Darwin vence o prêmio de melhor aceleradora do ano - 23/11/2018

Diretor Executivo do Darwin Startups, Marcos Mueller

Como reconhecimento do trabalho realizado em 2018, o Darwin Startups venceu o prêmio Startup Awards na categoria aceleradora do ano. O anúncio foi feito durante a Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo – CASE, evento latino-americano que reúne os grandes players do ecossistema, empresas e startups, realizado no final de novembro em São Paulo. Em entrevista ao Conexão RTM, o Diretor Executivo do Darwin Startups, Marcos Mueller, falou sobre a conquista e a importância da parceria com a RTM.

Qual a emoção de ganhar o prêmio aceleradora do ano?

Tentar descrever a emoção de receber esse prêmio é algo que foge às nossas palavras! Receber o título de melhor aceleradora do país, por uma organização de renome, como a ABStartups, nos faz acreditar que estamos no caminho certo. Nosso objetivo nunca foi ser a melhor aceleradora do Brasil, mas, sim, ser a melhor aceleradora para os empreendedores. É nisso que trabalhamos.

O que foi realizado em 2018 que vocês acreditam ter sido decisivo para essa vitória?

Trabalho em equipe. Este foi o grande fator desse reconhecimento. Não só dos doze membros do time Darwin, que estão diariamente se dedicando ao nosso propósito de ajudar os empreendedores a colocarem seus empreendimentos de pé, mas também de nossos investidores, empreendedores, mentores, parceiros e a comunidade que se formou em torno do Darwin. Essa conquista é de todos.

Como avaliam os resultados obtidos em 2018?

Em 2018, atingimos a marca de 45 empresas aceleradas com aproximadamente 130 empreendedores e contando com o auxílio de toda a estrutura que o Darwin oferece. Também alcançamos a marca de R$10 milhões investidos em nossas startups e quase R$ 25 milhões captados em novas rodas de investimentos.

Qual o diferencial da Darwin?

O Darwin possui um DNA extremamente pró-empreendedor. Nós acreditamos na força do empreendedorismo como agente transformador da sociedade e força-motriz da economia do país. Cada empreendedor que passa pelo Darwin possui em sua essência a vontade de crescer e ver seu projeto de vida tomar forma e crescer faz toda a diferença. Além disso, todo o suporte e acesso proveniente dos nossos investidores possibilita que os empreendedores acelerados realmente tenham um fastrack para acessarem clientes e pessoas estratégicas.

Como a RTM e os parceiros contribuíram para essa conquista?

A parceria entre a RTM e o Darwin está muito em linha com o que pregamos em nosso dia a dia. Sempre buscar as melhores soluções e retornos para as diversas áreas envolvidas. Para isso, temos estreitado as conexões entre nossas startups e as áreas, realizando eventos e buscando formar pontes que auxiliam mutuamente as startups e a RTM.

Já tem planos para 2019?

Esperamos que 2019 seja mais um ano maravilhoso para o Darwin. Teremos mais duas turmas do programa de aceleração, alteramos nosso ticket de investimento para atrair empreendimentos ainda melhores ao nosso portfólio. Estamos também desenvolvendo projetos que visam fomentar ainda mais o empreendedorismo e inovação em diversas comunidades pelo país. Com isso, temos a intenção de transformar o Darwin e estabelecer o nome como a melhor aceleradora, não do país, não do mundo, mas, sim, para o empreendedor, seja ele quem for e onde estiver.