Notícias

Comitê de Tecnologia analisa projetos especiais - 15/07/2010

O Comitê de Tecnologia da RTM, formado por 21 representantes de TI e Telecom de instituições financeiras, se reuniu no último dia 30 de junho, em São Paulo, para acompanhar o andamento dos projetos em curso e analisar novas soluções economicamente viáveis que possam facilitar o dia a dia dos usuários.

A reunião foi aberta pela diretora de Marketing e Produtos da RTM, Adriane Rêgo, informando sobre as principais atividades realizadas pela RTM desde o último encontro do Comitê. Em seguida, o diretor Comercial da Rede, Robson Freitas, destacou que a RTM tem recebido diversas solicitações para utilização da sua extranet financeira, para comunicação entre os usuários. Segundo ele, somente em 2010 foram registrados 45 pedidos para o serviço. Outra grande demanda que a RTM vem recebendo é de hot lines com tecnologia IP ou TDM.

Com relação a novos projetos, Freitas apresentou a Central de Derivativos, instalada na Febraban, que prevê a consulta, via RTM, de informações sobre as operações de derivativos, enviadas pela CETIP e BMFBovespa. Os testes com o sistema já foram iniciados. Em julho, os links com a RTM deverão ser ativados.

Sobre o projeto de CRM, ofertado no modelo SaaS, customizado pela Senior Solution para atender às instituições no PQO, Adriane informou que está em fase de busca de instituição piloto. Outro assunto abordado foi o PSTI ANBIMA para acesso das instituições com contas Reservas Bancárias e de Liquidação à RSFN, através de infraestrutura compartilhada e extranet da RTM.

Adriane detalhou o Lógica Bank, desenvolvido em parceria com a Lógica, atual fornecedora do software antilavagem de dinheiro do Bureau SWIFT. A parte de contabilidade do produto já está adaptada ao padrão internacional do IFRS, incluindo todos os módulos necessários à operação das instituições financeiras.

Por fim, a RTM apresentou o serviço em desenvolvimento de Monitoramento de Ativos, para gerenciamento de links e servidores das instituições.