Notícias

Programa "Otimiza BC" pretende reduzir custos do SFN - 20/03/2013

 

No dia 19 de fevereiro, o Banco Central lançou o programa “Otimiza BC”, que tem objetivo de reduzir os custos de observância e operacionais do SFN (Sistema Financeiro Nacional).

O programa, que será coordenado pela Secretaria Executiva do Banco Central, será dividido em duas linhas de ação. A primeira é uma avaliação e tratamento de questões que viabilizem a redução de custos administrativos, operacionais e de processos. Já a segunda é a adoção de um novo modelo de governança da informação, com mecanismos que possibilitem a racionalização do fluxo de informações entre o BC e o SFN.
Na ocasião, o BC já anunciou algumas medidas de simplificação, como, por exemplo, a redução do número de tarifas do STR (Sistema de Transferências de Reservas).

O diretor da ANBIMA Saša Markus e o superintendente geral, José Carlos Doherty, estiveram presentes no lançamento, realizado em Brasília.​

Mais detalhes sobre essas medidas podem ser encontrados no Informe de Legislação nº 13, elaborado pela Gerência de Estudos Regulatórios da ANBIMA.