RTM e MATERA ampliam parceria em modelo SaaS - 16/06/2016

Carlos Augusto Leite Netto, CEO da MATERA SystemsCom o objetivo de ampliar a gama de produtos oferecidos aos usuários, a RTM ampliou sua parceria com a MATERA Systems, fornecedora de soluções de TI para o mercado financeiro há quase duas décadas, estendendo os serviços anteriormente restritos a bancos para financeiras e instituições de meios de pagamento.

Pelo acordo firmado, a RTM provê o ambiente de cloud (ver box) para a oferta dos sistemas da MATERA via nuvem privada, fornecendo toda a infraestrutura tecnológica necessária, bem como fica responsável pelo gerenciamento, monitoramento, segurança e disponibilidade de conexão.

Tendo como modelo de negócio o SaaS – software as a service, as instituições não precisam realizar investimentos, pagando somente um valor proporcional ao uso do serviço.

Em entrevista ao Conexão RTM, Carlos Augusto Leite Netto, CEO da MATERA Systems, fala sobre as soluções disponíveis.

Parceira da RTM desde 2012, o que motivou a MATERA a ampliar a gama de serviços oferecidos via nuvem privada?
A maior vantagem é o alinhamento estratégico que temos com a RTM em procurar sempre formas inovadoras para atender aos nossos clientes. Outro ponto-chave que diferencia a RTM é a conectividade existente na nuvem privada. Muitas empresas, ao escolher seu data center ou ambiente de nuvem, esquecem de considerar a questão da conectividade, que é fundamental para as instituições financeiras, envolvendo links com o Banco Central e outros participantes do sistema. A RTM não só tem conexão com esses agentes como também facilita a ligação com o próprio cliente em si.

Quais serviços da MATERA estão disponíveis?
Oferecemos toda nossa suíte para bancos, financeiras e instituições de Pagamento, tudo na modalidade SaaS. Isto inclui o SPB, Conta Corrente, Internet Banking, Empréstimo, Cobrança, Soluções de Risco, Pagamento, entre vários outros. São dezenas de sistemas.

Comente as principais características, funcionalidades dessa modalidade de oferta e como podem facilitar a rotina das instituições financeiras.
A principal característica desta solução é ser bastante completa. Não atendemos a 100% do que uma instituição precisa, mas chegamos perto. Nossa solução, com apenas alguns módulos de outros parceiros, permite a abertura de uma instituição. Estando na nuvem privada da RTM, a instituição sequer precisa se preocupar com data center, segurança, contingência, continuidade de negócio, etc. A instituição se preocupa apenas em criar seus produtos, atender bem a seus clientes e garantir a rentabilidade do seu negócio.

Ao acessar os serviços da MATERA via nuvem privada RTM, o usuário ganha em segurança no tráfego de informações e conta com atendimento diferenciado. Como a MATERA vê a importância destes valores para o setor financeiro?
O fato de a instituição ter acesso aos nossos sistemas via rede privada da RTM é uma vantagem relevante. Quando o acesso é via Internet, existe sempre o custo adicional para garantir a mesma segurança e controle de tráfego de dados. Ao acessar nossos sitemas pela rede privada da RTM, a instituição ganha um canal exclusivo para acesso privado, seguro, independente do uso da Internet.

Qual a expectativa em relação à parceria?
São as melhores. Os primeiros anos ainda havia um certo preconceito no mercado quanto ao uso de sistemas na cloud. Com isso, demoramos para conquistar os primeiros clientes. Recentemente, ao contrário, as instituições médias estão preferindo o ambiente de cloud, até por conta da crise que força as empresas a repensarem seus conceitos. Eu diria até que a crise está ajudando a evolução deste negócio.

Os interessados nas soluções da MATERA Systems devem entrar em contato com o seu consultor de negócios.

RTM CLOUD SERVER

Ambiente privado de servidores virtuais com equipamentos de armazenamento de alto desempenho, sistema operacional, banco de dados e serviços de backup.

O cloud server contempla suporte, segurança e o serviço de monitoramento de ativos, que analisa o comportamento de diversos equipamentos, como servidores, switches, links, níveis de ocupação de circuitos, memória e disco. Especialmente no que se refere à segurança, oferece sistemas de rastreamento e bloqueio automático de códigos maliciosos e sites de conteúdo nocivo, com ferramentas de firewall, antivírus e prevenção de intrusão.

Links redundantes, através de dois backbones independentes, além de serviço de site de contingência, que hoje conta com mais de 200 posições.

Pronto para comportar inúmeros servidores virtuais que podem ser dimensionados conforme a necessidade do usuário, com agilidade e escalabilidade na implantação de serviço.