blog

Tecnologia financeira: critÉrios para escolha de serviÇos de data center no setor - 27/08/2019

Tecnologia financeira: veja quais as vantagens de escolher um data center especializado no setor financeiro.

Quando se trata de um setor que lida com dados sensíveis como o financeiro, o serviço de data center ganha ainda mais relevância. Por isso, a escolha por qual caminho seguir nem sempre é fácil. Afinal, ele é o sistema central das operações de uma organização e elemento-chave da tecnologia financeira.

Os questionamentos costumam girar em torno da segurança, da capacidade da empresa em atuar em diferentes cenários e de aspectos ligados à regulação e compliance. Existem alguns critérios, no entanto, que se bem aplicados ajudam na tomada de decisão. Você vai conferir quais são eles no decorrer deste artigo.

Tecnologia financeira: o que avaliar na hora de escolher um data center para o setor

A segurança é o primeiro item a ser avaliado. É essencial que o fornecedor de serviços de data center ofereça uma estrutura que seja capaz de manter os dados sempre protegidos contra ataques, perda de arquivos ou problemas relacionados à parte física (incêndios, roubos, etc.). Assim, mesmo com os servidores localizados fora da empresa, a instituição financeira pode ter a certeza de que as informações estarão bem guardadas e que o sigilo e a privacidade serão os mesmos do armazenamento local.

Mas isso tudo só é possível se o provedor for de confiança. Por se tratar de um segmento bastante específico e que, mais do que qualquer outro, precisa obedecer a uma série de regulamentações, um critério importante é que o fornecedor seja especializado. Somente uma empresa com conhecimento aprofundado poderá responder rapidamente às demandas, oferecendo um atendimento ágil e personalizado.

A RTM é referência em serviços para a integração do mercado financeiro e disponibiliza aos seus clientes uma infraestrutura robusta e segura. Em um ambiente de nuvem privada, as instituições têm todo o apoio e tranquilidade que precisam para armazenar seus dados. Assim, ganham tempo para focar no core business enquanto seu data center é gerenciado por uma empresa que conhece as necessidades e desafios do setor.

Data center RTM: a melhor solução para as instituições financeiras

Nossos serviços de data center são baseados em cinco áreas principais:

• Cloud server – servidores virtuais na nuvem privada da RTM;
  • Colocation – host dos servidores dos clientes em nossas dependências;
  • Monitoramento – análise de performance de aplicações e ativos;
  • Backup de dados – cópias de segurança em nossas máquinas;
  • Hosting - hospedagem e gerência de ativos de TI para ambientes críticos.

Entre os diferenciais da RTM estão:

• Expertise no negócio do cliente;
  • Extranet privada com foco no mercado financeiro;
  • Atendimento diferenciado realizado exclusivamente por técnicos capacitados;

Disponibilizamos um ambiente configurado com alto grau de redundância, permitindo contratar a contingência para sistemas críticos, incluindo posições de escritório.

Nossa solução de monitoramento verifica o comportamento de aplicações e ativos permitindo agir rapidamente se houver falhas ou indisponibilidade. Caso seja identificada alguma ocorrência um aviso é enviado por meio de diferentes canais de comunicação, como e-mail ou SMS.

Guardamos ainda cópias de segurança dos dados do cliente em nossas máquinas. Somos responsáveis pela operação e administração do backup das informações, que possibilita a restauração em eventuais perdas dos dados de forma acidental e recuperação das informações caso aconteça algum problema nos sistemas físicos ou hardwares. Por tudo isso, a RTM é a parceira ideal das instituições do mercado financeiro.

Continue acompanhando o blog da RTM e fique por dentro das últimas novidades sobre tecnologia financeira.