Notícias

Cetip lança Cetip | Trader – Captação - 02/07/2014

Integrar, numa mesma plataforma de negócios, bancos de pequeno e médio portes a corretoras e distribuidoras que acessam o investidor final é o que faz o Cetip | Trader – Captação, lançado em fevereiro pela Cetip, com acesso via RTM.

Dessa forma, a ferramenta torna possível a negociação, em um único, padronizado e transparente ambiente eletrônico, dos diferentes tipos de papéis emitidos por bancos e financeiras para captar recursos.

Para os emissores, a principal vantagem é passar a contar com uma plataforma que permitirá oferecer seus títulos, de forma pulverizada, a um público mais amplo, de varejo. Os investidores, por sua vez, passarão a ter mais opções para compor sua carteira. Já as corretoras se beneficiarão por poder ter em sua prateleira uma variedade maior de ativos de Renda Fixa, diversificando receitas de intermediação. Além disso, os clientes finais podem se beneficiar com melhores taxas de retorno para seus investimentos.

A solução, desenvolvida pela integradora do mercado financeiro em parceria com a ICE (Intercontinental Exchange), uma das maiores bolsas de futuros e derivativos de balcão do mundo, está alinhada às melhores práticas internacionais e plenamente adaptada às necessidades locais.

Por isso, a novidade conta com o apoio da Associação Brasileira de Bancos (ABBC) e da Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord).

Um dos diferenciais do Cetip | Trader - Captação é a utilização do Cetip | Certifica, que representa um selo que assegura que o registro de determinado ativo foi realizado em nome do investidor final, identificando seu CPF ou CNPJ. Além disso, permite que as corretoras entreguem a seus clientes um extrato mensal com a posição de seus investimentos, o que agrega segurança e transparência ao mercado.