Notícias

RTM adota SD-Wan para suportar transformação digital - 17/10/2018

Atualmente, as empresas utilizam os recursos tradicionais de Rede WAN (Wide Area Network) para interconectar ambientes geograficamente distribuídos, como cidades, estados e países. A tecnologia IP/MPLS através de links dedicados ainda é predominantemente utilizada para este fim.

Entretanto, à medida que a transformação digital ganha força, as redes tornam-se mais complexas, exigindo modificações estruturais para atender a era da hiperconectividade, com alta disponibilidade, visibilidade de aplicações, performance em função da aplicabilidade, segurança, flexibilidade e menor custo.

Pensando nisso, a RTM está implantando a nova tecnologia SD-WAN, uma alternativa inovadora para aumentar as opções de conectividade e resolver problemas de gerenciamento de redes. Por meio de uma arquitetura computacional estruturada por hardware e software no core da rede, consegue que diferentes tipos de acessos (internet dedicada, banda larga, 3G/4G, link dedicado, etc.) com características e serviços diversificados se transformem em uma única conexão estável preparada para se adaptar às necessidades de cada aplicação com qualidade de serviço e segurança.

A tecnologia pode ser utilizada pelas empresas para criar rapidamente uma rede (WAN) híbrida, onde o tráfego é automaticamente roteado pelo acesso/caminho mais adequado, de forma dinâmica, melhorando a qualidade de serviço com agilidade. Aplicando SD-WAN é possível solucionar diversos problemas: um deles é facilitar o gerenciamento dos dispositivos de rede, já que gerenciar uma rede de longa distância pode ser um dos itens mais caros e inflexíveis na operação de uma rede empresarial. Além disso, a solução monitora as condições de todos os acessos, determinando automaticamente como rotear cada tipo de aplicação da melhor forma.

Monitoramento: Acompanhamento automatizado das condições de desempenho de todos os recursos da rede; Economia e Flexibilidade: Gerencia o congestionamento da rede para obter uma melhor performance e menor custo com a ampliação das opções de acesso, como internet dedicada, banda larga, 3G/4G e acessos dedicados; Proteção: Permite aplicar serviços de segurança como: stateful firewall, antivírus, AntiSpam, antiMalware e outras proteções contra riscos; Segurança: Comunicação entre os dipositivos criptografada fim a fim; Facilidade: Automatização operacional e simplicidade na implantação de uma nova rede; Praticidade: Possibilidade de compartilhamento de cargas de trabalho através de conexões.Para o Diretor Geral da RTM, André Mello, a RTM está sempre em busca de soluções inovadoras que possam agilizar as operações do mercado e reduzir custos. A implantação da tecnologia SD-WAN em nossa rede vai ao encontro da missão da empresa, que é prover infraestrutura de telecomunicações e soluções de tecnologia para integração do mercado, com total segurança e alta disponibilidade. “As tecnologias e serviços tradicionais de comunicação de dados, sozinhos, não conseguem mais atender às necessidades de negócios exigidos pela hiperconectividade e transformação digital. A crescente utilização das aplicações através de nuvens públicas e a adoção da IoT, em poucos anos, colocará mais dezenas de bilhões de dispositivos conectados, exigindo uma nova configuração e novos requisitos para este novo mundo. Assim, a transformação digital precisa de uma nova arquitetura WAN flexível, ágil, barata e facilmente configurada”, conclui.

Interessados na solução devem entrar em contato com o consultor comercial que atende a sua instituição ou enviar e-mail para comercial@rtm.net.br.