logo Conexão RTM

Um ano de muita expectativa e trabalho

O ano de 2021 começou com muita esperança. A expectativa pela vacina, que finalmente chegou, e por um retorno gradual à antiga normalidade nos deu gás para enfrentar mais um longo período de pandemia.  

Ainda estávamos vivenciando a transformação digital de 2020, que fortaleceu a busca por tecnologias que suprissem as necessidades de um trabalho remoto e de redes mais resilientes, além da migração em massa para a nuvem, que se mostrou não só vantajosa, mas fundamental para sobreviver aos novos tempos.  

E no último ano, tudo isso se consolidou. Não foi à toa que investimos na ampliação do nosso serviço de cloud, permitindo que nossos clientes tivessem total autonomia para dimensionar seus servidores virtuais por meio de um portal web. Além disso, vimos a demanda por conectividade segura e redundante às principais nuvens públicas do mercado aumentar consideravelmente, refletindo o interesse do setor nesse tipo de armazenamento de dados.  

Importante também destacar a enorme mudança que o Pix causou em nossas vidas. O pagamento instantâneo se popularizou, ganhou força e vem exigindo das instituições financeiras uma conectividade ainda mais segura. Pensando nisso, firmamos parceria com as empresas Kryptus e Ecoscard para oferecer ao mercado uma solução de HSM como serviço, especialmente para pequenas e médias instituições, fornecendo uma opção de guarda segura das chaves criptográficas, assinatura e verificação de autenticidade. Também adquirimos a certificação PCI-DSS, que estabelece um padrão de segurança sobre o processamento de dados sensíveis em operações com cartões de crédito, para atender o crescimento expressivo do número de clientes do setor de meios de pagamento.  

No segundo semestre, fizemos acordo com a Fortinet para migrar a nossa rede MPLS para SD-WAN. A tecnologia permite um melhor gerenciamento do ambiente de redes e consegue dar mais qualidade às conexões, mantendo altíssima disponibilidade e resiliência. Esta transição será muito importante para atender a forte transformação digital que estamos vivendo.  A parceria também abrange soluções de segurança, tendo em vista que o setor financeiro é um dos principais alvos de ataques cibernéticos, inspirando ações constantes tanto de reguladores quanto das instituições.  

Ao longo do ano, seguimos estimulando a inovação por meio das parcerias com a Darwin Startups, Distrito, ACATE e, agora, LIFT Lab. Mantivemos os nossos eventos online e lançamos novos episódios no podcast (ConectaCast) para falar com o mercado sobre tendências tecnológicas, novidades e os rumos do segmento. 

E no apagar das luzes, demos início ao projeto para a indústria de fundos de investimentos: o RTM Hub Fundos. A plataforma que estamos criando irá melhorar a comunicação entre os players deste mercado, eliminando gargalos operacionais que tornam o acompanhamento das operações muito mais difícil. Será uma grande revolução para gestores, administradores, custodiantes e distribuidores de fundos de conta e ordem.  

Foi um ano de muito trabalho, esforço e dedicação, mas que representa apenas o início de uma nova era na RTM, que, em 2022, completa 25 anos de dedicação ao setor financeiro, com total disposição e ânimo para fazer muito mais.  

Nesta edição Retrospectiva, compartilho as principais atividades do ano que passou. 

Que em 2022 estejamos presentes e conectados! 

André Mello

CEO da RTM

André Mello • CEO da RTM