Logo RTM

Compartilhe

7 possibilidades e benefícios do Open Finance para instituições financeiras
PorRTM
7 possibilidades e benefícios do open finance

Os players do mercado financeiro terão um novo cenário a ser explorado a partir dos diversos benefícios do Open Finance, ou Sistema Financeiro Aberto,  em português. Você conhece todos eles e sabe como a sua instituição poderá aproveitar essas oportunidades?

É fato que devemos esperar transformações significativas no segmento financeiro. Com a portabilidade de dados e a interoperabilidade, a expansão dos serviços será questão de tempo. A popularização desse novo conceito deve proporcionar:

  • soluções de agregação de dados;
  • gestão financeira de fluxo de caixa (realizado e projetado) centralizada; 
  • iniciação de pagamento e movimento de contas em um mesmo ambiente.

Segundo a Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2022, Open Finance e transformação cultural do banco são prioridade para 78% do setor bancário. 

Ainda de acordo com o levantamento da FEBRABAN, os clientes têm demonstrado confiança em compartilhar seus dados. Afinal, essa é uma condição elementar para que a nova modalidade consiga se concretizar. 

No comparativo entre períodos, o estudo apontou aumento de usuários (pessoa física e jurídica) que consentiram em disponibilizar informações em troca de uma experiência melhor, com mais conveniência, simplicidade e usabilidade.

De dezembro de 2021 para abril de 2022, considerando apenas pessoa física, houve um aumento de 18% no número de usuários com consentimento para doação de dados, indo de 548 mil para 644 mil. Já em relação aos usuários PJ, o aumento foi de 60% no mesmo período, indo de 2,5 mil para 4 mil.

Isso comprova que a nova forma de operar financeiramente já está em curso e promete muitas mudanças. Vamos conhecer as principais delas neste artigo!

7 possibilidades e benefícios oferecidos pelo Open Finance

A seguir, confira o que pode acontecer a médio e longo prazo com as novas possibilidades do Open Finance para instituições financeiras

1. Fluidez em processos de pagamento

O Sistema Financeiro Aberto permite que Iniciadores de Transação de Pagamento (ITPs) passem a integrar o ecossistema de compartilhamentos de dados com o PIX, dando condições para que o movimento de valores possa ser iniciado fora do ambiente do internet banking.

Aqui vão algumas vantagens que tornam procedimentos de pagamento mais fluidos com essa novidade:

  • Os usuários não precisarão mais copiar um código PIX, abrir o aplicativo da instituição financeira e, somente depois, pagar uma compra. Via ITPs, a opção de pagamento será disponibilizada no próprio ambiente da compra;
  • A funcionalidade de ITP elimina fricções para ativação de contas, pois possibilita transações via PIX para corretoras. Antes, o cliente precisava se deslocar até o banco para transferir dinheiro à conta recém-aberta;
  • O ITP favorece o parcelamento de compras sem intermediação de operadoras e adquirentes, operando também via PIX e melhorando a oferta de descontos e atrativos para as vendas. 

>> Saiba como se tornar um Iniciador de Transações de Pagamentos (ITP) com o Open Finance! 

2. Simplificação do cadastro e onboarding de clientes

A burocracia sempre esteve muito associada a serviços financeiros. Mesmo com a evolução do digital, é normal que diversos formulários devam ser preenchidos durante uma nova contratação. 

Com a abertura de dados, porém, isso tende a ser eliminado. Espera-se um aumento das conversões, já que as pessoas que aderirem ao formato terão suas informações centralizadas e acessíveis em um sistema. 

É o adeus aos cadastros manuais, com um onboarding de clientes facilitado!

3. Produtos personalizados

Open Finance é um conceito que engloba:

A disponibilidade das informações e a aplicação de recursos de inteligência de dados (com o uso de Inteligência Artificial e Big Data, por exemplo) impulsionarão um aspecto fundamental para a qualidade da experiência do usuário: a personalização

As instituições poderão entender a receita real do consumidor, seus hábitos de compra e suas rendas extras. Com uma visão 360º sobre o cliente, será possível dispor de uma agenda de benefícios completamente adequada ao perfil do mesmo. 

4. Prospecção de novos clientes de linhas de crédito

O intercâmbio de dados para oferta de crédito no mercado passou a valer em 2022 no Brasil. Desde que com autorização prévia dos usuários, qualquer instituição interessada em conquistar novos clientes pode fazer propostas a quem possui financiamentos ou deseja contratar uma nova linha.

Para chegar a proposições competitivas, os juros são o poder de barganha no mercado. As chances de contratar linhas de crédito com juros mais baixos aumentam por parte do consumidor, que também passa a contar com processos menos burocráticos e mais inteligentes. 

São fatores que favorecem novos negócios!

5. Democratização do mercado financeiro

A abertura de dados integrada a facilidades como o PIX diversificou o perfil de players na oferta de serviços que não dependem mais da sede física de um banco. Empresas de outros segmentos estão aumentando seu portfólio, como:

  • supermercados;
  • aplicativos de delivery;
  • aplicativos de telecomunicações. 

Isso contribui para a competitividade e entrega mais valor aos consumidores na hora da compra. 

6. Inovação de produtos

Além do compartilhamento de dados do público, outro ponto é fundamental para as possibilidades de Open Finance: a padronização das informações

Apesar de ser um grande desafio — cada instituição financeira tem um modo de lidar com os dados dos clientes—, esse tipo de parâmetro vai viabilizar um grande salto rumo à inovação

A conexão via APIs passará a ser facilitada e comum para incorporar infraestruturas prontas a quem quiser oferecer produtos financeiros. 

Sendo assim, cada empresa poderá focar no que sabe fazer de melhor, e o consumidor contará com um mercado certamente mais inovador

7. Centralização de dados financeiros de clientes

Os usuários que concordarem com o modelo Open Finance poderão analisar em um único dashboard todas as movimentações realizadas em qualquer instituição financeira. Esse é um ponto que:

  • agiliza procedimentos de aprovação na contratação de serviços;
  • diminui trâmites burocráticos;
  • melhora a organização financeira dos clientes.

Para aproveitar ao máximo esse cenário promissor, cabe aos players buscar atualização constante e desenvolver mecanismos capazes de incorporar tecnologias avançadas para uso de dados em suas operações. 

Então, acompanhe quem já é expert no assunto. Fique ligado no nosso blog!

Deixe seu comentário

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    A imagem mostra uma foto do gerente de Segurança da Informação da RTM, Renan Barcelos, sorrindo. Ele veste um terno cinza escuro. No canto inferior direito, há um grafismo em vermelho com a pergunta "Fraudes bancárias: como proteger sistemas e clientes?".
    Fraudes bancárias: como proteger sistemas e clientes?
    Imagem de homem pensativo a frente de um laptop dentro do grafismo da RTM com a pegunta escrita ao lado: "O que são contêineres em uma cloud?"
    Como colocar soluções em contêineres em uma cloud?
    Imagem ilustrativa com Renan Barcelos, gerente de Segurança da Informação da RTM para ilustrar matéria sobre sua participação em um Painel de evento sobre Cibersegurança
    Barcelos integra painel sobre segurança