
O mercado financeiro é um setor com muitas particularidades, que nem sempre são compreendidas pelos prestadores de serviços. Por isso, é de fundamental importância encontrar um fornecedor adequado para instituições financeiras.
Entender sobre o negócio do cliente garante que o fornecedor conseguirá atender suas particularidades e não apenas as necessidades gerais. Neste artigo, você vai encontrar outros fatores que devem influenciar na sua decisão ao buscar um fornecedor, seja de segurança, infraestrutura ou qualquer outro serviço específico para o setor financeiro. Confira!
Fornecedor para instituições financeiras: 7 pontos que devem ser considerados na hora de fazer a sua escolha
1. Centralize os serviços em um único fornecedor
Algumas empresas adotam a contratação de vários fornecedores como uma estratégia de redução de custos. A tratativa com diferentes empresas permite que o contratante tenha maior flexibilidade no momento da negociação.
Por outro lado, a adoção dessa estratégia tem desvantagens. É preciso gerenciar diversos contatos, nem sempre o suporte é especializado e a comunicação não é feita de forma unificada. Além disso, os fornecedores são mais resistentes em conceder descontos na contratação de uma única solução.
2. Compare os serviços oferecidos
A contratação de um único fornecedor oferece diversos benefícios, mas é preciso estar atento sobre qual é a melhor opção. Existem diversas empresas no mercado e o ideal é contratar aquela que dispõe de mais serviços.
A ideia é centralizar todas as necessidades em um único fornecedor que vai atendê-las de forma completa e especializada. Antes de fechar a contratação, veja quais são os serviços oferecidos pela empresa e se atende as particularidades do seu negócio.
3. Opte pela flexibilidade
O mercado financeiro é um setor influenciado por diversos fatores, por isso está sempre oscilando. Um fornecedor deve ser flexível e estar sempre preparado para atender as necessidades da sua empresa, principalmente quando ela tem um alto fluxo de atendimentos.
A flexibilidade do fornecedor permite que a empresa molde o uso dos serviços de acordo com as necessidades e sempre que for preciso. Dessa forma, não limita o contrato para um determinado tipo de atendimento.
4. Exija garantia de alta disponibilidade
As transações no mercado financeiro dependem da disponibilidade dos sistemas para serem concluídas com sucesso. Nenhuma interferência, sobrecarga ou falha pode prejudicar as atividades dos traders durante uma operação, por exemplo.
A garantia de alta disponibilidade e escalabilidade deve ser um critério básico de qualquer contrato de fornecimento de serviços para instituições financeiras.
5. Busque por ambiente de segurança contingenciado
As operações dentro das instituições financeiras devem ser realizadas com máxima segurança, afinal são os dados e o dinheiro dos clientes que estão sendo movimentados naquele ambiente. Por isso, é fundamental buscar um fornecedor que ofereça um ambiente de segurança contingenciado.
O sistema deve monitorar ininterruptamente todo o tráfego realizado pelos operadores, oferecer os melhores dispositivos de segurança do mercado e contar com sistemas de rastreamento e bloqueio automático de códigos maliciosos e sites de conteúdo nocivo.
6. Procure por serviços especializados no mercado financeiro
Existe uma série de serviços e soluções que podem ser utilizadas por instituições financeiras, mas que não foram desenvolvidas e pensadas para esse setor. É muito comum que a empresa contrate soluções e plataformas de grandes empresas, mas que atuam de forma generalizada, como é o caso da infraestrutura na nuvem do Google Cloud Premiere.
O Google é uma das maiores empresas de recursos em nuvem do mundo todo, seus produtos são seguros e atendem as necessidades da maioria dos negócios. Porém, não desenvolve soluções focadas no mercado financeiro, por isso não oferece atendimento especializado desde o primeiro contato e não entende as particularidades desse setor.
Contratar uma empresa especializada no setor financeiro vai proporcionar um atendimento mais próximo e focado no seu negócio, atendendo as necessidades e particularidades do seu segmento.
7. Considere o tempo de mercado e reconhecimento
Por último, entre as opções disponíveis, que atendem os critérios anteriores, avalie o fornecedor que tem mais tempo de mercado e reconhecimento do setor. Esses dois fatores são fundamentais para construir uma relação de confiança desde o início da contratação.
O tempo de mercado é importante, pois mostra que a empresa enfrentou desafios e adquiriu experiência no mercado. O reconhecimento revela que a empresa conquistou uma boa reputação com outros clientes. Pontos que são fundamentais para garantir segurança ao cliente.
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