Notícias

Cetip | Trader já está disponível via RTM para o mercado - 16/10/2012

O mercado financeiro brasileiro de Renda Fixa já tem uma plataforma de negócios alinhada às melhores práticas internacionais, com vantagens como transparência, automação operacional e formação de preços. O Cetip | Trader foi lançado oficialmente para as instituições financeiras, órgãos reguladores e imprensa, num evento promovido pela companhia, no dia 16 de agosto, em São Paulo.

Desenvolvida em parceria com a ICE (IntercontinentalExchange), uma das maiores bolsas de futuros e de derivativos de balcão do mundo, a solução fala a linguagem do front office, com facilidade de acesso às informações que apoiam a tomada de decisão e dinamismo na execução.

Com o Cetip | Trader, o operador encontra todas as informações que precisa em um único lugar, desde a busca por um ativo até a consulta do preço histórico e as atividades do dia, como ofertas e negócios realizados. A ferramenta acelera a disponibilidade dos dados, aumentando a transparência das operações. Traz algumas funcionalidades que facilitarão o dia a dia do trader. A confirmação de negócio cursado por telefone por meio do Cetip | Voice é a mais conhecida delas, disponível desde junho de 2012. Já a operação em tela permite tornar pública uma oferta de compra ou venda, enquanto o Request for Quote (RFQ) possibilita a tomada de preços de ativos, apresentando a contraparte selecionada, como comprador ou vendedor.

O Cetip | Trader também apresenta o Call Formador de Preços (LOVC), um item que funciona como um leilão formador de preços. Por meio dessa funcionalidade, em intervalo de tempo predeterminado, os participantes ingressam anonimamente quantidades e preços limites, a partir dos quais o sistema calcula um preço único de mercado, o que potencializa o volume de negócios. Com o Call de Volume (VC), os participantes incluem quantidades firmes de compra ou venda de ativos a um preço predefinido, seja pelo LOVC ou por um negócio fechado. As operações são fechadas em ordem de entrada, sempre em múltiplos de lotes-padrão. O Cetip | Traderlink, outra facilidade, viabiliza a captura e a atualização de ofertas, em tempo real, por intermédio de uma planilha de Excel.

A plataforma está no momento disponível aos participantes do mercado para testes. A fim de promover o conhecimento de todos os recursos, a companhia tem organizado treinamentos para os usuários da ferramenta. Os treinamentos são gratuitos e voltados para profissionais de front office. Vale lembrar que são ministrados por colaboradores da Cetip.