Clipping

RTM combate lavagem de dinheiro com solução da Logica

01/03/2011 | site: http://www.tinews.com.br

A Rede de Telecomunicações para o Mercado (RTM) está no centro do mercado financeiro brasileiro. A empresa possui uma extranet que conecta cerca de 500 instituições financeiras e mais de 30 provedores de informações num ambiente operacional unificado e seguro.

Cenário
Pesquisas de mercado indicam que o valor de dinheiro “lavado” anualmente em todo o mundo varia entre US$ 500 bilhões e US$ 1,5 trilhão, dos quais a maior parte da fraude vem das drogas e do crime organizado. Posteriormente, este dinheiro é submetido a uma série de operações aparentemente legítimas, com o objetivo de impedir o rastreamento da sua origem ilegal.
Atualmente, a filtragem de pagamentos é uma das armas mais poderosas na luta contra a lavagem de dinheiro.
Diante desse cenário, os governos de todo o mundo estão criando diversas normas regulamentadoras para que as instituições financeiras intensifiquem o combate à lavagem de dinheiro. Por conta da norma de Combate ao Financiamento de Terroristas, que será oficializada em breve no Brasil, e atendendo às regras do Banco Central, a RTM procurou encontrar uma solução de filtragem de pagamentos aos usuários do Service Bureau RTM para conexão à rede SWIFT, maior rede mundial de transferências financeiras.
A empresa reconheceu que o mercado financeiro brasileiro precisava de uma solução de antilavagem de dinheiro (AML) suficientemente poderosa e inteligente para analisar e processar em tempo real os pagamentos recebidos e enviados.
Após um processo de seleção que durou dois anos e uma licitação entre os produtos oferecidos por empresas internacionais ao mercado brasileiro, a RTM selecionou a Logica, provedora global de serviços de TI e gestão de negócios, como fornecedora da solução que fez parte do projeto para combate à lavagem de dinheiro.

Solução
Para atender ao escopo do projeto definido pela RTM, a Logica forneceu a solução HotScan AML.

Benefícios
A parceria firmada com a Logica reforça o compromisso da RTM em oferecer ao setor financeiro soluções que venham ao encontro das suas necessidades com absoluta segurança e atendimento diferenciado, facilitando as operações. O combate à lavagem de dinheiro é um complemento importante ao portifólio de serviços oferecidos pela RTM aos seus clientes.
"Podemos ajudar as instituições financeiras do Brasil a atender a demandas cada vez mais exigentes do mercado em termos de redução de riscos e melhoria do apoio aos seus planos de crescimento”, explica Marcelo Vilaça, ressaltando que, “com o aumento das pressões normativas, a necessidade de um sistema completamente automatizado de filtragem de pagamentos aumentará ainda mais e, portanto, os bancos aceitam muito bem o sistema do HotScan”.
Outros importantes benefícios conquistados pela RTM foram:
. Oferecer aos seus clientes uma solução avançada para filtragem de listas de acompanhamento;
. Oferecer a solução pelo modelo de Software as a Service (SaaS).