Compartilhe

Cadastro único facilita acesso a informações do mercado de fundos
PorRTM
RTM lança nova funcionalidade do Hub Fundos: o Cadastro Único

A RTM está lançando uma nova funcionalidade à plataforma Hub Fundos, que atualmente faz a integralização, a liquidação e a portabilidade de cotas de fundos de investimentos. A partir de agora, as instituições financeiras poderão realizar um cadastro único no sistema, facilitando a troca de informações e o controle de acesso aos dados.

Até o momento, as instituições precisavam preencher uma ficha cadastral para cada empresa com a qual deseja compartilhar informações. Isto demanda tempo e um trabalho extenso de backoffice. A plataforma Hub Fundos funcionará como um repositório destas informações e cada instituição terá uma única ficha, que poderá ser compartilhada mediante consentimento, em um modelo semelhante ao que é feito no Open Finance.

O cadastro centralizado proporciona mais segurança, já que será possível ter toda a trilha das informações compartilhadas para auditoria. As atualizações são feitas em um só local e as partes envolvidas recebem um alerta sobre cada dado atualizado. Além disso, é possível determinar quem terá acesso sobre cada informação no cadastro, podendo definir um prazo determinado para isso.

Outro ponto importante é a facilidade para inserir informações no sistema. É possível realizar o upload de documentos, que faz uma pré-leitura e o pré-cadastro por meio de inteligência artificial. O operador precisa apenas validar os campos no processo cadastral.

O Hub Fundos visa a melhorar a troca de informações entre players da indústria de fundos de investimentos (gestores, custodiantes, administradores e distribuidores), padronizando e automatizando a comunicação entre as partes sem a necessidade de adaptação em seus sistemas internos para integração.

Por ser uma empresa da ANBIMA e da B3 – Brasil, Bolsa e Balcão, a RTM realiza a intermediação isenta das mensagens. “A plataforma Hub Fundos veio para revolucionar este mercado, que vem crescendo exponencialmente na última década. É preciso ter uma rápida comunicação para melhorar a experiência do cliente e a eficiência dos processos. Para isso, criamos este sistema que facilita e agiliza esta troca de dados com total segurança. O cadastro único é mais uma funcionalidade que irá cumprir este papel, eliminando burocracias que dificultam este progresso”, diz Aloísio Mota, gerente de Negócios da RTM.

Para saber mais, entre em contato por meio do e-mail hubfundos@rtm.net.br.

Deixe seu comentário

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    3 conteúdos sobre Open Finance para estar por dentro do assunto no Febraban Tech
    Como o metaverso vai impactar o mercado de investimentos?
    Como o metaverso vai impactar o mercado de investimentos
    Como funciona o Pentest? Conheça os tipos e saiba como fazer
    Pentest: saiba como funciona o teste de intrusão