Logo RTM

Compartilhe

Inovação no setor financeiro: otimização com sistemas integrados
PorRTM

O investimento em inovação no setor financeiro precisa ser bem planejado. O uso da tecnologia é fundamental para esse mercado, mas as empresas precisam ser estratégicas na hora de contratar sistemas e soluções.

Apesar de muitos gestores acreditarem que é possível obter economia, a contratação de vários fornecedores pode ser um processo oneroso. Enquanto de um lado há certa redução no valor que seria pago para uma única empresa, contratando múltiplos serviços, no outro há perda em diferentes aspectos, como: dificuldades na comunicação, aumento da burocracia, maior complexidade da Governança e até mesmo limitações para integração entre as ferramentas.

No caso da Governança, a gestão é mais complexa quando se trata de organizar e controlar processos e contratos de vários fornecedores. A instituição pode ter problemas de disponibilidade se existirem eventuais sobreposições ou complementos de funções entre os sistemas de empresas diferentes, além de ter um aumento nos custos da Governança Corporativa.

Nesse sentido, investir em um sistema integrado pode ser a solução ideal para o seu negócio.  Continue a leitura e saiba as principais vantagens de trabalhar com um mesmo fornecedor.

Inovação no setor financeiro: 5 vantagens de usar um sistema integrado em sua empresa

Os sistemas integrados reúnem as informações em uma única plataforma, permitindo que as empresas tenham acesso aos seus dados de forma simples e facilitada. Com isso, os profissionais terão mais agilidade na execução de suas tarefas, ao localizar os dados com facilidade.

A integração entre os sistemas também evita que as informações sejam compartilhadas em recursos ou ferramentas não oficiais, aumentando a segurança da sua instituição financeira. Outras vantagens observadas, são:

Otimização do tempo

O uso de múltiplas plataformas aumenta o tempo despendido na execução das atividades. Os profissionais precisam realizar suas tarefas em mais de um sistema e ao final reunir os dados em um documento único, normalmente em planilhas.

O tempo perdido entre o acesso e a troca de informações parece mínimo, mas no longo prazo essa atividade prejudica muito a produtividade. Principalmente porque sempre tem um sistema que é mais lento do que o outro, que não está atualizado ou que não pode ser usado em conjunto com outros recursos.

A vantagem do sistema integrado é, justamente, realizar todas as atividades em um único lugar. Não é necessário abrir mais de um sistema, transferir dados, por exemplo. Em alguns casos, inclusive, só é possível utilizar uma ferramenta com a integração com outro sistema.

Maior controle para as informações da empresa

Como medida de segurança, as empresas do setor financeiro devem limitar o armazenamento de suas informações a um ou dois ambientes. O ideal é ter um local onde as informações serão armazenadas com segurança e de forma unificada para que todos tenham acesso facilitado.

O outro ambiente deve ser usado apenas como backup, com o objetivo de preservar os dados e evitar que as informações se percam ou sejam danificadas. As empresas que usam múltiplas plataformas acabam aumentando a vulnerabilidade dos dados, colocando-os em risco.

Um sistema integrado possui várias camadas de segurança. Enquanto as informações são mantidas em um único ambiente, a empresa consegue mantê-las protegidas.

Otimização da gestão de recursos tecnológicos

Empresas que utilizam múltiplas plataformas precisam lidar com a gestão individual de cada um desses recursos. Isso quer dizer acompanhar as licenças, garantir que as atualizações sejam feitas antecipadamente, buscar a renovação de assinaturas, controle de desempenho, entre outras ações que tiram o foco dos líderes do core business da instituição.

Ao usar sistemas integrados, as empresas diminuem as obrigações relacionadas com esses recursos. Uma vez que os dados são centralizados, a gestão dos sistemas se torna mais otimizada, minimizando os processos mais burocráticos.

Redução de custos e melhor aproveitamento dos sistemas

As empresas investem em vários sistemas com o objetivo de reduzir os custos com inovação no setor financeiro. Entretanto, o custo pode ser maior, devido às desvantagens que o uso de múltiplas plataformas ocasiona.

Uma dessas desvantagens é que a empresa não consegue aproveitar todo potencial das ferramentas que os sistemas oferecem. Em grande parte dos casos, a empresa contrata um sistema, com diversos recursos, mas não utilizam todo o potencial das ferramentas. Isso se repete com as outras soluções contratadas. Ou seja, faz mais sentido contratar um sistema robusto, que atenda todas as necessidades e gere mais benefícios para a instituição.

Maior segurança e disponibilidade para os processos e atividades

As soluções integradas, como os serviços de voz, dados e conectividade da RTM, proporcionam alta disponibilidade, segurança e inovação para as instituições financeiras. Ao contar com uma infraestrutura robusta e com tecnologias avançadas, uma plataforma integrada garante maior proteção e eficiência aos colaboradores, que podem trabalhar em uma única plataforma mesmo quando utilizam recursos de outras ferramentas de apoio.

É o caso das Hotlines da RTM, que funcionam de modo integrado com o site de contingência, com o RTM Trade Solution e o sistema de telefonia IP. Juntas, essas soluções proporcionam diferentes modalidades e recursos para uma comunicação ágil e com nível máximo de segurança para os traders no mercado financeiro, inclusive, para o trabalho remoto com o uso de celulares e ambientes web.

Tais exemplos demonstram a importância do uso de tecnologias e sistemas integrados para potencializar a eficiência e a segurança para as instituições — principalmente quando contratadas pelo mesmo fornecedor.

Entre em contato com os nossos especialistas e verifique quais serviços podem ser otimizados com a combinação de outras ferramentas e tecnologias na sua empresa.

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    Arte que mostra a tela da solução RTM Community, que facilita a comunicação entre traders.
    Ferramenta para otimizar a comunicação entre traders: conheça a RTM Community
    Imagem ilustrativa para texto do blog da RTM que explica o que é cloud native e por que o mercado financeiro deve se atentar a isso.
    O que é cloud native e por que o mercado financeiro deve se atentar a isso?
    Imagem de capa do post de blog sobre PLDFT: prevenção de lavagem de dinheiro em instituições financeiras.
    PLDFT: como prevenir a lavagem de dinheiro em instituições financeiras