Logo RTM

Compartilhe

7 vantagens do HSM como serviço para o mercado financeiro
PorRTM
Thumbnail post 7 vantagens do HSM como serviço para o mercado financeiro

Um dispositivo que estabelece um ambiente inacessível, à prova de qualquer violação, a fim de garantir a segurança de chaves criptográficas e de processos criptografados (como pagamentos e assinaturas digitais). Tudo isso, no ambiente também muito seguro de uma nuvem privada: não é de hoje que o HSM como serviço está no olhar do mercado financeiro brasileiro

É o que já vêm mostrando pesquisas como a 2021 Global Encryption Trends. Segundo o estudo, no Brasil, o HSM foi citado como importante na estratégia de criptografia e de gestão de chaves por 62% dos respondentes, enquanto a solução já foi implementada por 37% dos respondentes. A expectativa é que essa porcentagem cresça ainda mais, sobretudo com a solução as-a-service.

São dados como estes que estão na base da parceria entre RTM, Kryptus – especialista em hardwares de criptografia – e Ecoscard – especialista em pagamentos –, que se uniram para trazerem a solução para o mercado financeiro brasileiro. 

E então: o que torna o HSM como serviço uma peça-chave na segurança das instituições? É o que você verá neste artigo, que reúne as sete principais vantagens do HSM como serviço.

7 vantagens do HSM como serviço 

O HSM como serviço contempla hardwares instalados no data center da RTM, com ambiente de sala segura incluso, além de sistema de APIs disponibilizado por meio do RTM Cloud Services para utilização segura das funções da solução. Este modelo de serviço carrega consigo muitas vantagens. Veja as principais: 

1. Alto nível de confiabilidade e autenticidade

O HSM é o mais alto nível de segurança para dados sensíveis e chaves criptográficas no mercado. Não há forma mais segura de gerar chaves criptográficas de maneira randomizada, por exemplo. 

Além disso, a ferramenta é submetida a testes de estresse para assegurar a resiliência de suas funções, sendo extremamente difícil hackeá-la. E mais importante ainda: um HSM sempre fica separado da rede da organização e dos dados que ele encripta, garantindo outra camada de segurança. 

Ao dispor dessa ferramenta, você passa para o mercado esse nível de confiabilidade e credibilidade em segurança.

2. Facilidade na gestão de chaves criptográficas

Desenhado para gerar, armazenar e proteger chaves criptográficas de maneira centralizada, o HSM facilita a gestão desses ativos a ponto de automatizá-la. É mais fácil monitorá-las, já que elas não podem sair do dispositivo e tudo fica em um só lugar. Isso minimiza consideravelmente o esforço da organização. 

3. Custo mais baixo de ownership (TCO)

Na solução as a service, você terceiriza uma infraestrutura que não necessariamente precisa manter dentro de casa, diminuindo o custo de ownership. O pagamento se dá pelo uso, substituindo um grande investimento inicial por um investimento recorrente bem menor.

Para instituições que ainda não estão preparadas para investir em um HSM on-premise mas precisam ter certificação PCI, por exemplo, a solução as a service é mais acessível.

4. Aproveitamento do know-how do fornecedor

Um benefício exclusivo de uma solução como serviço. Ao menos iniciar com uma solução as a service mune e apoia a equipe de TI com a expertise e experiência de fornecedores que têm a implementação e a gestão do HSM no core do negócio.

5. Instalação rápida

Essa é mais uma vantagem exclusiva da solução as a service. Sem preocupação em preparar a infraestrutura para a implementação da ferramenta, o setup é mais rápido. Essa também é uma forma de diminuir ao máximo o time to value da ferramenta.

6. Escalabilidade

Oscilações ligadas ao volume de transações que demandam criptografia não serão problema nesta solução. Recursos como load balance e autoscaling estão incluídos por default. Assim, é possível adicionar ou remover capacidade a qualquer momento de maneira automática.

7. Monitoramento contínuo de segurança

A segurança do HSM como serviço da RTM conta com ferramentas de monitoramento em tempo real e com uma equipe de especialistas garantindo o suporte do HSM — recursos difíceis de manter internamente em operações menores.

Baixe o e-book: HSM e a segurança de instituições financeiras e de pagamento

HSM como serviço: modernize sua segurança

O conceito de as-a-service chegou à segurança de dados. E ele trouxe consigo todas as garantias que as instituições do mercado financeiro precisam em compliance, performance, resiliência, escalabilidade e blindagem.

Como vimos, com o HSM como serviço faz parte desse movimento. 

A parceria RTM, Kryptus Ecoscard busca levar uma solução brasileira para o mercado financeiro, a fim de garantir a gestão próxima que as instituições precisam. 

Desde a nuvem privada da RTM, as instituições podem conectar o HSM da Kryptus aos seus sistemas por meio das APIs financeiras da Ecoscard para processar transações em Pix, TED, DOC e de cartões padrão EMV, em conformidade com os reguladores. 

Quer saber mais sobre os serviços de segurança da RTM? Conheça clicando aqui.

Deixe seu comentário

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Newsletter

Cadastre-se e receba todos os nossos conteúdos por e-mail, em primeira-mão.


    Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

    Veja outras notícias relacionadas

    Arte que mostra a tela da solução RTM Community, que facilita a comunicação entre traders.
    Ferramenta para otimizar a comunicação entre traders: conheça a RTM Community
    Imagem ilustrativa para texto do blog da RTM que explica o que é cloud native e por que o mercado financeiro deve se atentar a isso.
    O que é cloud native e por que o mercado financeiro deve se atentar a isso?
    Imagem de capa do post de blog sobre PLDFT: prevenção de lavagem de dinheiro em instituições financeiras.
    PLDFT: como prevenir a lavagem de dinheiro em instituições financeiras