Notícias

Como evitar vazamentos de dados e ter mais segurança no mercado financeiro

Como evitar vazamentos e ter mais segurança no mercado financeiro

A era da conectividade vem sendo marcada pelo aumento do roubo de informações, exigindo que as instituições financeiras repensem suas estratégias de como evitar o vazamento de dados. Segundo um relatório divulgado pela empresa americana SonicWall, somente no primeiro semestre de 2019, foram registrados cerca de 4,8 bilhões de ataques de malware em todo mundo.

Além de mais numerosos, os ciberataques estão cada vez mais ousados e sofisticados. O documento da SonicWall revela que apenas no período entre janeiro e junho de 2019 foram identificadas quase 74,5 mil novas variantes de malware, o que reforça a necessidade de implementar políticas de cibersegurança mais robustas. No Brasil, como mostra um estudo realizado pela IBM Security e pelo Instituto Ponemon, as invasões têm um custo médio de US$ 1,35 milhão para as empresas prejudicadas. 

Atualizar continuamente os recursos físicos e tecnológicos é essencial para que as organizações permaneçam vigilantes e seguras frente às ameaças. Algumas soluções ajudam a ampliar a proteção do mercado financeiro. É o caso das tecnologias oferecidas pela RTM, integradora de serviços com 22 anos de experiência no segmento. Neste artigo, você vai conferir quais são elas.

Como evitar vazamentos de dados: estratégias para maior proteção digital 

Uma pesquisa lançada em 2018 pela Deloitte conclui que apenas a injeção de recursos não é suficiente para tornar uma organização madura em termos de cibersegurança. A grande questão é como as empresas gerem a sua proteção digital, ou seja, como o assunto é tratado dentro de suas estratégias e no dia a dia. Existem, segundo o levantamento da Deloitte, três características comuns às companhias que estão à frente em aspectos de segurança:

  • A garantia do envolvimento da liderança sênior, dos principais executivos e do
    conselho;
  • A expansão do conceito de cibersegurança para além do departamento de tecnologia
    da informação; e
  • O alinhamento dos esforços de segurança cibernética com a estratégia de negócios
    da empresa.

Somadas a essas iniciativas, uma prática que reforça a proteção contra vazamentos de dados é o uso de soluções que garantam o bloqueio de acessos não autorizados e outros tipos de ameaça. Nesse sentido, as instituições financeiras no Brasil podem contar com os serviços RTM. Trabalhamos com um portfólio completo de tecnologias que aliam segurança à alta taxa de disponibilidade.

Com o filtro de conteúdo web, por exemplo, as instituições financeiras podem navegar na internet de forma segura, prevenindo o acesso a sites maliciosos que podem comprometer a segurança da rede. E a VPN corporativa fornece a proteção e flexibilidade que o ambiente de trabalho precisa. Assim, a comunicação de dados e voz entre o usuário remoto e a rede corporativa é atendida pela RTM de forma controlada e segura.

Backup e colocation com a máxima proteção de dados

A RTM disponibiliza ainda espaço para colocation com toda a infraestrutura física necessária para armazenamento de equipamentos de TI e garantia de segurança e proteção contra acesso não autorizado. Os servidores são recebidos, armazenados e manuseados com total privacidade e sigilo. Com os equipamentos localizados fora do ambiente interno, as instituições financeiras podem se dedicar ao seu core business sem se preocupar com a estrutura de data center.

O backup é uma importante ferramenta para as organizações que se preocupam em evitar a perda de dados. Na RTM, guardamos cópias de segurança dos dados armazenados nos data centers da RTM permitindo a restauração em eventuais perdas e recuperação das informações em situações diversas.

Todas essas ações são importantes não apenas para evitar a perda de dados e o prejuízo que esse tipo de problema traz, mas também para que as instituições financeiras estejam de acordo com a legislação. Recentemente, o Conselho Monetário Nacional e o Banco Central atualizaram as regras relacionadas à segurança cibernética com a Resolução 4.658/18 e a  Circular 3909/2018, aumentando ainda mais as
exigências para o setor.

Quer saber mais sobre segurança e proteção de dados no mercado financeiro? Continue acompanhando os conteúdos do blog ou fale com nossos consultores.

Na RTM, todo o suporte e atendimento é realizado diretamente com profissionais especializados desde o primeiro contato, sem enrolação ou burocracia. Nos envie uma mensagem ou ligue agora mesmo e saiba como ampliar a segurança da sua organização.

Leia também:

• Mais notícias •

Gestão de mudanças: como preparar a sua organização?

Mudanças no parque tecnológico, seja em sistemas ou infraestrutura, são realidades que todas as empresas enfrentam para se manterem atualizadas e seguras. Usufruir de novos recursos, tecnologias mais avançadas, mitigar...

Oportunidades e desafios do Big Data no mercado financeiro

A digitalização do setor financeiro e o surgimento de novas tecnologias, como a inteligência artificial e o Big Data, têm transformado diversos processos, aumentando a competitividade e o controle de...

Batch #9 será totalmente online

Com inscrições abertas até o dia 10 de julho, o Batch #9 da Darwin Startups, eleita melhor aceleradora do Brasil por duas vezes consecutivas, será feito de forma totalmente online...