Logo RTM

Compartilhe

Entrevista: segurança no setor financeiro e a guerra cibernética
PorRTM

O número de ataques cibernéticos a empresas do setor financeiro só vem aumentando nos últimos anos, com golpes cada vez mais sofisticados. De que forma as instituições podem se precaver? Quais ferramentas são mais indicadas? Além disso, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia também gerou uma onda de ciberataques que foi vista com muita preocupação por outros países. Como isso vem afetando o setor de segurança cibernética?

Renan Barcelos, gerente de Segurança da Informação da RTM, fala na entrevista a seguir sobre este cenário e como as empresas do setor financeiro podem se prevenir de ciberataques a partir da proteção de dados e identificação de vulnerabilidades em seus próprios ambientes.

Temos visto um aumento considerável do número de ataques cibernéticos a empresas nos últimos anos. Por que isto vem acontecendo?

Nos últimos anos surgiram técnicas e métodos de invasão que tornam mais fácil para o hacker obter sucesso na execução do ataque. Aliado a isso, por conta da pandemia, as empresas acabaram expondo mais seus usuários e seus ambientes ao aderirem o trabalho remoto. São diversos fatores, por exemplo, nem sempre as companhias conseguem, de forma eficiente, identificar e mitigar a quantidade de vulnerabilidades identificadas nos softwares no tempo adequado e, com isso, acabam sofrendo incidentes.

O que uma instituição do setor financeiro deve fazer para se proteger neste cenário?

Costumo dizer que o básico nunca sai de moda. A maturidade de segurança pode variar muito de acordo com o tamanho e os recursos de cada empresa, porém controles básicos podem evitar diversos problemas.

Um processo eficiente de update, a mitigação de vulnerabilidades, a gestão de acesso e autenticação multifatorial são bastante eficientes para evitar ou minimizar impactos no caso de incidentes cibernéticos.

Recentemente, a RTM ampliou o portfólio de serviços para segurança, incluindo HSM e Análise e Gestão de Vulnerabilidades. Qual a importância destes serviços para o setor financeiro atual?

O uso da criptografia é importante no nosso setor e em diversos outros, pois garante a privacidade, protege e assegura a propriedade intelectual. Usando um HSM é possível ter alta capacidade de criptografia em um grande volume de dados. O processo é realizado por equipamentos certificados que foram desenvolvidos exclusivamente para esta finalidade. Nos dias de hoje se tornou comum notícias de incidentes cibernéticos e vazamentos de dados. Utilizando o HSM você garante que, mesmo sofrendo algum tipo de incidente cibernético, seus dados permaneçam seguros e com a privacidade não-violada.

A gestão de vulnerabilidades é um processo que demanda tempo e ferramentas especificas para aplicar uma estratégia de mitigação assertiva. Com este serviço, é possível identificar a qualquer momento os pontos críticos de seu ambiente e tratá-los de acordo com a criticidade e possibilidade de impacto. Este processo é importante para qualquer instituição e previne que o ambiente seja exposto ou que alguma vulnerabilidade seja explorada, impactando a operação.

Por que é mais vantajoso contratar o HSM como serviço da RTM?

Proporciona facilidade e rapidez na implantação, sem que o cliente tenha que se preocupar com recursos físicos e lógicos. Além disso, conta com uma equipe especializada para acompanhar todo o processo.

De que forma as soluções de segurança oferecidas pela RTM podem facilitar o dia a dia das instituições financeiras?

Nossas soluções são customizadas de acordo com a maturidade e estratégia de segurança de cada cliente. Isso traz facilidade e agilidade para as equipes responsáveis por gerenciar o ambiente. As empresas também sempre estarão acompanhadas do nosso suporte formado por analistas experientes.

Falando de um assunto bem atual, a guerra cibernética entre a Rússia e a Ucrânia vem causando alguns impactos para o setor de segurança. De que forma isto está afetando outros países?

Nesta guerra cibernética entre a Rússia e a Ucrânia foi identificado uma série de ataques de ransonware e DDoS que possuem grande potencial para se propagarem em outros países. Com isso, diversos setores intensificaram suas estratégias de monitoramento a fim de não sofrerem impacto.

Outro ponto importante é a retaliação que algumas empresas russas especializadas em segurança vêm sofrendo de companhias de outros países, devido ao receio dos impactos da guerra, já que elas ficam sediadas na Rússia.

Conheça o portfólio completo de soluções para segurança da RTM.

Deixe seu comentário

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    Arte que mostra a tela da solução RTM Community, que facilita a comunicação entre traders.
    Ferramenta para otimizar a comunicação entre traders: conheça a RTM Community
    Imagem ilustrativa para texto do blog da RTM que explica o que é cloud native e por que o mercado financeiro deve se atentar a isso.
    O que é cloud native e por que o mercado financeiro deve se atentar a isso?
    Imagem de capa do post de blog sobre PLDFT: prevenção de lavagem de dinheiro em instituições financeiras.
    PLDFT: como prevenir a lavagem de dinheiro em instituições financeiras