Notícias

Filtro antilavagem de dinheiro via RTM - 24/08/2010

As estimativas variam. Mas a maioria dos especialistas concorda que o crime de lavagem de dinheiro movimenta anualmente entre U$ 500 bilhões a U$ 1,5 trilhão, no nível mundial. Grande parte vem das drogas e do crime organizado. A finalidade é tornar legítimo o capital obtido ilicitamente, transferindo o dinheiro entre vários países para ocultar sua origem. Dessa forma, autoridades de todo o mundo estão criando cada vez mais exigências para que as instituições financeiras ajudem a combater crimes dessa natureza.

A filtragem de pagamentos aparece como alternativa na luta contra a lavagem de dinheiro. Uma análise rigorosa é essencial, e todas as transações devem ser comparadas com informações conhecidas, ou listas de acompanhamento em busca de sinais que possam revelar  atividades ilícitas, como apelidos ou contas de criminosos notórios e organizações em listas negras.

Tendo em vista a norma de Combate ao Financiamento de Terroristas que, em breve, entrará em vigor no Brasil, e atendendo a regras do Banco Central e solicitações dos usuários do Service Bureau RTM para conexão à rede SWIFT, a RTM firmou parceria com a Logica para oferecer o filtro de mensagens HotScan online, que permite rastrear operações que possam configurar crime de lavagem de dinheiro.

A seguir, entrevista com o CEO da Logica na América Latina, Edson F. Leite, e depoimento de Carolina Sanchez, gerente responsável pela área de IS&D (Análise de Negócios e Projetos) da área Operacional do Banco Rabobank, primeiro usuário do HotScan online via RTM.

Por que a Logica firmou parceria com a RTM, quais as expectativas?
Além de ser reconhecida no mercado nacional como uma empresa inovadora e excelente prestadora de serviços, conectando cerca de 500 instituições e mais de 30 provedores de informações em um ambiente de TI unificado e seguro, a RTM, juntamente com a Embratel, é responsável por uma das redes do Sistema de Pagamentos Brasileiro. Dessa forma, disponibilizar o produto HotScan para os seus clientes, em modelo de negócios de software como serviço (SaaS), integrado à SWIFT, é fundamental e estratégico para que a Logica atinja o mercado brasileiro por meio de uma parceira de credibilidade.

Qual a importância do segmento financeiro para a empresa?
Dentro do planejamento que visa a incrementar de forma significativa a operação da Logica no Brasil até 2014, está o investimento nas iniciativas desenvolvidas junto ao segmento de Serviços Financeiros, uma das verticais eleitas como estratégica pela empresa no país. Vale ressaltar que, para a Logica, este é o setor de mercado com o maior crescimento no Brasil e no mundo.

O que oferece o HotScan Online?
Dentre as principais características técnicas da solução, destacamos:
- Capacidade de explorar mensagens estruturadas e não estruturadas;
- Comprovada eficiência para ambientes com transações de alto e baixo volume;
- Apoio para desenvolvimento, roteando mensagens de usuários corretos para as listagens dos “usuários corretos”;
- Plug-in certificado pela SWIFT Alliance; e
- Exploração Unicode (batch).

Que listas estão disponíveis?
O HotScan permite a inclusão de todas as listas de sanções necessárias em tempo real (in batch), bem como requisições online. Suporta as listas OFAC (Office of Foreign Assets Control), EU (União Européia), Bank of England and WorldCheck, possibilitando, ainda, que os administradores definam novas e múltiplas listas locais ou outras oficiais sancionadas de acordo com a conveniência de cada instituição financeira.

 

 

Depoimento Rabobank

 

Integrante do Service Bureau para conexão à SWIFT, como  avalia o serviço?
Somos usuários do SWIFT, via RTM, há alguns anos. Dois anos atrás, expandimos a sua utilização, instalando 15 estações no Banco e uma adicional em nosso site de contingência. Estamos satisfeitos com o serviço. O SLA (nível de serviço estabelecido) tem sido cumprido e o suporte sempre foi excelente. O atendimento cobre nossa grade de operação, sendo bastante prestativo.

Como a solução de filtro auxilia o Banco em suas operações?
A instalação de um filtro em tempo real foi um pré-requisito para liberação de pagamentos via SWIFT. O controle de nomes sancionados era realizado de maneira manual, antes da liberação de pagamentos, gerando um  trabalho enorme e criando um risco operacional. A instalação do filtro possibilitou um maior volume de operações com menor custo de recursos.

Qual a vantagem do serviço HotScan Online integrado ao Bureau RTM?
A maior vantagem está no fato de ser uma ferramenta integrada à SWIFT, realizando a filtragem em tempo real. Com isso, podemos agir pró-ativamente e não reativamente como em muitas soluções oferecidas no mercado. Mensagens passam pelo filtro tanto na entrada quanto na saída e, havendo coincidência de nomes, passarão pelo crivo da área Operacional e de Compliance. Há uma grande acuracidade no percentual de similaridade e na demonstração na tela da fonte deste match. Caso ocorram falsas coincidências, nosso Compliance pode alimentar uma lista de good-guys.