Notícias

Cadastro Positivo com acesso via RTM - 08/07/2013

 

Desde o início do mês, a RTM vem recebendo diversas solicitações de upgrade de links e conexão à  rtm rede financeira para acesso seguro e rápido ao sistema Cadastro Positivo, cuja troca estruturada de dados foi operacionalizada pela  CIP – Câmara Interbancária de Pagamentos para atendimento da Resolução nº 4.172/2012, de 20/12/2012, publicada pelo Banco Central (BC), que dispõe sobre o fornecimento, pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo BC, das informações de pessoas naturais e jurídicas aos GBDs - Gerenciadores de Bancos de Dados, de que trata a Lei nº 12.414, de 9/6/2011, regulamentada pelo Decreto nº 7.829, de 17/10/2012, para formação de histórico de crédito.
O Cadastro Positivo é um banco de dados gerido por empresas especializadas, com informações fornecidas gradativamente por "fontes", como os bancos, desde que autorizadas voluntária e antecipadamente por pessoas naturais e jurídicas.

O objetivo do Cadastro Positivo para o mercado é identificar os bons pagadores e aqueles que cumprem seus compromissos em dia, para que eles tenham melhores condições de acesso a crédito, além da possibilidade de obterem taxas de juros menores.

A Resolução determina que as fontes devem enviar aos GBDs as informações que compõem o histórico das operações de empréstimo e de financiamento dos seus clientes. Devem ser repassadas ainda todas as operações com características de concessão de crédito, informações de arrendamento mercantil, operações de autofinanciamento, realizadas por meio dos grupos de consórcio, e adiantamentos.

Atualmente, a CIP já possui conexão com a maioria das fontes, e com a criação do Cadastro Positivo novas conexões foram estabelecidas com os GBDs, aumentando a utilização da rede da RTM como forma de trâmite de informações de forma rápida e segura.