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RTM moderniza ambiente de telefonia: IP permite hotline de alta disponibilidade - 19/05/2014

Sempre preocupada em oferecer serviços de qualidade, com total segurança e alta taxa de disponibilidade, a RTM está modernizando seu parque de telefonia, concluindo a migração da tecnologia tradicional TDM para IP em sua rede privativa. A previsão é que em agosto de 2014 todos os serviços de voz já tenham sido convertidos.

O principal benefício percebido pelo usuário será a maior disponibilidade dos serviços. Nesta tecnologia, a voz é digitalizada e enviada como dados, usando o protocolo IP dentro da extranet da RTM, cujo ambiente totalmente segregado da internet oferece estabilidade e dispõe de mecanismos que permitem priorizar determinados serviços mais sensíveis. Outra vantagem é a possibilidade de adicionar um canal para contingência automática, tornando a solução mais robusta. Além disso, permite a otimização dos recursos, já que o cliente pode ter o tráfego de dados, voz e imagem em uma mesma infraestrutura, sem que um prejudique o outro.

“Desde a sua criação, a RTM usa plataforma IP em alguns serviços. Tendo em vista que hoje já é aceita pelo mercado e possui vantagens em relação à TDM, resolvemos estendê-la a todo o ambiente da voz. Com a mudança, é possível manter uma ligação ativa, mesmo com eventuais problemas na última milha da operadora, o que não é garantido na convencional. Adicionalmente, permite a migração automática da hotline em caso de queda de um dos links, evitando que a chamada seja derrubada. Por ter uma extranet, a RTM possui total condições de oferecer segurança e alto padrão de qualidade nas ligações, garantindo a prioridade do tráfego de voz em todo o seu percurso. Esta prioridade é essencial para manter constante o intervalo entre os pacotes de voz, evitando os riscos de voz entrecortada”, explica o diretor Geral da Rede, André Mello.

A RTM oferece aos usuários uma plataforma de voz modular com serviços que incluem desde ramais corporativos, via linhas privativas, a sofisticadas soluções de Telefonia IP, que atendem aos rígidos padrões de segurança exigidos pelo setor financeiro. Entre os serviços atualmente disponíveis, o hotline vem registrando grande número de adesões. Hoje, mais de 80 clientes entre bancos, assets, distribuidoras e corretoras utilizam o serviço, totalizando aproximadamente 1,8 mil linhas privadas no segmento financeiro. Segundo Mello, “o grande número comprova que o mercado precisa desse serviço. As hotlines são muito importantes para a operação do mercado financeiro. Oferecer o serviço na plataforma IP nos permitirá garantir altíssima disponibilidade do serviço, agilizando o trabalho dos operadores de mesa das instituições. Somos a rede do setor financeiro e procuramos criar soluções que facilitem as operações dos nossos usuários, a custos competitivos. Colocar a tecnologia em favor do mercado, auxiliando-o na tomada de decisão e agilidade nos negócios é o nosso compromisso”, conclui.

O serviço de hotline da RTM permite que dois usuários de localidades distintas falem entre si através de um canal de voz exclusivo. Quando um dos usuários tira o fone do gancho, a outra linha começa a chamar automaticamente e vice-versa. Isso permite que a comunicação entre ambos seja exclusiva, impedindo a ocupação da linha com chamadas para outros locais. Uma das principais vantagens de utilização do serviço da RTM é a possibilidade de integração de diversas tecnologias, que permite oferecer facilidades para as instituições usuárias, sem abrir mão de um alto nível de segurança e qualidade, com baixo custo de infraestrutura. Presente em todo o Brasil, a RTM conta, também, com infraestrutura de voz já instalada em diversas instituições-clientes e provedores de informação e serviço, como o Banco Central e a Secretaria do Tesouro Nacional, proporcionando maior economia e rapidez na integração com essas entidades.

Para mais informações, entre em contato com o consultor comercial que atende a sua instituição, pelo telefone (21 ou 11) 2102-7860.