Acqio: rtm hub é solução de primeira linha - 13/05/2019

Gustavo Danzi, Co-fundador e Diretor de Produtos da AcqioAtendendo à Circular nº 3.765 do Banco Central, em 2017, a Acqio – facilitadora de pagamentos, que atua no mercado de micro e pequenos lojistas, contratou a plataforma rtm hub para realizar a liquidação centralizada de transações de débito, crédito e antecipação de recebíveis via CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos). Por meio do SLC, uniformizou as janelas de processamento e deu mais previsibilidade aos seus clientes.

Em entrevista ao Conexão RTM, o Co-fundador e Diretor de Produtos da empresa, Gustavo Danzi, conta como foi a experiência, desde a implantação, há mais de um ano, até os ganhos obtidos.

O que motivou a Acqio a escolher o rtm hub?

A Acqio identificou uma oportunidade de melhoria relevante quando houve o lançamento do sistema de liquidação centralizada (SLC) pela CIP. Mas, sendo uma startup 100% baseada em nuvem, encontramos barreiras técnicas para integrar nossa solução ao ambiente da CIP, que exige links e protocolos específicos do mercado financeiro. O rtm hub se mostrou uma solução de primeira linha para conectar o nosso mundo a esse segmento específico, otimizando tempo de desenvolvimento e a operação financeira da Acqio.

Quais problemas a solução resolve?

A maior parte da base de clientes da Acqio recebe suas vendas em contas correntes ou poupança de grandes bancos. Até 2017, a liquidação dessas transações era realizada através de acordos bilaterais, o que resultava em múltiplas regras de horários, validações e limites para crédito das vendas. Com o rtm hub, conseguimos uniformizar as janelas de processamento e dar mais previsibilidade ao cliente final da disponibilização de seus créditos.

Como a Acqio avalia o processo de implementação do rtm hub?

A implementação do rtm hub atendeu integralmente à expectativa da empresa. O processo exigiu uma equipe enxuta, e não demandou alterações relevantes na arquitetura de sistemas e infraestrutura já usada pela Acqio.

Cite as principais vantagens da utilização do serviço.

A principal vantagem do rtm hub é oferecer um modelo de conectividade adaptável ao ambiente da Acqio, sem exigir mudanças ou investimentos em infraestrutura adicional. A tradução de layouts e o monitoramento de operação também foram reconhecidos pelo time de Engenharia e Operações da Acqio, respectivamente, como diferencial do serviço.

É possível dizer que a empresa obteve redução de custos após contratar o rtm hub?

Sim, em especial se considerarmos o modelo anterior de liquidação baseado em acordos individuais com os bancos domicílio, em que os custos eram variáveis de acordo com o perfil do cliente. Além disso, a solução é escalável e aderente ao modelo de crescimento da empresa, sem exigir altos investimentos com licenças e implantação.

Como avalia o atendimento prestado pela RTM?

A Acqio sempre teve boas experiências no atendimento recebido pela RTM, com destaque para a rapidez e disponibilidade da equipe técnica durante os processos de homologação.

Quão importante a solução é para a Acqio, hoje?

O rtm hub suporta um dos processos mais críticos da Acqio: a liquidação de vendas dos estabelecimentos comerciais. Como temos uma base de clientes heterogênea e pulverizada, precisamos de uma solução escalável e integrável ao nosso backoffice. Após pouco mais de um ano utilizando o serviço, estamos felizes em constatar a estabilidade da solução e saber que podemos nos integrar ao mercado financeiro de forma transparente e eficiente.

Quem é a Acqio
A Acqio é uma facilitadora de pagamentos que atua no mercado de micro e pequenos lojistas desde 2014, habilitando esses comerciantes a aceitarem cartões de crédito e débito em seus estabelecimentos. A empresa possui tecnologia própria para captura e liquidação dessas transações e customiza seus produtos para simplificar a vida financeira de pequenos lojistas, oferecendo atendimento consultivo local e presencial através de uma rede de franqueados espalhada por todo o País.