Notícias

Cloud Link: como vencer os desafios de conexão com a nuvem pública

Cloud Link: como vencer os desafios de conexão com nuvens públicas

As empresas estão investindo mais no uso da nuvem pública com o objetivo de tentar reduzir custos, otimizar os processos e facilitar o gerenciamento de dados. Apesar de ser uma solução que proporciona diversos benefícios, alguns cuidados devem ser tomados, principalmente para a migração.

Contar com profissionais especializados é o primeiro passo do processo. Outros desafios serão encontrados pelo caminho e você precisa estar preparado para lidar com eles. Para enfrentá-los, a empresa deve possuir as soluções certas. Neste artigo, vamos apresentar o Cloud Link, uma solução da RTM desenvolvida para ampliar a segurança da conexão com a nuvem pública. Saiba mais a seguir!

Os desafios da conexão com a nuvem pública

A migração para a nuvem exige que a empresa tome alguns cuidados. A começar pela segurança dos dados. As informações estarão disponíveis em um local que pode ser acessado facilmente, caso não esteja bem protegido. Assim é necessário buscar soluções que ofereçam maior proteção contra ataques cibernéticos.

A partir de uma estratégia de cibersegurança bem definida e com o uso dos recursos certos, será possível mover e proteger as informações na nuvem, sempre que for necessário. Com isso, a empresa consegue evitar perdas financeiras, proteger sua imagem de repercussões negativas, manter uma boa reputação e até evitar processos legais ou multas.

As falhas de segurança na nuvem estão diretamente relacionadas com a falta de sistemas de gerenciamento de identidade e de falhas na autenticação. Quando não há controle, não é possível identificar o momento de um ataque e, principalmente, contê-lo.

Além disso, mesmo que a empresa não sofra com uma falha de segurança, a disponibilidade de seus dados pode ser prejudicada sempre que o acesso pela internet apresentar uma instabilidade. É necessário contar com soluções que garantam a alta disponibilidade da rede, não dependendo do acesso pela internet. Afinal, o acesso à nuvem depende de uma boa conexão com a rede.

Algumas soluções permitem que a empresa continue utilizando as informações que estão hospedadas em uma nuvem pública, garantindo mais qualidade e disponibilidade do que o acesso pela internet. Essa vantagem proporciona mais autonomia para a empresa lidar com seus dados e evitar que suas atividades sejam interrompidas devido às falhas frequentes.

O Cloud Link é uma solução que proporciona segurança para o uso da nuvem pública, ao mesmo tempo que proporciona alta disponibilidade para a empresa. Entenda melhor a seguir como esse recurso funciona e como pode ajudar o seu negócio.

Mas, o que é o Cloud Link?

O Cloud Link é uma solução da RTM desenvolvida para fornecer conectividade dedicada às principais nuvens públicas do mercado. Para isso, a solução conta com uma infraestrutura própria e de alta disponibilidade.

A conexão é feita por acessos dedicados redundantes; com isso não precisa passar pela internet, o que torna a comunicação mais segura e elimina o risco de interferências externas.

Como o Cloud Link funciona?

O Cloud Link funciona a partir de um ambiente totalmente redundante que garante a alta disponibilidade da rede e a baixa latência. A solução permite a integração do ambiente de TI da nuvem pública com a rede privada da RTM. Assim, garante que a nuvem estará em conformidade com as regras que regulam o setor e com as melhores práticas do mercado.

Outro recurso importante da solução é o monitoramento proativo definido pela equipe de Security Operation Center (SOC) da RTM, que conta com uma infraestrutura de equipamentos que são líderes no mercado.

Também vale destacar que, a partir do Cloud Link um cliente que tenha seu ambiente de TI em alguma das nuvens públicas terá acesso a rede privada RTM, chegando aos principais provedores do mercado financeiro

Por meio desses diferenciais, a RTM aumenta a proteção da sua rede contra os riscos de segurança ou falhas comuns em redes que não são gerenciadas.

Veja quais são os benefícios de usar o Cloud Link

O Cloud Link da RTM oferece conectividade redundante e segura para as principais nuvens públicas do mercado. Por meio do acesso via rede lan to lan, a empresa terá uma conexão de alta velocidade e baixa latência, mas sem precisar usar a internet.

Além disso, ao utilizar a Cloud Link, a empresa tem:

  • Conectividade Privada;
  • Acesso à múltiplas nuvens;
  • Monitoramento proativo de segurança.

O serviço está disponível para acesso pela Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure, IBM Cloud, SAP Cloud Platform, Oracle Cloud e Google Cloud Platform.

Entre outros benefícios que foram desenvolvidos para atender as necessidades e características do mercado financeiro. Entre em contato com a equipe RTM e conheça melhor essa solução.

Leia também: 

• Mais notícias •

ANPD: como a Autoridade vai atuar na aplicação da LGPD

O Senado Federal aprovou, no dia 20 de outubro, o Conselho Diretor da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), órgão que funcionará como um regulador e fiscalizador da LGPD. Os nomeados para o conselho

RTM HUB Registradoras: nova funcionalidade

Com a entrada em vigor, no próximo dia 3 de novembro, da Circular 3.952 do Banco Central, exigindo que credenciadores e subcredenciadores enviem para registradoras suas agendas de recebíveis de cartões de crédito, a RTM

O que é ESG e quais seus impactos no setor financeiro

Um conceito que vem ganhando cada vez mais evidência no mundo dos negócios e, em especial, no setor financeiro é o ESG (Environmental, Social and Governance), ou ASG (Ambiental, Social e Governança corporativa), como é