
O mundo está em alerta por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Diversas iniciativas estão sendo tomadas pelos líderes dos países de todos os continentes a fim de barrar a propagação do vírus, proteger a população e a economia. Instituições e empresas de todos os setores têm realizado vários investimentos em aplicações de inteligência artificial para obter informações estratégicas, mediar procedimentos de saúde e analisar dados avançados.
De fato, as tecnologias com base em inteligência artificial podem ajudar a entender o avanço do vírus, detectar casos e prioridades em hospitais, bem como auxiliar na recuperação das empresas e instituições que estão sofrendo os impactos do vírus na economia.
Veja a seguir alguns exemplos de como a inteligência artificial vem sendo usada para ajudar a conter a pandemia.
Inteligência artificial contra o coronavírus: como a tecnologia vem sendo utilizada para combater o COVID-19
A inteligência artificial é uma tecnologia que auxilia no reconhecimento, coleta e análise de dados, entregando informações relevantes e estratégicas de forma ágil e segura. As suas aplicações vão desde sistemas para área de saúde e o mercado financeiro, por exemplo, até ferramentas de conversação com chatbot. Os sistemas mais avançados com machine learning permitem que as organizações tomem decisões estratégicas em momentos de crise, a partir de uma ampla base de dados.
No caso do Covid-19, a primeira utilização da inteligência artificial foi a emissão de um alerta sobre a disseminação do vírus. O algoritmo da BlueDot, empresa de tecnologia para área da saúde, identificou, por meio de um mapeamento de notícias, a aparição e o início da disseminação do vírus em dezembro de 2019. Em seguida, emitiu um alerta para organizações de saúde e companhias aéreas para que evitassem a região de Wuhan, na China.
Desde então, a inteligência artificial vem sendo utilizada de outras formas pelo mundo. Veja algumas delas a seguir!
Insights sobre como gerenciar a pandemia
Nos Estados Unidos, o governo solicitou a um grupo de especialistas em inteligência artificial para analisar 29 mil artigos acadêmicos sobre o novo vírus. O objetivo era obter insights a partir das publicações para gerenciar a pandemia. Uma série de perguntas sobre o vírus foi levantada e publicada no Kaggle, uma comunidade de machine learning do Google.
O Cord-19 é a pesquisa aberta sobre o Covid-19, e seus dados foram reunidos e disponibilizados no SemanticScholar (recurso gratuito e sem fins lucrativos para pesquisas acadêmicas). A cada novo estudo publicado, a coleção é atualizada. De acordo com o governo dos Estados Unidos, a Cord-19 é a literatura mais extensa sobre Covid-19 que está legível por IA no mundo todo.
Análise de informações e predição de resultados
Há anos que a inteligência artificial é tida como uma ferramenta essencial para a evolução da medicina. A inteligência artificial pode ajudar na triagem, diagnóstico e na gestão dos recursos clínicos, como leitos de UTI, equipamentos etc.
No Brasil, alguns hospitais, como o Hospital das Clínicas (HC), de São Paulo, grupos de saúde e empresas de tecnologia, se uniram para testar um algoritmo de análise de imagens de tomografia de pulmões para tentar diagnosticar a doença a partir dos recursos de AI. A tecnologia poderá ser utilizada por qualquer instituição de saúde.
Prognóstico de gravidade dos casos
Além de auxiliar com os diagnósticos, a inteligência artificial é capaz de apresentar prognósticos sobre a gravidade dos casos. Assim, as instituições de saúde conseguem administrar melhor os seus recursos.
O tratamento também seguirá outros critérios de atendimento, pacientes que apresentarem maior potencial de agravamento do quadro clínico, por exemplo, vão receber o tratamento intensivo imediato.
O Laboratório de Big Data e Análise Preditiva em Saúde (Labdaps) da Universidade de São Paulo (USP) consegue predizer, por meio de seus algoritmos, a mortalidade de idosos em condições específicas. Agora, a corrida dos pesquisadores do laboratório é para adaptar o sistema para o novo cenário.
Comunicação para aproximar profissionais e pacientes
Com ferramentas de chatbots com inteligência artificial, os pacientes podem realizar um atendimento prévio de casa, evitando aglomerações nas instituições de saúde e tirando dúvidas sobre a doença. Diversas soluções desse formato estão em desenvolvimento, aumentando a segurança dos pacientes e profissionais de saúde. Ao criar canais de comunicação automáticos, os profissionais são liberados para realizar outras atividades mais estratégicas – o que vale também para outras ocasiões para além da pandemia do novo coronavírus.
Em resumo…
As aplicações da inteligência artificial durante a pandemia do Covid-19 têm demonstrado as inúmeras vantagens da tecnologia para aumentar a segurança, a velocidade na análise de dados e as possibilidades para resolução de problemas. As soluções desenvolvidas, em tempo recorde, permitem analisar uma ampla base de dados, entregar estimativas sobre a gravidade dos casos e até propor tratamentos personalizados.
Mas além disso, a inteligência artificial poderá ser usada para resolver outros desafios que surgirão nas empresas e instituições de todos os segmentos, com o fornecimento de informações estratégicas e soluções avançadas.
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