Notícias

Termo de moedas com fluxo de pagamentos - 20/03/2013

 

Mais uma solução dentro do segmento de derivativos aplicável à modalidade Termo de Moedas. Permite a proteção de um fluxo contra oscilações de moeda em um único instrumento. É ideal para exportadores, importadores e companhias que têm ativos e/ou passivos em moeda estrangeira.

A Cetip, que já disponibiliza com um vasto leque de possibilidades dentro dessa família e é uma referência de excelência no mercado, possibilita agora o registro de fluxo diverso com prazos, quantidades e taxas flexíveis. Também permite a indicação de um valor máximo de ajuste acumulado. Tudo isso em um único contrato.
Dentre os benefícios do Termo de Moedas com Fluxo de Pagamentos está a possibilidade de preço favorável, sob determinadas condições, em relação ao termo tradicional e também de hedge por uma taxa única de termo para um fluxo de pagamentos. Por estar tudo em um único contrato, esse instrumento reduz potencialmente o impacto operacional e a exposição de risco de crédito contraparte.

As funcionalidades disponíveis para esse contrato são pagamento de prêmio, limitadores, Termo de Termo, Acelerador de Contrato e Ajuste de Taxa Termo (Shift Forward). Também é possível atrelar no contrato as soluções Cetip | Colateral e Cetip | DRRC.