Notícias

Instituições esclarecem dúvidas sobre o SSM - 13/07/2015

Mais de 260 pessoas assistiram ao webinar sobre o SSM (Sistema de Supervisão de Mercados), realizado no dia 17 de junho. O Sistema, que já está em operação para as instituições associadas, é um ambiente para troca de informações entre a Supervisão de Mercados da ANBIMA e as instituições participantes da autorregulação.
 
“O objetivo do SSM é aprimorar o relacionamento com as instituições, uma das metas do planejamento estratégico da ANBIMA, e centralizar toda a comunicação que temos com o mercado”, explicou Guilherme Benaderet, superintendente de Supervisão de Mercados. Segundo ele, o SSM melhora processos da autorregulação também, ao garantir um ambiente seguro e controlado e ao oferecer um histórico das informações trocadas com a ANBIMA para as instituições. “Além do controle, esses dados são importantes para ajudar as instituições inclusive em suas auditorias internas.”

A implementação do SSM começou em maio com a divulgação para as instituições associadas. “O primeiro passo foi orientar os associados a fazerem as configurações tecnológicas para acessar o Sistema via RTM (Rede de Telecomunicações do Mercado)”, explica Soraia Barros, gerente que lidera este projeto. Desde maio, as instituições associadas têm cadastrado os usuários e, a partir de julho, passarão a se relacionar com a Supervisão de Mercados pelo Sistema.

Em julho, começa também a implementação do SSM para as instituições que participam da autorregulação, mas que não são associadas à ANBIMA. “A expectativa é que todas as instituições estejam tramitando todas as suas informações pelo SSM até dezembro”, diz Soraia. A partir de julho, essas instituições começarão a receber as orientações para adaptações tecnológicas e cadastro dos usuários.

O SSM conta hoje com quatro módulos: cadastro de usuários; envio periódico de informações; solicitação de informações; e pendências. Durante o evento, a equipe de Supervisão de Mercados detalhou a navegação de cada um deles, esclarecendo os principais questionamentos sobre cada uma das páginas.

Em 2016, seguindo um processo contínuo de ampliação e melhorias, o SSM também será utilizado para os processos de adesão e associação e supervisão periódica, além de contar com uma área exclusiva para os membros das Comissões de Acompanhamento e Conselhos de Regulação e Melhores Práticas.