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Inteligência artificial no mercado financeiro: desafios e oportunidades
PorRTM
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O uso da inteligência artificial no mercado financeiro promete mudar o relacionamento do setor com seu cliente. É o que mostra um levantamento realizado pela Bloomberg. Atualmente, as empresas, com pensamento mais evoluído nesse sentido, utilizam recursos, como machine learning, em análises de risco, previsão do risco de falência, previsão de retornos e lucros, construção de portfólio e análises no impacto de notícias financeiras.

No entanto, a realidade de grande parte do setor é outra. A inserção da IA ainda é um processo com muitos desafios. Neste artigo, você vai entender quais são e quais benefícios também podem  ser obtidos. 

Os desafios e as oportunidades da inteligência artificial no mercado financeiro

Transformações nas operações de back office

A inteligência artificial pode ser aplicada às operações de back office, fazendo com que se tornem mais ágeis e permitindo que os profissionais se dediquem mais ao atendimento ao cliente. 

Preço não é mais o maior atrativo

Um levantamento realizado pela Neoassist revela que 68% dos consumidores gastariam até 20% a mais para ter um bom atendimento. Esse dado mostra que dinheiro não é um obstáculo, quando a empresa oferece um serviço de qualidade. O que é preciso é entender o que o consumidor quer.

Sendo assim, a inteligência artificial pode ser usada para distinguir os clientes e identificar seus desejos e necessidades. Assim, as instituições poderão tomar decisões mais orientadas para cada consumidor.

Vida financeira autônoma

A experiência do cliente passa a ser aprimorada e automatizada. Isso quer dizer que a interação com os profissionais é diminuída. Os clientes vão interagir com uma plataforma ou um único consultor, porém o atendimento continua sendo personalizado, com indicações de produtos e serviços que estão alinhados com o seu perfil.

Soluções de segurança para o armazenamento de dados

O Open Banking é uma mudança que tem como objetivo facilitar o compartilhamento de informações dos clientes. Assim, o cliente pode decidir para onde quer levar suas informações e permitir que diversas empresas tenham acesso aos seus dados. 

O maior desafio para os bancos será manter o interesse dos clientes em manter o vínculo com a instituição e garantir a segurança dos dados que vão trafegar. A inteligência artificial no mercado financeiro vem sendo usada no desenvolvimento de diversas soluções que previnem fraudes e aumentam a segurança dos usuários e plataformas

Mercados cada vez mais segmentados

O público diminui, mas se torna mais qualificado. Dessa forma, as empresas conversam apenas com um grupo seleto que está interessado em sua solução e está alinhado com os objetivos do negócio. 

A inteligência artificial diminui os custos de pesquisa para entender e identificar esses perfis. Enquanto isso, as empresas conseguem aumentar seus investimentos para atingir determinados públicos. O retorno é a conquista de um público cada vez mais interessado no negócio e de novas oportunidades para a empresa. 

Escolher os parceiros não será fácil

A tecnologia permite que todos tenham acesso aos mesmos dados, isso aumenta a disputa entre as empresas, mas também pode torná-las mais unidas. Instituições financeiras, que atuam na oferta de diferentes serviços, devem se unir para melhorar a qualidade de seus produtos. 

Nesse sentido, escolher e gerenciar as parcerias com os concorrentes ou potenciais concorrentes será o ponto mais crítico. A empresa terá que lidar com os riscos estratégicos e operacionais.

Ações serão regulamentadas

Quanto mais avançada a tecnologia se torna, mais necessário é regulamentar o seu uso e suas aplicações. Os dados são parte fundamental do negócio e um ponto crítico para o cliente. Garantir a privacidade e a portabilidade dos dados é uma maneira de orientar as instituições sobre como poderão implementar e adotar as soluções de IA. 

A regulamentação vai definir e moldar qual é a capacidade das instituições de implantar a tecnologia em seus negócios. Recentemente, o governo brasileiro abriu uma consulta pública para debater a legislação e o uso ético da IA. Um dos pontos da discussão é a obrigatoriedade da tecnologia ser supervisionada por humanos.

Leia também: Tecnologia no mercado financeiro: como alcançar a maturidade digital?

Comportamento ético

As soluções de IA devem ser focadas em atender as necessidades do usuário, acima de qualquer outro objetivo. Isso quer dizer que qualquer uso que viole seus direitos ou possa invadir a sua privacidade não estarão de acordo com as diretrizes éticas do mercado.

Na ânsia por vender, ser competitivo ou ganhar mercado, as empresas podem se tornar invasivas e ir contra regulamentações, como a LGPD, por exemplo. 

Capacitação de talentos

Encontrar mão de obra capacitada para atuar com tecnologia é um desafio constante na vida das empresas. A alternativa para enfrentá-lo é contratar mão de obra técnica e especializada no seu tipo de negócio.

As empresas financeiras, por exemplo, podem contratar empresas de tecnologia que atuam dentro do setor financeiro e não um fornecedor generalista. Além disso, a instituição não terá que se preocupar em montar uma equipe interna, encontrar profissionais capacitados em sua região etc. 

Apesar dos desafios enfrentados, as empresas têm muito a ganhar adotando a inteligência artificial no mercado financeiro. Em outros setores, a tecnologia deixou de ser uma tendência e se tornou um recurso necessário para que soluções sejam oferecidas para o mercado. É o que tem acontecido desde que o início do combate ao COVID-19. Veja como a inteligência artificial pode ser usada em momentos de crise!

Não perca o 3º episódio do ConectaCast sobre cibersegurança.

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