Notícias

Coronavírus e o mercado financeiro: soluções de cibersegurança para crises

Coronavírus e o mercado financeiro: soluções de cibersegurança para momentos de crise

Em situações de instabilidade e crises globais, como a gerada pela pandemia do novo coronavírus, as instituições financeiras ficam mais vulneráveis, dando espaço para ataques cibernéticos. Além disso, os efeitos do coronavírus no mercado financeiro têm gerado alguns desafios adicionais para as instituições e, principalmente, para os investidores.

Nesse cenário, é essencial adotar algumas práticas para garantir a segurança e a estabilidade dos serviços financeiros para os clientes, e as operações realizadas no mercado. A seguir, você vai saber como garantir a operação dos seus negócios em situações de crises.

Coronavírus e o mercado financeiro: os desafios enfrentados pelas instituições financeiras

O clima de insegurança gerado pelo Covid-19 tem sido a porta de entrada para ataques cibernéticos, como phishing. Os criminosos usam e-mails para entrar em contato com os clientes das empresas, com propostas que prometem salvar os investidores no momento de crise. A reprodução de um comunicado oficial é tão fiel, com layout, logo e até dados dos CEOs, que podem enganar clientes e os profissionais mais experientes do mercado.

As falhas de segurança dos e-mails corporativos são a principal porta de entrada das ameaças virtuais. É o que aponta uma pesquisa realizada na Europa, Oriente Médio e África, pela AIG Seguros. Os prestadores de serviços e serviços financeiros são os mais atingidos por esse tipo de crime.

Outro agravante para segurança das instituições financeiras, durante o momento da crise gerada pelo Covid-19, são as recomendações para evitar aglomerações nas empresas. Com isso, muitas instituições têm adotado o home office. Ou seja, os profissionais estarão em outros ambientes, muitas vezes fora da rede de segurança da empresa e até utilizando outras máquinas, que não atendem os requisitos necessários para proteger os dados da companhia.

Por isso, situações de crise como a que estamos vivendo, exigem que as instituições financeiras redobrem o cuidado com a segurança.

Soluções de cibersegurança para momentos de crise nas instituições financeiras

A recomendação do Ministério da Saúde é que as empresas autorizem seus colaboradores a trabalhar à distância, mas essa opção não é viável a todos os profissionais e segmentos. Nesse caso, a medida adotada por algumas instituições financeiras foi a distribuição de pequenos grupos de profissionais em diferentes ambientes, para evitar aglomerações e um possível contágio.

No entanto, tirar os colaboradores do ambiente protegido da empresa pode aumentar a vulnerabilidade dos dados. Por isso é essencial adotar um bom antivírus para os computadores e mantê-los sempre atualizados, assim como o próprio sistema operacional. As atualizações corrigem eventuais falhas dos sistemas e ferramentas, aumentando a proteção dos usuários.

Além desses cuidados mais básicos, também é essencial adotar soluções e tecnologias específicas que garantam a segurança das empresas, mesmo à distância. Conheça a seguir algumas soluções para a sua instituição financeira.

SD-WAN

Uma das formas de permitir a conectividade em longa distância, e com segurança, é por meio da tecnologia SD-WAN. Uma abordagem definida por software para gerenciar redes de longa distância.

A tecnologia controla o uso da rede de forma automatizada e inteligente, distribuindo o tráfego por diferentes percursos de roteamento (VPN IP dedicada, internet de banda larga e serviços wireless, por exemplo) respeitando critérios de segurança, qualidade e custos.

Criptografia

A criptografia proporciona maior segurança para o tráfego de dados na rede. O sistema de túnel criptografado da SD-WAN permite que os dados sejam enviados de uma ponta a outra, sem que ninguém tenha acesso.

Mesmo que aconteça uma invasão na rede, o cibercriminoso não conseguirá decifrar o que está criptografado. Assim, a empresa consegue garantir que suas equipes continuarão acessando os dados do cliente, mas em segurança e mantendo a integridade das informações. 

VPN

Virtual Private Network (Rede Privada Virtual – VPN), como o nome já diz, é uma rede privada que permite conectar dois computadores por meio de uma rede pública, como a internet. Empresas que utilizam VPN não precisam contar com links dedicados ou redes de pacotes, a conexão acontece por meio da infraestrutura de internet, possibilitando a redução de custos.

Esse recurso permite conectar redes distantes, como matriz e filial, ou remotas, como profissionais em home office. Outra vantagem é a disponibilidade da internet, presente no mundo todo, o que permite que a rede esteja sempre ativa.

Backup

O armazenamento seguro é fundamental para o acesso e a integridade dos dados. Entretanto, outros ataques podem prejudicar a operação, como um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS – Distributed Denial of Service).

Esse tipo de ataque consiste em tornar os recursos do sistema indisponíveis para a empresa e seus usuários ou colaboradores. Funciona da seguinte forma, múltiplos acessos ao mesmo sistema ou plataforma acontecem simultaneamente, derrubando sua atividade ou conectividade. Um site bancário, por exemplo, pode sofrer uma sobrecarga e sair do ar. Com isso, os clientes não conseguirão acessar.

Por estarem atuando de forma remota, uma instabilidade no sistema da empresa, pode impedir os profissionais de acessarem os dados que precisam.  Soluções de backup e um serviço de colocation são alternativas que permitem o acesso aos dados e evitam que as atividades sejam prejudicadas.

Outras soluções podem ser adotadas para evitar o vazamento de dados no mercado financeiro e garantir a continuidade dos negócios da sua empresa. Nossos especialistas podem te ajudar nesse momento tão delicado. Entre em contato e conheça nossos serviços.

Leia também:

 

• Mais notícias •

Gestão de mudanças: como preparar a sua organização?

Mudanças no parque tecnológico, seja em sistemas ou infraestrutura, são realidades que todas as empresas enfrentam para se manterem atualizadas e seguras. Usufruir de novos recursos, tecnologias mais avançadas, mitigar...

Oportunidades e desafios do Big Data no mercado financeiro

A digitalização do setor financeiro e o surgimento de novas tecnologias, como a inteligência artificial e o Big Data, têm transformado diversos processos, aumentando a competitividade e o controle de...

Batch #9 será totalmente online

Com inscrições abertas até o dia 10 de julho, o Batch #9 da Darwin Startups, eleita melhor aceleradora do Brasil por duas vezes consecutivas, será feito de forma totalmente online...