MATERA Systems e RTM oferecem solução em SaaS - 16/07/2012

Com o objetivo de oferecer um back-office bancário completo por meio do modelo SaaS - Software as a Service, a MATERA Systems e a RTM estão firmando parceria. O acordo proporcionará o uso das soluções da MATERA através da extranet da RTM, que hoje conecta mais de 500 instituições em 21 estados brasileiros. Com isso, as instituições não precisam se preocupar com a estrutura necessária para a disponibilização do sistema (servidores, conectividade, cuidados com segurança da informação), dispensando investimentos em licenças e hardware e pagando somente um valor proporcional ao uso do serviço.

A instituição que adotar o modelo poderá investir tempo e dinheiro no negócio sem se preocupar com a infraestrutura de tecnologia necessária para viabilizá-lo. Utilizar o SaaS torna o negócio mais competitivo e com foco em gestão. Outra vantagem é a economia que proporciona. "As instituições saem de um modelo com um investimento inicial elevado e partem para outro sem este investimento, e com um custo mensal reduzido", explica Carlos Augusto Leite Netto, CEO da MATERA Systems. Os serviços oferecidos pelo SaaS diminuem as despesas com produtos adicionais, licenças e estrutura física, como computadores e servidores.

Segundo a diretora de Marketing e Produtos da RTM, Adriane Rêgo, a solução possui mecanismos que garantem que todas as instituições, independente de seu tamanho, tenham o mesmo nível de segurança. "A solução é escalonável, portanto, também oferece benefícios para grandes instituições e atende às necessidades específicas de cada cliente. Somos a rede do setor financeiro e procuramos criar soluções que facilitem o dia a dia dos nossos usuários. Disponibilizamos a infraestrutura tecnológica necessária, bem como serviços de gerenciamento, monitoramento, segurança e disponibilidade do ambiente, para que a MATERA forneça o serviço. Nosso principal diferencial é oferecer um meio de comunicação em nuvem privada, no qual o cliente dispõe de confiança e total segurança para realizar suas operações", conclui a executiva.

A agilidade na implantação da solução é outro diferencial, já que esta pode estar disponível em até 90 dias em instituições financeiras que estejam iniciando suas operações no país. As instituições estrangeiras que tenham urgência em se instalar no Brasil também podem ser atendidas em um curto espaço de tempo. Elas são bons exemplos de clientes que poderiam utilizar o modelo.

As instituições que já utilizam os sistemas da MATERA podem migrar para a modalidade SaaS, que também permite a integração com aplicativos preexistentes na instituição.

Saiba mais - A MATERA Systems fornece soluções de TI para os mercados financeiro e corporativo, sendo uma das pioneiras no mercado global de exportação de software. Seus sistemas estão presentes em cerca de 60 instituições financeiras do país. Com 25 anos de atuação, a empresa conta com cerca de 250 profissionais distribuídos nos escritórios de São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Maringá e EUA.