Desafio RTM: programa para selecionar startups com foco no mercado financeiro - 06/03/2017

Desafio RTMA RTM lançou no dia 13 de fevereiro, o programa Desafio RTM, com apoio do Fintechlab, hub de conhecimento, conexão e advisory sobre o mercado de Fintechs nacional, cujo objetivo é descobrir startups que tenham soluções aplicáveis ou adaptáveis para o mercado financeiro, que possam ser disponibilizadas em sua rede ou cloud privada com toda segurança e alta taxa de disponibilidade exigidas pelos serviços de missão crítica.

Para participar, a startup precisa integrar as verticais de negócios de Fintech, Telecomunicações, Tecnologia da Informação e Conectividade e estar em estágio de teste comercial, operacional, crescimento (base de cliente/volume) ou expansão (novos produtos/mercados).

Desde o processo de seleção, os empreendedores são incentivados a pensar um pouco mais sobre seu negócio para o mercado financeiro. Passando de fase, eles têm mais contato com os executivos da RTM para discutir se suas propostas fazem realmente sentido. Ao se classificar para a final, o empreendedor começa a se relacionar com todos os departamentos. Nessa etapa, a solução será colocada à prova para descobrir se atende aos requisitos de negócio.

Na primeira etapa, a RTM selecionará as startups por meio de avaliação de um questionário. Essas empresas serão avaliadas por um grupo de executivos nos seguintes quesitos: qualificação da equipe, potencial de geração de valor, capacidade de entrega, grau de inovação e viabilidade técnica para ganho de escala. Na sequência, as mais qualificadas terão a oportunidade de se apresentar para uma seção de pitch e entrevistas. Por fim, até dez startups seguirão para a fase de concepção do projeto, recebendo apoio de mentores da RTM no desenvolvimento da solução e auxiliando na resolução dos maiores desafios. As startups que tiverem uma experimentação bem-sucedida terão a oportunidade de ter a RTM como parceira ou investidora estratégica.

Desafio RTMPara o Diretor Geral da RTM, André Mello, o mercado de startups no Brasil está aquecido. “Estamos otimistas de que vamos receber muitas ideias. O empreendedorismo brasileiro é muito criativo. O potencial que esses jovens têm de gerar soluções é gigantesco. Por isso, queremos aproveitar esse relacionamento para conseguir entregar inovação cada vez mais rápido e de boa qualidade para os nossos clientes. Além disso, é uma relação de troca muito saudável. A experiência faz com que o empreendedor saia do programa com uma visão de mercado madura e aprimorada. Por outro lado, aprendemos muito também nesse meio. Fico pessoalmente empolgado em estar em um ambiente com startups, é algo inovador, criativo e contagiante. Essa integração nos obriga a pensar fora da caixa e nos impulsiona a buscar cada vez mais a inovação que produz transformações”, conclui Mello.

O Desafio é mais uma iniciativa do Conecta RTM, programa de inovação aberta, que visa interagir com o ecossistema tecnológico para promover a inovação nos negócios, antecipar tendências e mudanças no mercado, identificar oportunidades de novos produtos e serviços, gerando valor agregado para os clientes.
As empresas poderão se inscrever no site do programa até o dia 20 de março. O resultado será divulgado em maio. Os clientes que quiserem indicar startups para participar do programa devem entrar no site ww.rtm.net.br/desafio.