Notícias

Banco Central lança plataforma de negociação eletrônica do Selic - 07/01/2013

 



No dia 16 de outubro, o Banco Central lançou, em parceria com a ANBIMA, a Plataforma de Negociação Eletrônica do Selic. A nova funcionalidade permitirá uma maior transparência de preços, com o cadastramento de ofertas de compra e venda de títulos públicos, o que fomentará principalmente as negociações no mercado secundário. Antes do sistema, o Selic possibilitava apenas o registro do negócio já realizado.

"Um mercado secundário mais eficiente acaba repercutindo positivamente no mercado primário, criando espaço para o alongamento dos prazos", afirmou o diretor de Política Monetária do Banco Central, Aldo Mendes, na abertura do evento realizado em São Paulo. O diretor acrescentou, ainda, que o Brasil vive uma conjunção de fatores, como a inflação sob controle e a queda da taxa básica de juros a nível historicamente baixo, que deve ser aproveitada para que se dê um salto de qualidade no mercado de títulos, alongando prazos e saindo da indexação ao curto prazo.

Para a presidente da ANBIMA, Denise Pavarina, que também participou do evento, a experiência de 33 anos de parceria com o Banco Central traz benefícios que vão além do segmento de títulos públicos. "Nossas experiências com o Selic e com as iniciativas do Tesouro para dar mais liquidez e alongar os prazos dos títulos públicos apontam para caminhos que já estão nos ajudando a estimular o desenvolvimento de um mercado de títulos privados de longo prazo no Brasil", disse. Ela afirmou, ainda, que a plataforma "é mais um passo na direção de aprimorar e tornar os mercados financeiro e de capitais mais sólidos, dando mais transparência, mais tempestividade às informações e contribuindo para o aumento da liquidez no mercado de títulos públicos".

No lançamento, o assessor sênior da Divisão de Administração do Selic, Marcus Antônio Sucupira, e o gerente técnico do Selic, Francisco Vidinha, apresentaram as características, conceitos e funcionalidades da plataforma (negociação, especificação, registro, liquidação e consultas).