Notícias

Novo Sistema Logon é Mais Flexível e Atende a Demandas do Mercado - 02/05/2016

Francisco Vidinha, superintendente do SelicCom o objetivo de se adequar às necessidades do mercado, o Sistema de Controle de Acesso do Selic, conhecido no mercado como Sistema Logon, acessado exclusivamente via RTM, teve sua plataforma reformulada.

A nova versão foi desenhada utilizando sugestões dos usuários, encaminhadas por meio do Comitê de Representação do Selic, grupo que promove e discute aprimoramentos para o sistema de liquidação e de custódia, operado pelo Banco Central em parceria com a ANBIMA. “O Logon se tornou um sistema mais flexível, robusto e seguro, que possibilitará melhorias futuras”, explicou Francisco Vidinha, superintendente do Selic.

Entre as vantagens, estão: a concessão de acesso baseado em perfis, que garante maior flexibilidade na atribuição de funções a um usuário; a criação da figura do gestor de acesso, com permissão exclusiva às funções do Logon; e a possibilidade do usuário atuar por mais de um participante.

O sistema está em ambiente de pré-produção. Antes de entrar em operação, deverão ser realizados testes abrangentes. Por conta das alterações do Logon, o Selic e seus módulos complementares passaram por adaptações para o novo modelo de autenticação e, também, deverão ser testados. A expectativa é que todo esse processo aconteça em, no mínimo, dois meses.

No primeiro momento, somente os administradores registrados no atual Logon estarão habilitados a usar o novo sistema, e eles deverão cadastrar os demais usuários e habilitá-los aos perfis.