Clipping

RTM lança serviço de cloud server e amplia oferta de hospedagem para gestoras

27/08/2014 | site: http://www.cetip.com.br

A RTM, empresa que atua como o principal canal de comunicação do setor financeiro do país, acaba de desenvolver um novo serviço para seus clientes.

Trata-se do cloud server. Voltado ao segmento de assets e instituições financeiras de pequeno e médio porte, ele utiliza um ambiente de servidores virtualizados para oferecer uma infraestrutura robusta e flexível que amplia a capacidade da oferta do serviço de hospedagem (hosting).

Uma das principais vantagens da novidade é que, com ela, os uuários podem migrar seu ambiente de Tecnogia da Informação (TI) para a nuvem da RTM, concentrando assim tempo e atenção em seu core business.

“Podemos simular o ambiente de TI do cliente na nuvem privada da RTM com escalabilidade e agilidade na implantação do serviço. Temos uma infraestrutura pronta para comportar inúmeros servidores virtuais que podem ser dimensionados conforme a necessidade do usuário”, explica Antonio Carlos Pulcherio, diretor de TI da RTM.

Segundo o especialista, os projetos podem ser facilmente implementados em pouco tempo, uma vez que não envolvem aquisição ou instalação de hardware adicional.

O ambiente da solução está configurado com alto grau de redundância, o que permite contratar a contingência para sistemas críticos, que incluem, por exemplo, posições do escritório dos usuários.

“O cliente tem a total tranquilidade de se envolver com os aspectos do seu negócio, tendo a certeza de que a operação dos serviços e questões de infraestrutura, como energia, geradores e refrigeração, estão sendo administradas pela equipe da RTM”, observa Pulcherio.

Na parte de infraestrutura, a solução inclui, além do servidor virtual,  equipamentos de armazenamento de alto desempenho, sistema operacional, banco de dados e serviços de backup.

Já no que diz respeito à segurança, o serviço contempla sistemas de rastreamento e bloqueio automático de códigos maliciosos e sites de conteúdo nocivo, com ferramentas de firewall, antivírus e prevenção de intrusão.

Em busca de maior eficiência operacional

O cloud server é fruto da demanda de um mercado que busca cada vez mais eficiência operacional para crescer. A necessidade foi identificada pela área de Produtos da RTM ao longo do ano passado, durante diversas visitas feitas a gestoras em São Paulo e no Rio de Janeiro.

“Ao mesmo tempo em que os sistemas passaram a ter maior importância para as organizações, atingiram um nível de complexidade que tornou difícil atender de forma rápida e eficiente as demandas do negócio no que diz respeito a capacidade e desempenho. O cloud server aparece como opção para otimizar o uso dos recursos computacionais”, finaliza o diretor de TI da RTM.