Logo RTM

Compartilhe

A evolução dos fundos de investimentos ao longo dos anos
PorRTM
infográfico sobre evolução dos fundos de investimentos

Os fundos de investimentos tiveram captação recorde em 2021, liderados pela renda fixa. A soma do valor alocado em todos os fundos brasileiros cresceu 244% ao longo da última década, alcançando 6,68 trilhões. Atualmente, o número de cotas já chega a 29 milhões, com 24 mil fundos registrados.

Esse crescimento expressivo é reflexo dos avanços tecnológicos. Hoje em dia, há diversos meios digitais que facilitam o acesso dos investidores a investimentos mais sofisticados. Dessa forma, não é necessário recorrer a grandes instituições financeiras, o que permite encontrar propostas com um custo-benefício melhor.

O Consolidado Histórico de Fundos de Investimentos da Anbima, de 2021, mostra a evolução da indústria dos fundos no Brasil durante as últimas décadas, registrando o valor total, em milhões de reais, dos fundos de investimentos e dos fundos de cotas ao longo dos anos.

Houve crescimento em praticamente todas as categorias de fundos. Para você ter uma ideia, considere que, nos últimos dez anos, o número de fundos de multimercado dobrou, passando de 6.307 fundos em 2012 para 12.767 em 2021. Os fundos de ações também quase dobraram, passando de 1.963 em 2021 para 3.844 em 2021.

Outra alta expressiva se deu no número de fundos de previdência. Estes mais do que triplicaram de 2012 para 2021, passando de 898 para 3.305. Além do valor alocado e do número de fundos por categoria, a quantidade de gestores também cresceu de forma acelerada.

Acompanhando essa tendência, algumas instituições já se atentaram à necessidade de automatizar a transações de fundos por meio de plataformas especializadas. Uma dessas ferramentas é o RTM Hub Fundos, software desenvolvido para centralizar dados e facilitar a comunicação entre gestores, custodiantes, administradores e distribuidores, tornando as operações mais ágeis e eficientes.

Pensando nisso, preparamos um infográfico que vai ajudar você a entender melhor a evolução dos fundos de investimento e como se preparar diante desse cenário.

Acesse o conteúdo e saiba por que a indústria dos fundos é hoje um grande motor no mercado brasileiro!

Deixe seu comentário

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    Arte que mostra a tela da solução RTM Community, que facilita a comunicação entre traders.
    Ferramenta para otimizar a comunicação entre traders: conheça a RTM Community
    Imagem ilustrativa para texto do blog da RTM que explica o que é cloud native e por que o mercado financeiro deve se atentar a isso.
    O que é cloud native e por que o mercado financeiro deve se atentar a isso?
    Imagem de capa do post de blog sobre PLDFT: prevenção de lavagem de dinheiro em instituições financeiras.
    PLDFT: como prevenir a lavagem de dinheiro em instituições financeiras