráter especialista da RTM no segmento financeiro. A mudança reflete a ampliação do portfólio da empresa, evoluindo de provedora de infraestrutura de telecomunicações para o principal hub integrador do mercado financeiro brasileiro.

Para dar respostas rápidas aos desafios tecnológicos, contratamos 55 novos colaboradores no ano, buscando trazer mais soluções, sempre levando em conta as dores e as necessidades de um setor altamente regulado, que trabalha com informações sensíveis e sigilosas. Neste sentido, fizemos um aporte financeiro na startup Lina Infratech para o desenvolvimento de sistemas para o mercado. Oferecemos solução Open Finance, com plataformas que facilitam a adequação das instituições financeiras às regras dos reguladores e proporcionam uma gestão inteligente dos dados.

Além disso, aumentamos nossa abrangência em segurança, passando a oferecer serviços de Análise e Gestão de Vulnerabilidades para identificação de riscos cibernéticos e Pentest, ferramenta que fornece uma visão estratégica do nível de segurança de cada empresa.

Evoluímos muito na solução Hub Fundos, promovendo a padronização da comunicação entre players da indústria de fundos de investimento. Estamos desenvolvendo o módulo de Cadastro Centralizado, que proporciona um melhor controle dos dados compartilhados e mais agilidade e praticidade no onboarding, utilizando recursos de Inteligência Artificial.

Outra novidade deste ano foi a RTM Community, uma plataforma com soft turret que facilita a comunicação crítica no mercado financeiro.

Por fim, não podemos deixar de mencionar que 2022 marcou o retorno ao presencial. Adotamos o trabalho híbrido, trazendo mais qualidade de vida aos nossos colaboradores. E o melhor de tudo: voltamos a nos sentir mais próximos e conectados!

Em 2023, seguiremos motivados a fazer mais e melhor.

Confira nesta edição de Retrospectiva nossas principais iniciativas de 2022!

assinatura-Andre-Mello

André Mello
CEO da RTM