Logo RTM

Compartilhe

Cibersegurança: RTM participa de eventos sobre resiliência cibernética
PorRTM
Renan Barcelos, gerente de Segurança da Informação da RTM, participa de eventos sobre resiliência cibernética

Visando manter a empresa sempre atualizada quanto às práticas em cibersegurança, Renan Barcelos, gerente de Segurança da Informação da RTM, participou de alguns treinamentos e discussões sobre resiliência cibernética nas últimas semanas. 

Um deles foi o 1º Exercício de Resiliência Cibernética promovido pela Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) para instituições do mercado financeiro. A RTM participou como convidada, já que é uma empresa que atua com serviços críticos do setor. 

Ao longo de dois dias (28 e 29 de julho), foram feitas simulações de ataques e testes para que os participantes utilizassem diferentes ferramentas e estratégias na resposta aos incidentes. O objetivo era explorar tanto o lado técnico/operacional quanto tático, para a tomada de decisão. Cerca de 25 pessoas participaram das atividades. 

Mais recentemente, no dia 15 de agosto, Barcelos também esteve presente na 3ª Reunião do GT de Resiliência Cibernética das IMFs, reunião bimestral criada há 4 anos para debater a cibersegurança no setor e métodos de prevenção de ataques.

No encontro, foram abordadas táticas para a melhoria da identificação e resposta a incidentes, bem como formas de estreitar a comunicação entre seus membros com relação a eventos de segurança cibernética.

Participam do grupo, além da RTM, Banco Central, Selic, Banco do Brasil, CIP, B3, Serasa Experian e Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Evento hacker

Focado em conhecimento técnico de segurança, recrutamento tech e networking, o Roadsec 2022 também foi um dos eventos que contou com a presença de membros da equipe de Segurança da Informação da RTM. 

O festival hacker, realizado no início de julho, apresentou diversos painéis sobre ataque e defesa hacker (ou red team e blue team), formação de profissionais de segurança, proteção de dados, além de trazer experiências de diferentes especialistas em cyber.

Deixe seu comentário

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    Arte que mostra a tela da solução RTM Community, que facilita a comunicação entre traders.
    Ferramenta para otimizar a comunicação entre traders: conheça a RTM Community
    Imagem ilustrativa para texto do blog da RTM que explica o que é cloud native e por que o mercado financeiro deve se atentar a isso.
    O que é cloud native e por que o mercado financeiro deve se atentar a isso?
    Imagem de capa do post de blog sobre PLDFT: prevenção de lavagem de dinheiro em instituições financeiras.
    PLDFT: como prevenir a lavagem de dinheiro em instituições financeiras