RTM registra crescimento de 20% em 2011 - 17/01/2012

O ano de 2011 foi marcado por grandes realizações. As vitórias podem ser expressas em números: 29 novos usuários aderiram à Rede; seis provedores/parceiros firmaram acordo para agregar diferentes serviços e soluções à extranet financeira, 6.048 atendimentos foram realizados entre pós-vendas e acompanhamento de ocorrências. A área Comercial realizou 1.081 visitas para atender às demandas dos clientes. O resultado foi um crescimento aproximado de 20% no faturamento, fruto do nosso empenho em prol de um mercado financeiro cada vez mais ágil e dinâmico.

Sempre comprometida com a excelência no atendimento, a RTM reestruturou e ampliou o setor de Pós-Vendas, colocando à disposição mais um canal de comunicação com os usuários: Relações com Cliente. Conhecer a opinião sobre os serviços prestados, colher sugestões, ouvir elogios e reclamações, bem como acompanhar o andamento das ocorrências, são algumas das atividades do departamento, que tem por objetivo garantir a satisfação do cliente.

No âmbito externo, o Comitê Estratégico de Tecnologia da RTM teve grande atuação, reunindo-se trimestralmente para trocar ideias acerca das necessidades e expectativas do setor, bem como analisar as novas tendências. Em fevereiro, com a modernização da nossa logomarca, demos um importante salto no sentido de ampliar a imagem da RTM, fortemente vinculada ao fornecimento de acesso ao Selic, Cetip e Sisbacen. Sem dúvida, fazemos muito mais. O objetivo foi estabelecer uma marca forte, de direta associação ao setor de tecnologia, adotando formas mais modernas e flexíveis, modulares e ágeis, que se relacionam com cada um dos produtos oferecidos, mantendo a força e a credibilidade que o nome RTM representa para o mercado.

Ao longo do ano, entidades representativas de classe e empresas com foco no segmento financeiro agregaram novos serviços à extranet, tais como CIP - Câmara Interbancária de Pagamentos, Febraban e Serasa Experian, além de Tecban e UB Sistemas. Fomos contratados para ampliar a infraestrutura de telecomunicações da ABBC, atendendo à determinação do Banco Central no que diz respeito à compensação de cheques por imagem digital. Outro grande projeto que ganhou impulso no ano foi o PSTI ANBIMA, provedor de serviços de telecomunicações no âmbito do Sistema de Pagamentos Brasileiro, via estrutura compartilhada da RTM.

Também merece destaque a aprovação da RTM como forma de acesso ao Sistema Galgo, solução desenvolvida pelas próprias instituições participantes dos mercados financeiro e de capitais, que padroniza e centraliza a transferência de informação de fundos de investimento e carteiras administradas.

A exemplo do serviço prestado de conexão ao Sisbacen, a RTM foi autorizada pelo Banco Central a prover acesso ao novo Sistema Câmbio. No segmento de Voz, atendendo à crescente demanda do mercado por linhas privadas (hot lines), ampliamos os pontos de presença da RTM para agilizar a ativação do serviço. Também aumentamos a capacidade dos nossos data centers em São Paulo e no Rio de Janeiro. Por fim, estamos ampliando as instalações do escritório da RTM no Rio de Janeiro.

Quanto a 2012, fica a expectativa para o 15º aniversário da RTM, cuja atuação é marcada não apenas pelo compromisso institucional, mas também pelo firme propósito de antecipar tendências, identificar oportunidades, oferecendo soluções criativas e inovadoras. Uma busca permanente pela tecnologia que produz transformações e impulsiona os saltos qualitativos. É com esse patrimônio que a RTM ingressa no novo ano, cada vez mais pautada por valores como eficiência, transparência e ética. Estamos prontos para representá-la com dedicação e empenho, para merecer seu voto de confiança por mais 15 anos. Que 2012 seja, para todos, um ano muito especial.